O que podemos fazer para evitar que os alimentos Mofam?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Cuidado com a umidade da sua casa: Preste atenção no nível de umidade da sua casa, pois se ele for elevado, os fungos podem aparecer nos alimentos. É bom ter um nível de até 40% de umidade. Cubra os alimentos: Use capas ou filmes plástico para não deixar seus alimentos expostos e, assim, você os protegerá dos esporos.

Dicas para evitar o mofo
- Faça o fatiamento dos pães somente após o resfriamento. - Limpe e higienize a sua fatiadora antes de utilizá-la. - Armazene os pães em um ambiente seco e com temperatura estável. - Antes de embalar o produto, aplique uma solução antimofo.

Materiais de celulose húmidos, incluindo papel e produtos de papel, cartão, telhas de telhado, madeira e produtos de madeira, são especialmente favoráveis para o crescimento de alguns tipos de bolor.

O antimofo é um produto em pó que aumenta a durabilidade de massas, atrasando o desenvolvimento de bolor e mofo. Não é recomendado o uso em coberturas e recheio. O melhor resultado ocorre no uso de massas de pães, bolos, biscoitos e afins.

O mofo é o resultado de uma grande concentração de fungos, que são organismos que estão presentes em qualquer matéria orgânica. O que vemos nos alimentos seriam as hifas, que são os fios que constituem o corpo dos fungos. Hifas de fungo se formando: fios que constituem a característica dos mofos e bolores.

Coloque uma boa quantidade de vinagre branco puro em um borrifador. Depois, borrife-o sobre a superfície mofada e deixe por uma hora. Limpe a área com água e deixe secar. Adicione ¼ de bicarbonato para cada xícara de água em um borrifador e use a solução para remover o bolor e o mofo.

Ocorre quando o grau de acidez da fruta é muito elevado ou a porcentagem de açúcar é pouca em relação à pectina e à acidez desta. O mofo aparece no doce em barra se a quantidade de açúcar for menor em relação à massa. Mesmo a temperatura do cozimento sendo superior à necessária para a morte dos fungos e seus esporos.

O bolor é o momento inicial de um fungo, sendo mais superficial e, consequentemente, mais fácil de remover. Já o mofo está em um estágio mais avançado e tem capacidade decompositora, podendo causar danos a estruturas e a móveis, caso não seja combatido a tempo.

Os principais fatores que favorecem o desenvolvimento dos fungos são a umidade dos pães, o fatiamento deste, o empacotamento do pão ainda quente e/ou o seu armazenamento do pão em ambiente úmido, com temperatura elevada.

Biscoitos. Bolos e Tortas
Use 1 colher (chá) ou 2,5g de antimofo mix para cada Kg de farinha de trigo. * % valores diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kj.

A proporção indicada é: 1 colher (chá) para 1 kg de farinha de trigo. Diluir o Antimofo MIX no líquido da preparação. Protege pães e bolos, aumentando sua vida útil, sem comprometer o sabor da preparação desde que utilizado na quantidade indicada.

A ventilação é peça importante para a prevenção adequada do mofo. Todas as manhãs, quando você se levanta, abra todas as janelas do seu quarto e deixe-as abertas por pelo menos cinco minutos. Não só isso diminuirá o nível de umidade, mas assegurará que o ar fresco substitua o “ar noturno” estagnado.

Exemplos de alimentos nos quais as micotoxinas podem ocorrer com maior frequência são grãos, como milho, trigo, amendoim e produtos derivados, como farinhas, farelos e rações animais.

"Na nutrição, não é indicado retirar a parte mofada e comer a região que não foi atingida. O bolor (que geralmente tem um aspecto aveludado e pode ser esverdeado, azulado ou esbranquiçado) é apenas a parte que conseguimos ver a olho nu. Dentro do alimento, as toxinas fúngicas estão agindo.

  • Stachybotrys chartarum
  • Rhizopus stolonifer
  • Aspergillus niger
  • Penicillium digitatum
  • Mucor mucedo
  • Penicillium chrysogenum

O vinagre é um coringão na hora de limpar a casa, isso é fato. Por conta da sua alta concentração de ácido acético, ele desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. E, com mofo, não é diferente. Ele não só elimina o fungo, como também o bolor negro em superfícies porosas e não porosas.

A principal forma de identificar um alimento mofado é pelo cheiro e cor.

Se alguma delas apresentar mofo ou bolor, certamente os ovos não serão de qualidade, pois pode ter ocorrido contaminação devido à microporosidade da casca. Quanto às embalagens plásticas, se estas apresentarem vapor de água condensado em seu interior, o produto não teve um armazenamento adequado.

O mofo preto pode estar ligado a diversos problemas de saúde, sendo muito mais perigoso do que o mofo tradicional. Além de alergias no nariz e nos olhos, que são comuns de outros tipos de fungos, as espécies Alternaria e Cladosporium estão associadas a crises de asma letais, causadas por infecção no pulmão.

Esqueça o plástico e o frigorífico, são ambos inimigos do pão. Bolsas de pano, sacos de papel, envolver o pão num pano de cozinha são tudo opções mais saudáveis para o produto. Convém que ele esteja protegido, num local seco mas com circulação de ar. Depois de embrulhado pode sempre colocá-lo numa caixa de pão.