O que podemos aprender com o irmão do filho pródigo?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

CONCLUSÃO: Como seres humanos que somos, podemos achar que o erro é sempre do outro. A culpa sempre é do nosso irmão, dos nossos pais, de Deus… de qualquer um, menos nossa! E é exatamente aí que mora o pecado.

Não importa o que a pessoa faça, se há arrependimento sincero, sempre haverá o perdão de Deus. Seja para os filhos pródigos fora da igreja ou para as dracmas perdidas dentro da própria casa”, afirma o Bispo.

Quando pecamos, somos como o filho pródigo, abandonando nosso pai para desperdiçar a vida. Trocamos o "ser" filhos, por "ter" a herança. Dissipamos nossos dons e talentos em troca de tesouros mundanos. O pecado destrói a vida e acaba com as bênçãos que Deus nos dá.

O pai também disse que era certo comemorar, pois estava feliz porque seu filho mais novo havia-se arrependido e voltado para casa. Jesus contou essas três parábolas aos fariseus porque queria que eles soubessem o quanto o Pai Celestial ama cada um de nós. Ele ama as pessoas que Lhe obedecem.

Quando pecamos, somos como o filho pródigo, abandonando nosso pai para desperdiçar nossa vida. O pecado destrói a vida e acaba com as bênçãos que Deus nos dá. O filho pródigo voltando para casa representa quem se arrepende de seus pecados, pedindo perdão a Deus. Deus fica muito feliz em perdoar quem se arrepende.

Esta atitude revela o coração de Deus: “Ele é o pai misericordioso que em Jesus nos ama sem limites, espera sempre a nossa conversão cada vez que erramos; aguarda o nosso retorno quando nos afastamos Dele, quando pensamos que podemos viver sem Ele”.

Significado de Filho pródigo
substantivo masculino Aquele que retorna à casa dos pais ou à vida familiar após um longo período, tendo levado uma vida desregrada, extravagante, repleta de esbanjamentos e desperdícios.

O filho pródigo cometeu o segundo erro: Ele foi lá com o seu pai e pediu a parte da sua herança: “Dáme a parte que me cabe da herança”. Isso é uma grande falta de consideração e respeito para com o seu pai. Uma herança só podia ser dada após a morte do pai. Ele ainda não tinha esse direito.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
Que gasta com excessivo esbanjamento; que dissipa seus bens; dissipador, esbanjador, gastador, perdulário. 2 Que produz ou brota em abundância; fecundo, fértil.

Um pai precisa deixar com que seus filhos aprendam a lidar com as consequências de suas escolhas. Por isso o pai não foi atrás dele, e não enviou ninguém. Já viu aqueles pais que ficam se metendo na vida dos filhos em tudo que eles fazem?

As palavras dos profetas e apóstolos e o amor de sua família fizeram com que ela retornasse e começasse a caminhar de volta para casa. Depois de 15 anos, a filha e irmã que estava perdida foi encontrada. E a vigília e a espera terminaram.

A Mãe do filho prodigo é a Igreja. filhos e filhas. cada vez mais a tudo o que Deus quer realizar em nós!

A diferença da ovelha perdida, da dracma e do filho pródigo, é que a ovelha e a dracma se perderam, o filho pródigo não. Vá atrás da ovelha, procure a dracma perdida, mas aguarde a volta do filho pródigo.

O Propósito de Cristo no Uso de Parábolas
Deve-se notar que a introdução de parábolas ocorreu quando a oposição a Jesus se tornou violenta, e quando escribas, fariseus e rabis estavam alerta, vigiando atentamente Seus movimentos e Suas obras, prontos para, por uma palavra, acusá-lo de ofensor.

Bolota (ou lande) do Montado de Sobreiro
O fruto da sobreira chama-se lande (popularmente landre, alandia) e destina-se à alimentação aos porcos nos montados alentejanos.

O que é um prodígio? São esperiências sobrenaturais que nos fazem maravilhar com o tremendo poder de Deus. De fato em alguns versículos, a palavra prodígio é traduzida por “maravilhas”.

A Parábola nos ensina que todos nós somos pecadores. E todos nós podemos ser perdoados por Deus. Mas também nos ensina que todos nós devemos perdoar! O “credor incompassivo” foi parar na prisão e entregue aos “verdugos”, guardas torturadores ou espíritos malignos torturadores.

O texto de Lucas (Lc 15, 11-32) apresenta três personagens emblemáticos: o pai, o filho mais novo (o denominado “pródigo”) e o filho mais velho (o que permaneceu junto ao pai na propriedade da família).

Devemos aprender a perdoar. Diversas vezes somos impiedosos, julgamos, de forma que deixamos em segundo plano o perdão. Devemos perdoar uns aos outros, e o perdão deve ser inerente a nós, que já morremos para o velho homem.

A Parábola do filho pródigo é contada no livro de Lucas no capítulo 15:11. E essa parábola nos conta a história de um homem que tinha dois filhos. Um dia o filho mais novo pediu ao seu pai toda a sua parte da herança para que ele fosse embora viver sua vida.

Que é generoso e liberal: 2 generoso, liberal, dadivoso, largo, bondoso, benevolente, bom, magnânimo, magnificente, munificente, munífico.