O que podemos fazer para evitar um curto circuito?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
3.9 / 5 9 votos

Como evitar curto-circuito em casa?

  1. Verifique os aparelhos. Antes de usar um aparelho, verifique se ele está em boas condições de uso. ...
  2. Reduza o uso durante tempestades. ...
  3. Faça manutenção no disjuntor. ...
  4. Revise as instalações elétricas. ...
  5. Proteja as tomadas. ...
  6. Desligue a energia.

Segundo a norma, os principais dispositivos de segurança elétrica para instalações prediais residenciais ou industriais são: fusíveis, DPS (dispositivos de proteção de surto ou de sobretensões), DR (diferencial residual) e DTM (disjuntor termomagnético).

Devem-se proteger os cabos elétricos e fios com isolação
Se houver necessidade de emendar fios, é melhor que sejam usados plugues e tomadas. As emendas só podem ser realizadas com fita isolante se a fita ficar guardada em caixas de passagem fechadas.

Fechar ou abrir – Você fecha um circuito ao fechar o caminho da corrente, do mesmo jeito quando você acende um interruptor. Abrir um circuito é a ação contrária, ou seja, apagar um interruptor abre o circuito.

Disjuntor Motor:
Um dos componentes de comandos mais importantes, sem sombra de dúvida, é o disjuntor motor. Afinal ele é quem protege o sistema contra curto-circuito e contra sobrecarga.

Dispositivos que podem fazer a proteção de sobrecarga e curto-circuito, são: - Disjuntor NBR IEC 60947-2 ou NBR IEC 60898; - Fusível tipo gG, conforme NBR IEC 60269-1/2/3.

Os dispositivos de segurança mais comuns são os fusíveis e os disjuntores. Com finalidade de proteger a instalação, os fusíveis são feitos de chumbo e estanho, que se fundem quando atravessados por uma corrente elétrica maior que a suportada pelo circuito.

São três os principais dispositivos de proteção aplicáveis a instalações prediais: disjuntor termomagnético (DTM), diferencial residual (DR) e dispositivos de proteção de surto ou sobretensões (DPS).

É um aparelho projetado para desarmar o circuito em que está instalado ao detectar calor atípico indicando corrente excedente. Dessa forma ele evita as sobrecargas e curtos-circuitos em uma instalação elétrica.

Uma das soluções mais práticas: com o uso de ganchos ou adesivos, prenda os fios à parte debaixo de mesas ou outro mobiliário próximo. Utilizando adesivos, você também pode fixar os cabos e fios nas paredes e criar desenhos integrados à decoração.

A tensão de circuito aberto é calculada pelo método de Thevenin, onde todo um circuito pode ser simplicado em um que apresente somente um terminal, uma corrente e uma resistência. Para achar o valor da tensão, multiplica-se a corrente pela resistência equivalente.

Eletr Chave que, automaticamente, interrompe um circuito elétrico quando ocorre qualquer condição anormal (tal como sobrecarga).

Existem vários tipos de circuitos sendo os principais o circuito em série, circuito paralelo e circuito misto.

Disjuntor
Os disjuntores protegem as instalações contra dois principais fenômenos: curtos-circuitos e sobrecargas.

Disjuntor protege circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos.

Fusíveis são dispositivos de segurança que protegem os circuitos elétricos contra os danos que podem ser causados por uma sobrecarga de corrente elétrica.

O DPS é um dispositivo de proteção contra surtos elétricos, que é essencial para proteger os equipamentos elétricos e eletrônicos, evitando com que eles queimem.