O que podemos aprender sobre Ezequiel 37?

Perguntado por: umesquita . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Ezequiel descreve sua visão simbólica da ressurreição dos ossos secos. Os muitos significados dessa visão incluem uma descrição da ressurreição dos mortos assim como da restauração da casa de Israel.

Estudar o livro de Ezequiel pode fortalecer a fé dos alunos no poder do Senhor para transformar pessoas e nações. Os alunos podem aprender que todos os que se arrependem de suas iniquidades vão receber a misericórdia, o amor e o perdão de Deus.

E assim foi feito. Com isso o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. Após o ocorrido o Senhor deu discernimento falando com o profeta que os ossos eram toda a casa de Israel, onde muitos diziam que seus ossos se secaram, e havia perecido a esperança deles.

Esta eraa visão que Ezequiel tinha do povo israelita: morte, desespero e sentimento de derrota. Foi nesta situação que Deus convoca Ezequiel para profetizar e de forma estranha e metafórica: profetiza a ossos secos! Ou seja, profetize a esses que estão mortos há muito tempo.

O Livro do Profeta. Ezequiel. Ezequiel tem uma visão de quatro seres viventes, quatro rodas e a glória de Deus em Seu trono. 1 E aconteceu que no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês, estando aeu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se babriram os céus, e eu vi cvisões de Deus.

24 Mas, se todos profetizarem, e algum ignorante ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. 25 E assim os asegredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.

Salmos 23:1–6
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

15 E Ezequias orou ao Senhor: Senhor, Deus de Israel, que reinas em teu trono, entre os querubins, só tu és Deus sobre todos os reinos da terra. Tu criaste os céus e a terra. 16 Dá ouvidos, Senhor, e vê; ouve as palavras que Senaqueribe enviou para insultar o Deus vivo.

Um Profeta no Cativeiro
Ezequiel estava entre o grupo levado cativo para a Babilônia. Cerca de cinco anos depois, ele foi chamado para ser um profeta para os judeus no cativeiro. Ele tentou ajudar o povo a aprender com seus erros.

Como parte de seu plano de proteção, eles construíam torres nas muralhas das cidades e colocavam atalaias nas torres para vigiar inimigos que se aproximassem. Se o povo ignorasse os atalaias, colocavam-se em grande risco. Ao mesmo tempo, se os atalaias não cumprissem seu dever, toda a cidade poderia ser destruída.

Segundo o dicionário, vale é uma extensão longa e baixa de terra que fica entre colinas ou montanhas. Em diversos textos bíblicos, a expressão vale indica provações, situações de conflito, lugar de dificuldades, entre outros.

Ezequiel 2:9–10; 3:1–3—O Senhor Pediu a Ezequiel que Comesse um Rolo. A descrição de Ezequiel comendo um rolo simboliza seu chamado para ensinar a palavra do Senhor tornando literalmente a palavra de Deus uma parte de seu ser.

Estar nas mãos de Deus sugere que não apenas estamos sob Seus cuidados, mas que também somos amparados e protegidos por Seu extraordinário poder. Do princípio ao fim das escrituras, existem referências à mão do Senhor. Sua assistência divina é testemunhada repetidamente.

Estavam secos, sequíssimos. Isso significa que havia muito a vida já deixara aqueles corpos. E a pergunta do Senhor ao profeta foi: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos?

Ezequiel foi um sacerdote que estava entre os judeus cativos levados para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor em aproximadamente 597 a.C. (ver Ezequiel 1:3).

A definição encontrada para a palavra vale significa: Depressão ou planície entre montes ou no sopé de um monte, quase sempre banhada por um rio. Esta palavra é encontrada na Bíblia 188 vezes no Velho Testamento e 1 vez no Novo Testamento.

Querubim é um anjo considerado como mensageiro de Deus e símbolo da justiça divina. De acordo com a ordem angelical, os querubins integram a primeira hierarquia, classificados logo abaixo dos serafins. Os querubins são mencionados em diversas passagens bíblicas.

Ezequiel teve uma visão de uma grande batalha que precederá a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Ele também teve uma visão do templo que será construído em Jerusalém nos últimos dias. Ele viu águas que saíam do templo e corriam pela região circunvizinha e misturavam-se às águas do Mar Morto, que então eram curadas.

Moisés

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)