O que podemos definir a pessoa idosa?

Perguntado por: egodinho7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003) – define que a pessoa idosa é aquela com idade igual ou superior a 60 anos e foi promulgado com o objetivo de garantir direitos das pessoas idosas, em todos os setores, originando a proposição de políticas públicas com foco nas especificidades da pessoa ...

O envelhecimento é um processo contínuo, gradual de alterações naturais que começam na idade adulta. Durante o final da idade adulta, muitas funções corporais começam a declinar-se gradualmente. As pessoas não ficam velhas ou envelhecem em uma idade específica.

Toda pessoa idosa tem o direito de ser tratada com respeito e não pode ser discriminada em razão de sua idade. As pessoas que realizam atendimento ao público devem ter paciência e respeito com os mais velhos, de modo a evitar qualquer forma de constrangimento. Constranger um idoso é crime.

O idoso é a pessoa com idade igual ou superior a sessenta anos.

Publicado em 15 de março de 2016 por Dr. Alfredo Salim. Com o passar dos anos, a pele sofre alterações na textura, perde a elasticidade e torna-se flácida.

Muitos idosos enfrentam discriminação e estereótipos negativos, o que pode resultar em exclusão social e falta de oportunidades. Além disso, o acesso a serviços de saúde de qualidade e o envelhecimento saudável são questões que demandam atenção contínua.

O envelhecimento psíquico6 ou amadurecimen- to não é naturalmente progressivo nem ocorre ine- xoravelmente, como efeito da passagem de tempo. Depende também da passagem do tempo, mas, so- bretudo, do esforço pessoal contínuo na busca do autoconhecimento e do sentido da vida.

A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que “aceleram” o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.

É necessário destacar que o processo de envelhecimento se dá por toda a vida, do nascimento até a morte, assim a partir do nascimento estamos envelhecendo, já a velhice é uma construção social, demarcada como a última fase da vida, carregada de preconceitos e mitos.

o velho sofre o que o aproxima da morte. O idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e prenhe de esperança. Para ele o tempo passa rápido, mas a velhice nunca chega. Para o velho suas horas se arrastam destituídas de sentido.

Idoso(a): 60 a 74 anos; Ancião: 75 a 90 anos; Velhice extrema: 90 anos em diante.

Velho, idoso, terceira idade, melhor idade, sênior…

O convívio social faz toda a diferença no envelhecimento.
Isso ajuda na comunicação, melhora o humor e estabelece ligações afetivas. Outra dica é evitar estereótipos e não se referir aos idosos com termos pejorativos como “ranzinza”, “teimoso” e “gagá”.

Na legislação brasileira, é considerada idosa uma pessoa com 60 anos ou mais. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a base é de 65 anos.

É assegurada prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em qualquer instância.