O que podemos fazer com aço?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

O ferro e o aço são aplicados em diversos materiais com que temos contato no cotidiano, tais como panelas, caldeiras, palhas de aço usadas para limpeza e polimento, mesas, portões, carrocerias, rodas de automóveis, pontes, pregos, parafusos, alicates etc.

Os ACOs são usados normalmente durante 21 dias consecutivos durante o ciclo menstrual, que normalmente é de 28 dias. O primeiro comprimido, da primeira cartela é administrado no quinto dia do ciclo e um novo comprimido é ingerido a cada 24 horas até o 25 o dia do ciclo.

Existem diferentes tipos de aço, os mais comuns são o aço carbono, o aço inoxidável e o aço liga. É importante entender que todo aço possui carbono em sua composição, mas a quantidade vai definir melhor suas propriedades mecânicas. Confira abaixo mais informações sobre eles: Aço Carbono.

Nos utensílios domésticos, tais como grandes eletrodomésticos até os talheres e panelas. Nos automóveis encontramos na produção das peças. Na construção civil, podemos encontrá-lo em edifícios e casas residenciais.

“Está presente em quase tudo: prédios, pontes, carros, máquinas, parafusos, instrumentos cirúrgicos, cozinhas, panelas, trilhos, condicionadores de ar, geladeiras, máquinas de lavar

O principal uso do ferro é para produção de aço, utilizado, por exemplo, na construção civil, fabricação de carros e eletrodomésticos. O ferro é encontrado em minérios principalmente na forma de óxidos e hidróxidos. Portanto, o ferro de uso comercial é feito a partir da extração e purificação desses materiais.

Nesse sentido, as vantagens do aço são muito superiores às do ferro. O aço conta com uma ótima resistência à oxidação e corrosão devido à combinação do ferro com o carbono. Ainda assim, existem alguns processos, como a galvanização, que podem potencializar a sua alta resistência à degradação.

De modo geral existem dois processos para a fabricação do aço. O processo mais utilizado consiste na produção de ferro fundido no alto-forno e após refinamento, em que o ferro fundido se transforma em aço no conversor de oxigênio.

Aço rápido: o aço desenvolvido para resistir altas temperaturas. O aço rápido é um tipo de aço carbono capaz de cortar metais (usinar) em alta velocidade, resistindo a grandes temperaturas. Para ser fabricado, é empregado ao aço ligas de tungstênio, cromo, molibdênio, vanádio e cobalto.

Vale destacar que o ferro, por ser um tipo de minério encontrado na natureza, é uma matéria-prima muita mais cara e difícil de ser encontrada no estado puro. Já o aço, por sua vez, tem maior custo-benefício e apresenta outras características importantes, entre elas: Mais resistência. Mais maleável.

Tipos de aço quanto à sua composição

  • aço de alto carbono – acima de 0,50% até o limite de 2,11%;
  • aço de médio carbono – entre 0,20% e 0,49%;
  • aço de baixo carbono – entre 0,05% e 0,20%;
  • aço de carbono extra baixo – entre 0,015% e 0,05%;
  • aço de carbono ultrabaixo – abaixo de 0,015%.

O aço inoxidável é caracterizado pela presença de cromo como agente de liga. O aço inoxidável típico conterá pelo menos 10,5% de cromo contra apenas 1,5% de carbono. A presença do cromo e de outros agentes de ligas efetivamente impede o enferrujamento que normalmente ocorre com o aço carbono.

ferro

Assim como o ferro, ele está presente em latas de bebidas, alimentos, utensílios domésticos, ferramentas, peças, carcaça de automóveis, estrutura de construções e muito mais.

As Atividades Complementares Obrigatórias (ACOs) são atividades extras (ou extracurriculares) que todos os alunos dos cursos de graduação devem realizar para complementar a sua formação acadêmica. Elas são obrigatórias para conclusão do curso e podem ser cumpridas durante o período em que o aluno estiver estudando.

Por conta disso, ele costuma ser muito usado em utensílios de cozinhas industriais, como panelas, colheres, escumadeiras e muitos outros itens comuns. Vale ressaltar que, neste caso, o aço inox não é uma escolha, mas sim uma obrigação.

Entre os metais é o terceiro elemento mais abundante. O aço é uma liga feita pela combinação de ferro e outros elementos, sendo o carbono o mais comum. É um metal macio, leve, durável e maleável.

O aço maraging é um material notável conhecido por sua resistência excepcional. Esse tipo de aço de alta liga é envelhecido de forma especial para melhorar suas propriedades mecânicas, como resistência à tração e resistência ao impacto.