O que podemos herdar geneticamente?

Perguntado por: ldrumond . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

A gente sabe que é possível herdar dos pais a cor da pele, dos olhos, a textura dos cabelos, a estatura e assim por diante. Mas, sabia que outras características pessoais bem excêntricas também podem ser “transmitidas” pelos genes de seus progenitores?

A hereditariedade é a transmissão de características de pais para filhos. Essas informações genéticas e fenotípicas transmitidas são chamadas de hereditárias. Denominamos de hereditariedade o fenômeno em que os genes e as características dos pais são transmitidas aos seus descendentes.

Herança genética ou biológica é processo pelo qual um organismo ou célula adquire ou torna-se predisposto a adquirir características semelhantes à do organismo ou célula que o gerou, através de informações codificadas (código genético) que são transmitidas à descendência.

Na maioria das vezes, as crianças herdam a forma da ponta do nariz, a área ao redor dos lábios, o tamanho das maçãs do rosto, os cantos dos olhos e o formato do queixo de um dos pais. Essas são as principais áreas destacadas durante um procedimento de reconhecimento facial.

A herança é o conjunto de bens, direitos e obrigações, que uma pessoa falecida deixa aos seus sucessores e pode ser caracterizada em: legítima, testamentária, jacente e vacante.

A genética populacional, a genética quantitativa e a ecologia genética são ramos próximos da genética que também se baseiam nas premissas da genética clássica, suplementadas pela moderna genética molecular.

Doenças genéticas e hereditárias: entenda quais são e como diagnosticá-las

  • Síndrome de Down é hereditária? A Síndrome de Down, também conhecida como trissomia do cromossomo 21, ocorre devido a um excesso de material cromossômico. ...
  • Monogenéticas. ...
  • Multifatoriais. ...
  • Cromossômicas.

Enquanto as condições genéticas ocorrem devido a um dano ou erro no material genético, as doenças hereditárias são transmitidas entre gerações e podem se manifestar em algum momento da vida do indivíduo.

As doenças genéticas são desenvolvidas a partir de um erro no material genético que podem aparecer pela primeira vez na família, como a síndrome de Down. As doenças hereditárias mostram a tendência de uma pessoa ter o problema, mas isso não quer dizer obrigatoriamente que ela terá.

Existem dois tipos de hereditariedade: a específica e a individual. A primeira diz respeito a todos os fatores que são comuns a uma determinada espécie. Já o segundo designa os agentes genéticos responsáveis pelas características próprias dos indivíduos.

Além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas características. São duas forças atuando na formação da personalidade das pessoas. Nenhuma é predominante e ambas atuam em conjunto para que os traços de comportamento se manifestem”, conta Anjos.

Existem centenas de milhares de doenças genéticas e cerca de 10.000 delas são monogênicas, isto é, causadas por alterações em um único gene.

A ELA 2 (MIM 205100) constitui uma forma da doença com herança autossômica recessiva, que se manifesta durante a fase juvenil e apresenta progressão lenta.

Maior altura do nariz em humanos modernos é uma herança de Neandertais, conclui estudo. Em um estudo publicado na Communications Biology (1), cientistas concluíram que herdamos um fenótipo na forma do nariz dos Neandertais!

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

Mãe (O+) + Pai (O+) = Filho (A+) IMPOSSÍVEL. O tipo sangüíneo do filho deve ser confirmado ou confirmar o de seus pais, pois a combinação de duas pessoas com o tipo sangüíneo O só pode resultar em indivíduos do tipo O.

A Bíblia nos edifica, consola, exorta e fundamenta nossa fé. E uma das orações que tenho feito por você, neste ano, é para que sua fé esteja realmente fundamentada, consolidada na Palavra de Deus, que tanto nos revela sobre as promessas e a herança que o Senhor preparou para Seus filhos.

Os bens são destinados em primeiro lugar aos herdeiros descendentes: filhos, netos e bisnetos concorrendo com o viúvo (a). Em segundo lugar são chamados os herdeiros da linha ascendente: pais, avós e bisavós concorrendo com o viúvo (a).

Uma herança é dita recessiva quando determinada característica só se expressa em homozigose, ou seja, um alelo sozinho não é capaz de manifestar determinada característica. Dizemos que uma herança é dominante quando apenas um dos alelos é suficiente para manifestar tal característica.

Para identificar corretamente o biotipo corporal, é importante que a pessoa seja avaliada por um profissional de educação física, nutricionista ou nutrólogo, para avaliar as medidas corporais, incluindo dobras cutâneas, circunferências, peso e altura.

Os testes genéticos são geralmente solicitados por um médico. O teste é feito em uma pequena amostra de líquido corporal ou tecido, geralmente sangue, mas, às vezes, saliva, células internas da bochecha, pele ou líquido amniótico. A amostra é enviada para um laboratório especializado em testes genéticos.