O que podemos observar no globo terrestre?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

O globo terrestre nada mais é do que uma escala reduzida do Planeta Terra que tem o intuito de mostrar onde estão os continentes e países, quais as distâncias e muito mais. Por lá, se consegue saber mais sobre latitude e longitude e vários outros aspectos relacionados.

As etapas da atividade consistiram em: cada grupo de estudantes inserir, na bola, o sistema de coordenadas geográficas; a partir desse referencial, proceder à inserção dos continentes; por fim, apresentar o trabalho à turma, a partir de questões feitas pela professora.

O globo terrestre desempenha um papel fundamental na educação, especialmente no ensino de geografia e ciências. Ele permite que os estudantes visualizem e compreendam de forma mais concreta as características geográficas do planeta, como a localização dos continentes, oceanos, países e cidades.

Com seu formato esférico, ele representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o planisfério. Sua forma é arredondada, porém, não permite a visualização de toda a superfície ao mesmo tempo, Se observamos o Brasil, por exemplo, não conseguimos ver o Japão, que fica no lado oposto do globo.

A parte redondinha do globo terrestre costuma ser de plásticos, como o poliestireno, o ABS e o PVC. Dos três, o poliestireno é o mais frágil, enquanto os outros dois são bem resistentes e duram bastante tempo! Já o suporte que segura o globo terrestre é encontrado em materiais como metal, madeira e plástico.

O Planisfério é o mapa que representa toda a superfície do planeta Terra, já o Globo terrestre é uma representação que se assemelha à forma real do nosso planeta.

A sugestão é que você leve para a sala um globo terrestre e faça uma roda de conversa com os pequenos. Deixe que manuseiem o globo e peça que falem sobre o instrumento. Pergunte se alguém já viu um semelhante antes e se sabe o que são os desenhos que aparecem nele.

Com os impactos das rochas na parte que fica mais distante do planeta, a crosta resistente apenas forma crateras. Já no lado mais fino, os choques provocam aberturas e rachaduras que causam erupções de lava basáltica, consequentemente, provocando um maior número de manchas escuras.

O que acontece basicamente , no movimento de rotação , temos o dia e a noite , e no movimento de translação , temos a mudança das estações.

O mapa-múndi ou mapa do mundo é uma representação cartográfica que mostra o globo terrestre de maneira integral. Ele reúne as partes emersas como os continentes, ilhas, países, estados e cidades (geralmente as capitais) e as grandes massas de água salgada: os oceanos e os mares do mundo.

O globo terrestre mostra a disposição das massas continentais e dos oceanos, as principais feições da superfície terrestre, podendo destacar as fronteiras dos países, principais cidades, a rede das coordenadas geográficas (paralelos e meridianos), além de ainda poder representar o relevo terrestre com maior proximidade ...

O primeiro globo terrestre, oficialmente, foi construído pelo cartógrafo e navegador Martin Behaim, em Nuremberg, tendo sido concluído no dia 20 de junho de 1492, algumas semanas antes que Cristóvão Colombo chegasse à América.

A Terra, assim como os demais planetas do universo, possui esse formato arredondado por causa da ação da força da gravidade. Essa é a mesma força que nos mantém sobre o chão, pois ela “puxa” tudo em direção ao centro do planeta.

Resposta: Pois existe uma dificuldade óbvia em se representar objetos curvos ou tridimensionais, como a Terra, em uma superfície plana, bidimensional. Quanto maior for a área representada maiores serão as distorções ou deformações no mapa.

GLOBO TERRESTRE CONTINENTAL

  • Azul.
  • Cromada.
  • Ferro.
  • Madeira.
  • Preta.
  • Verde.

Uma representação da superfície da Terra sempre apresentará distorções devido ao fato principalmente de torná-la uma representação plana, por isso as projeções cartográficas são criadas com o objetivo de minimizar as imperfeições presentes nos mapas.

Os mapas representam a superfície terrestre ou parte dela em escala reduzida. São importantes para a localização, deslocamentos, cálculos de distância e comunicação, uma vez que transmitem informações. Os mapas podem ser temáticos (políticos, físicos, demográficos, econômicos), topográficos ou estilizados.

As principais camadas da Terra são a crosta, o manto e o núcleo (externo e interno). Esse tema é abordado no Enem tradicionalmente no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias, uma vez que é um dos assuntos vistos em Geografia.