O que podemos aprender com Ana mãe de Samuel?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Ana a mãe de Samuel é uma dos maiores exemplos de fé, perseverança e fidelidade a Deus. Sua devoção atraiu a atenção do Senhor, que lhe presentou com um filho maravilhoso. Ana a mãe de Samuel é um grande exemplo de alguém que enfrentou o impossível e venceu.

Por meio do seu voto, Ana entrou em aliança com Deus, ou seja, tudo que era d´Ele passou a ser dela também, gerando vida, bênção e graça. Onde Deus está, não há aridez ou esterilidade, mas há vida abundante.

Ambiciosa, perseverante e disciplinada. Pode ter tendência para se isolar e para colocar a fasquia muito alta nas expectativas que coloca para si e para os demais. É uma conformista, com génio suave e propenso a crises de melancolia.

Ana começou orando no desespero da sua alma. Com a chegada do seu milagre ela orou com um coração alegre e declarando o poder de Deus e como Ele vem em nosso favor quando nos humilhamos a Ele e profetizando Àquele que traria o milagre de nos reconciliar com o Pai.

No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, ele dava porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. A Ana, porém, dava uma porção dobrada, porque ele a amava, mesmo que o SENHOR a tivesse deixado estéril.

1 Então aorou Ana, e disse: O meu coração bexulta ao Senhor, o meu cpoder está exaltado no Senhor; a minha boca se alargou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua dsalvação.

1 Samuel 2. 1 Então Ana orou assim: Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada.

Por 25 anos Ana orou...

“E disse ela (Ana) Ah! Meu Senhor, tão certo como vives, eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, orando ao Senhor” (1 Sm 1:26). A frase acima foi dita por Ana, mãe do profeta Samuel. O nome “Ana” é citado várias vezes na bíblia, e era muito comum antes mesmo do nascimento de Jesus.

Ana chorava, mas não murmurava, não reclamava, ela não revidava as ofensas de Penina. Provérbios 24:10 diz: Se enfraqueces no dia da adversidade, Minguada é a tua força. Precisamos aprender com Ana a suportar o tempo da adversidade, pois tudo passa.

Samuel teve de aprender a confiar mais em Deus que nas aparências. Por vezes, uma coisa que parece boa aos seus olhos pode não ser o que Deus quer (Provérbios 14:12). Por isso, é muito importante pedir a orientação de Deus. Quando Deus deixa claro que algo não está certo, obedeça a Deus e não siga esse caminho.

Significa aquele a quem Deus ouve e indica uma pessoa que age com determinação e justiça e só descansa quando atinge seus objetivos. A recompensa dessa atitude é ser bem-sucedido em praticamente todos os seus empreendimentos.

Elcana foi um levita que morava no território da tribo de Efraim. Ele era casado com Ana e Penina. A história de Elcana ficou conhecida na Bíblia por ele ter se tornado o pai do profeta Samuel. Provavelmente o nome Elcana significa “Deus tem tomado posse” ou “Deus tem criado”.

Contudo, apesar da decadência da família de Eli, Samuel cresceu na presença do Senhor. O chamado de Deus a Samuel aconteceu quando ele ainda era muito jovem. Flávio Josefo sugere que Samuel tinha cerca de doze anos quando Deus falou com ele pela primeira vez.

Atitudes de um Coração Agradecido

  1. Lembra-se dos FEITOS do Senhor. ...
  2. LOUVA e EXALTA o nome do Senhor. ...
  3. Alegra-se no SENHOR apesar das CIRCUNSTÂNCIAS. ...
  4. FALA daquilo que o Senhor JÁ FEZ. ...
  5. Lembra-se dos FEITOS do Senhor.
  6. LOUVA e EXALTA o nome do Senhor.
  7. Alegra-se no SENHOR apesar das CIRCUNSTÂNCIAS.
  8. FALA daquilo que o Senhor JÁ FEZ.

Mesmo devastada, ela entende que está cumprindo seu voto com o Senhor. Chega o dia em que Ana deve cumprir seu voto com o Senhor: ela vai até Siló e, ao lado de Elcana, entrega Samuel ao juiz Eli.

A história de Ana, a profetisa
Ana já era uma mulher idosa que havia sido casada por sete anos antes de se tornar viúva. O texto bíblico nos diz que mesmo aos 84 anos ela não se apartava do Templo, servindo a Deus de dia e de noite, com jejuns e orações.