O que podemos edificar no Evangelho de Mateus?

Perguntado por: ebittencourt4 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A parábola do sábio e do tolo nos ensina a importância de edificarmos sobre um firme alicerce não apenas ouvindo as palavras do Senhor, mas também agindo (ver Mateus 7:24–27). Helamã 5:12 nos ensina que nossos alicerces espirituais devem ser edificados sobre “a rocha de nosso Redentor, que é Cristo, o Filho de Deus”.

“Às vezes as pessoas acham que é errado julgar os outros no que quer que seja. Embora seja verdade que não se deve condenar os outros ou julgá-los injustamente, ao longo da vida é preciso avaliar ideias, pessoas e situações.

Devemos deixar na vida do outro o rastro dos bons frutos
Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo” (Mateus 7, 18-19). Deus quer que sejamos árvores boas e de excelente qualidade, por isso precisamos produzir frutos para o Reino de Deus, e frutos não são palavras.

O Evangelho de Mateus está muito alinhado com o judaísmo do primeiro século, e tem sido associado aos evangelhos judaico-cristãos; ressalta como Jesus teria cumprido as profecias judaicas. Alguns detalhes da vida de Jesus, de sua infância, em particular, estão relacionados somente em Mateus.

52 Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. 53 Ou pensas tu que não poderia eu agora orar a meu Pai, e ele me daria mais de doze legiões de anjos?

Ele ensinou que atos justos de devoção devem ser feitos pelas razões corretas e enfatizou que eles devem ser feitos para agradar nosso Pai Celestial. Ele também instruiu Seus discípulos a buscar primeiro o reino de Deus.

O capítulo 6 de Mateus é continuação do Sermão da Montanha, onde Jesus apresenta aos seus seu programa de vida. Depois Ele explicitará mais sua proposta, sinalizando algumas atitudes para seus discípulos/as. No evangelho de hoje, o tema central é o sentido cristão da Providência.

Tudo o que nós esperamos dos outros, precisamos também viver. Quando olhamos para o outro e logo “enxergamos” as suas falhas, nós inconscientemente estamos descobrindo também as nossas limitações, por isso, o erro do outro chama tanto a nossa atenção e tem tanto peso para nós.

Mateus 5:10–12
Sofrer “perseguição por causa da justiça” significa estar disposto a obedecer e defender Jesus Cristo e Seus ensinamentos, mesmo quando zombarem de nós e nos maltratarem por fazer isso.

Neste Evangelho Ele curou um homem que condicionou a sua cura ao querer de Jesus: “Senhor, se queres, tu tens poder de me purificar”. É esta também a atitude mais certa para nos aproximar de Jesus e suplicar a nossa cura e a cura dos nossos mais queridos: “Se queres”, isto é, seja feita conforme a Tua vontade!

Neste texto de Mateus, vemos que a fidelidade a Jesus está na prática da vontade do Pai que está nos céus. É isto que se pede na oração do Pai-nosso.

A frase “tira primeiro a trave do teu olho” significa que o juízo hipócrita e imprudente é proibido. Jesus adverte seus seguidores a jamais estarem envolvidos nesse tipo de julgamento errado.

A obediência a Deus também envolve uma vida de arrependimento e humildade. Quando pecamos e desobedecemos a Deus, precisamos estar dispostos a confessar nossos pecados e buscar o perdão Dele. A obediência a Deus é um caminho para uma vida de santidade e transformação.

O significado deste provérbio de Mateus 7:6, então, é: não ofereça sua doutrina àquelas pessoas violentas e abusivas que rosnariam e amaldiçoariam você; nem para aqueles especialmente degradados e devassos que não perceberiam seu valor, o pisariam e abusariam de você.

Os quatro evangelhos do Novo Testamento relatam a vida e a missão do Salvador. Cada evangelho foi originalmente escrito como um testemunho independente do Salvador. Quando examinamos melhor cada testemunho individualmente, podemos apreciar perspectivas distintas ressaltando verdades importantes sobre Jesus Cristo.

A única exceção é o Evangelho de João -- justamente o "estranho no ninho" entre os quatro textos aceitos no Novo Testamento, por não seguir a mesma linha básica de narrativa dos outros três e apresentar uma visão teológica muito desenvolvida e elevada de Jesus, considerado o Verbo de Deus encarnado.

Tomé: Foi martirizado e morto. Mateus: Segundo a tradição, morreu de morte natural na Etiópia ou na Macedônia.

O serviço de Mateus era conferir as mercadorias que passavam pela alfândega, calcular o seu valor e aplicar o imposto estipulado. Devido às suas práticas extorsivas, os publicanos eram odiados pelo povo e considerados como lesa-pátrias, ladrões e até mesmo assassinos.

Evangelho segundo Mateus
Cristo é apresentado como um mestre, um exemplo. “Além disso, o Evangelho de Mateus é o que mais percebe Deus como pai, cuja vontade é a verdadeira justiça, o verdadeiro caminho” (conforme menciona artigo do portal A12).

22 Mas Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E desde aquela hora a mulher ficou sã. 22 E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã.

Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus é uma das frases mais conhecidas da Bíblia e mais impactantes já proferidas por Jesus Cristo. Presente em Mateus 6:33, significa que acima de todas as coisas e preocupações da vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus e sua justiça.