O que podemos entender por diminuição do coeficiente intelectual?

Perguntado por: ujordao . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

A deficiência intelectual é causada por um desequilíbrio no cérebro. Como resultado, as conexões neurológicas não funcionam muito bem, perdendo funções intelectuais importantes. Ou seja, isso resulta em um quociente de inteligência (QI) menor que a média. Mas é preciso lembrar que isso não afeta todos da mesma forma.

Pessoas com deficiência intelectual — DI — podem processar as informações mais lentamente, ter dificuldade na comunicação, nas habilidades cotidianas e com conceitos abstratos. A deficiência intelectual pode ser causada por uma condição genética, problemas na gravidez e no parto, doenças e fatores ambientais.

Tipos de deficiência intelectual

  • Síndrome do X frágil. A síndrome do X frágil é a causa mais comum de deficiência intelectual em todo o mundo. ...
  • Síndrome de Down. ...
  • Atraso no desenvolvimento. ...
  • Síndrome do álcool fetal. ...
  • Causas ambientais e outras.

O diagnóstico da deficiência intelectual, independentemente dos fatores causais, fundamenta-se em testes padronizados para a análise da capacidade cognitiva (ou psicométricos), os quais permitem estabelecer o Quociente de Inteligência (QI).

Olá, é possível realizar uma avaliação da idade mental de uma criança com atraso no desenvolvimento, através de testes específicos aplicados por profissionais qualificados, como neuropsicólogos.…

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas – como, por exemplo, as ações de autocuidado.

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de tempo e os valores monetários), estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas - como, por exemplo, as ...

É caracterizado por limitações nas habilidades mentais gerais. Essas habilidades estão ligadas à inteligência, atividades que envolvem raciocínio, resolução de problemas e planejamento, entre outras. A inteligência é avaliada por meio do Quociente de Inteligência (QI) obtido por testes padronizados.

Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

A deficiência intelectual é caracterizada pelo funcionamento cognitivo que não corresponde à média esperada, ou seja, que esteja abaixo do que é considerado normal. A dúvida de pais e mães se deve aos campos que podem ser direta ou indiretamente afetados pelo desempenho cerebral da criança, por exemplo.

O diagnóstico é feito por uma avaliação neurológica, além de relato da escola e avaliação com psicoterapeutas para melhor quantificação do grau de inteligência (através de escalas específicas). Vale ressaltar que a avaliação é baseada no comprometimento global e não em uma área específica.

Em resumo, a principal diferença entre deficiência intelectual e doença mental é que, na deficiência intelectual, há uma limitação no desenvolvimento das funções necessárias para compreender e interagia com o meio, enquanto na doença mental, essas funções existem mas ficam comprometidas pelos fenômenos psíquicos ...

O retardo mental, denominado mais recentemente como deficiência intelectual (DI), é um transtorno neurológico comum na infância e adolescência. Os déficits encontrados envolvem a cognição e o comportamento adaptativo, com início antes dos 18 anos.

O autismo, por outro lado, é definido principalmente por dificuldades sociais, problemas de comunicação e comportamentos repetitivos. No entanto, a deficiência intelectual vem com um conjunto de atrasos no desenvolvimento que podem incluir dificuldades sociais e que podem confundir os médicos.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), muitas vezes, é confundido com deficiência intelectual, entretanto ambos podem ocorrer isolados e também ter relações definidas como comorbidades, como aponta o neurologista da Apae Curitiba, Dr.

Aliás, quanto antes o transtorno for diagnosticado, maiores são as chances de a criança (e o adulto) ter mais qualidade de vida.

  • Atraso no desenvolvimento. ...
  • Falta de interesse. ...
  • Problemas de aprendizado. ...
  • Queixas somáticas. ...
  • Medo excessivo. ...
  • Irritabilidade/nervosismo. ...
  • Alteração de apetite. ...
  • Regressão de habilidades adquiridas.

As pessoas com deficiência intelectual têm direito à educação. A educação deve ser inclusiva. A escola inclusiva é quando as pessoas com deficiência intelectual estudam na mesma sala de aula que as pessoas sem deficiência. Todos podem estudar juntos na mesma escola.