O que podemos fazer para diminuir a retirada de recursos naturais do planeta?

Perguntado por: pgaspar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Veja abaixo:

  • Planeje suas compras. ...
  • Avalie os impactos de seu consumo no meio ambiente e na sociedade;
  • Consuma só o necessário. ...
  • Reutilize produtos. ...
  • Separe seu lixo. ...
  • Use crédito com responsabilidade. ...
  • Informe-se e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas;
  • Não compre produtos piratas.

A melhor maneira de preservar esses recursos é começar um processo de substituição, que vem ocorrendo a passos lentos durantes as últimas décadas. Hoje em dia, o uso de carvão (precursor da Revolução Industrial) perdeu espaço para o petróleo e o gás natural, que são os dois principais recursos utilizados atualmente.

As 5 principais soluções sustentáveis e seus benefícios

  1. Telhado verde. O telhado verde é uma solução sustentável que faz uso de vegetação para cobrir prédios e casas. ...
  2. Reuso de água. ...
  3. Energia solar. ...
  4. Climatização natural. ...
  5. Materiais biodegradáveis.

Ao tomar medidas como consumir alimentos produzidos de forma sustentável, reduzir o consumo de carne, plantar árvores, comprar produtos reciclados, economizar água, não comprar madeira ilegal, apoiar iniciativas de preservação da floresta, utilizar fontes de energia renovável, reciclar o lixo e participar de campanhas ...

Normalmente esse processo ocorre como consequência da urbanização e do desmatamento para aumento das áreas agropecuárias e desenvolvimento de grandes obras. Além disso, essa destruição também é causada pelo aquecimento global.

Ser consciente no consumo dos recursos naturais e adotar práticas sustentáveis não se limita apenas aos elementos não renováveis. Afinal, mesmo aqueles que se renovam na natureza, quando utilizados em larga escala, podem se tornar escassos.

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

A preservação visa a proteção integral do recurso natural, sem utilizá-lo. A conservação também busca proteger o recurso natural, mas com a sua utilização racional, garantindo sua sustentabilidade e existência para futuras gerações.

Entende-se por uso sustentável a exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.

Dia da Terra: 7 ações (diárias) para ajudar o planeta

  • Economia de energia em casa. ...
  • Meio de transporte limpo. ...
  • Redução do consumo de carnes. ...
  • Atenção às viagens. ...
  • Desperdício zero de alimentos. ...
  • Reduzir, reutilizar e reciclar. ...
  • Informação e cuidado com a Terra.

A preservação do meio ambiente refere-se ao conjunto de práticas que visam proteger a natureza das ações que provocam danos ao meio ambiente, como a poluição, a degradação das florestas, a extinção de animais e o aquecimento global.

Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Por isso, quando o assunto é sustentabilidade costumamos ouvir aquela frase: faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente.

São exemplos de ações sustentáveis: a reutilização de recursos ambientais, como a coleta seletiva; e. a utilização de meio de transportes não poluentes, como as bicicletas.

Conheça quais são eles a seguir.

  1. Poluição do ar. A poluição do ar é um dos principais problemas ambientais a nível mundial. ...
  2. Desmatamento. ...
  3. Degradação do solo. ...
  4. Extinção de espécies. ...
  5. Superpopulação.

Chamamos de cidade sustentável aquela que incorpora ações de sustentabilidade em seus serviços fundamentais, como segurança, transportes, educação, saúde, coleta de lixo, saneamento, energia, etc. As ações podem ser variadas, mas devem contribuir para o desenvolvimento ambiental e econômico da cidade.

Muitas vezes o desmatamento acaba por retirar as espécies endêmicas (restritas a uma determinada área ou região) de um lugar, levando-as à extinção. Como dito, a retirada da vegetação afeta também as espécies de animais, pois destrói os seus habitat. Assim, o desmatamento afeta todo o ecossistema do lugar.

As principais causas do desmatamento das matas brasileiras estão relacionadas à ação humana, especialmente às atividades agropecuárias. Além do processo de urbanização, o crescimento do agronegócio e de práticas ilegais agravam a situação do desflorestamento no país.

Os principais problemas ambientais que afetam o Brasil e o mundo são: Desmatamento. Mudanças climáticas. Poluição do ar.