O que podemos fazer para vencer a tentação?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Fé Para Vencer A Tentação

  1. Redirecione sua tentação para outra coisa: Tiago 4:7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. ...
  2. Revele sua luta a um irmão ou ao seu líder. ...
  3. Perceba sua vulnerabilidade. ...
  4. Resistir ao diabo.

A tentação é um teste da capacidade de a pessoa escolher o bem ao invés do mal. Ela instiga a pessoa a pecar e a seguir Satanás ao invés de Deus.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26.41 —

13 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. 14 Porém cada um é atentado, quando atraído e engodado pela sua própria bconcupiscência. 15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o apecado; e o pecado, sendo consumado, gera a bmorte.

A tentação é o chamamento do mal. Podemos ser tentados por nossa própria natureza pecaminosa, pelo pecado que está à nossa volta no mundo ou pelo diabo. A tentação procurar criar o desejo de pecar (Tiago 1:14-15). O desejo depois leva ao ato, se não ficamos de alerta e resistimos.

José fugiu porque não tinha mais como lidar com tamanha sedução.

Instigar, seduzir ou induzir ao que é considerado o mal.

Etimologia (origem da palavra tentação). A palavra tentação deriva do latim “tentatio,onis”, derivada de “tentatum”, de “tentare”, com sentido de tentar, buscar obter, insistir.

O contrário de tentação é: Principais antônimos de tentação: 1 dissuasão, despersuasão.

Vontade exagerada. A nossa carne sempre deseja algo para satisfação, porém, nem sempre nos sentimos satisfeitos. Tornamos-nos muitas vezes escravos dos nossos desejos sem ao menos percebermos. Pedro disse em sua segunda carne (2:19) que nos tornamos escravos do que nos vence.

As adversidades vêm, mas você experimenta a intervenção do Senhor. O verso 27 de Mateus 14 diz o seguinte: “Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu; não temais”.

O Apóstolo Paulo nos ensinou como podemos suportar a tentação. 13 Não vos sobreveio tentação, senão humana; porém fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também meio de saída, para que a possais suportar.

tentar - verbo

tentadotentada
tentadostentadas

Muitas são as obras da carne, como prostituição, impureza, idolatria, feitiçaria, ciúmes, discórdias, inimizades. Todas essas obras são letais, porque destroem famílias, amizades, relacionamentos e a intimidade com o Senhor.

Para superar essas dificuldades, para ter algum alento ou esperança, é preciso ter fé. Quanto maior a perda, mais necessária é a fé. Por causa de sua importância, é possível afirmar que a fé é um merecimento, que vem direto de Deus, para aqueles que precisam enfrentar perdas, perigos e infelicidades.

“Mestre, quantas vezes devo perdoar uma pessoa que me ofende: até sete vezes?”. Essa pergunta é feita por Pedro, no evangelho de hoje, de Mateus 18,21-35. Jesus responde a Pedro e a todos nós: “não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete!”.

Esta distinção parece sugerir a existência de algo mais específico à própria a noção de carne: "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia" (Gálatas 5:19).

As provações são inerentes à vida de qualquer pessoa, principalmente nos tempos atuais, onde há desemprego, violência, doenças. Mas Jesus nos ensina que não sabemos o que há por trás daquilo que nos acontece e nem por que acontecem. Só temos a certeza de que Deus tem sempre a palavra final a nosso respeito.

E o que se pede a Deus em nome de Jesus implica o mérito do pedinte, pois "pedir em nome de Jesus" inclui também a sua doutrina de "a cada um será dado segundo suas obras" (são Mateus 16,27). Diz-se também que Deus castiga e premia. Mas Deus não pune nem premia ninguém.