O que podemos aprender com Ageu?

Perguntado por: nmota . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

O estudo do livro de Ageu pode ajudar os alunos a adquirir um entendimento mais profundo da urgência e importância da construção de templos e da adoração na casa do Senhor (ver Ageu 1; ver também D&C 95).

Comentário: Pouco se sabe do profeta Ageu. O seu nome significa festejo, sentido adequado, dado pela dedicação do profeta na restauração da adoração no templo. Zorobabel era governador de Jerusalém e fez parte dos primeiros grupos de príncipes a retornar do exílio babilônico.

Ageu enfatiza novamente a importância da obediência, afirmando que Deus está procurando a santidade do povo. A obediência resultará em bênçãos materiais e espirituais. Ageu aponta para a ação divina em trazer a seca e a fome e afirma que Deus também pode trazer bênçãos abundantes.

Por intermédio do Profeta Ageu, o Senhor exortou os judeus a reconstruir o templo de Jerusalém e prometeu-lhes grandes bênçãos se fossem obedientes a Ele. O Profeta Zacarias teve várias visões sobre Judá, Jerusalém e os últimos dias.

Assim, foi nesse cenário que Ageu foi levantado como profeta do Senhor, a fim de que profetizasse ao povo de maneira que eles fossem estimulados a se esforçarem para reconstruir o Templo.

Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas? (Ageu 1:4). Ageu significa alegria, regozijo, festivo. Um nome que remete as festas israelitas.

Ora, Deus disse a Zorobabel por intermédio de Ageu que, abalar céus e terra é o mesmo que transtornar o 'trono' dos reis e a destruição da força que sustentem o poder dos reinos “Farei abalar o céu e a terra; derrubarei o trono dos reinos e destruirei a força dos reinos das nações…” ( Ag 2:21 -22).

C. o templo foi destruído pelos Babilónios, que dele roubaram muitos objetos preciosos. Pouco se sabe da segunda fase do referido templo, que começou a ser erguido após o regresso dos Judeus do exílio, com a condição de serem devolvidos a Jerusalém os despojos de ouro e prata saqueados por Nabucodonosor.

O avivamento espiritual consiste no reforço da fé em Deus pelos cristãos. De acordo com o cristianismo, o avivamento seria uma bênção concedida às pessoas que creem fervorosamente no Divino Espírito Santo. Desta forma, o ato de se avivar despertaria uma intensa felicidade e paz interior.

O rei Salomão, filho de Davi, ampliou os muros da cidade e construiu o grande Templo de Jerusalém, destinado a guardar a reverenciada Arca da Aliança, que continha as leis que Javé deu a Moisés no Monte Sinai.

A consideração cuidadosa das relações de Deus conosco indicará a vontade de Deus em relação a nós. Os eventos da vida são os hieróglifos em que Deus registra Seus sentimentos em relação a nós, a chave para a qual é encontrada na Bíblia [Moore].

O texto em comento está em Ageu 2:9, o qual diz o seguinte: “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos”.

Este versículo em outras versões da Bíblia
diz o Senhor dos exércitos. Por causa da minha casa, que está em ruínas, enquanto correis, cada um de vós, à sua propria casa. 9 Olhastes para muito, mas eis que alcançastes pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu lhe assoprei.

Zorobabel era o responsável pelos assuntos civis da região de Judá sob o governo Persa. Por isso Zorobabel é designado na Bíblia como “governador de Judá” (Ageu 1:1; 2:2).

Ezequiel

Ezequiel registra sua visão da restauração de Israel após o exílio nos últimos dias. O Senhor promete reunir os israelitas do cativeiro, levá-los de volta a suas terras prometidas, renovar Seu convênio com eles e reunir os reinos de Israel e Judá.

Josué, era filho de Jozadaque, serviu como Sumo Sacerdote ca. 515–490 AEC na Lista comum dos sumos sacerdotes de Israel . Essa datação é baseada no período de serviço aos 25-50 anos (de acordo com Números 8), em vez de aos 30-50 anos (de acordo com Números 4).

Um grupo de pessoas chamadas samaritanas queriam ajudar os judeus a reconstruírem o templo. Os judeus não quiseram permitir sua ajuda, e isso enfureceu os samaritanos. Daquela época em diante, os samaritanos tentaram de tudo para impedir a construção do templo.

9 "A glória deste novo templo será maior do que a do antigo", diz o Senhor dos Exércitos. "E neste lugar estabelecerei a paz", declara o Senhor dos Exércitos.

A destruição total do templo fora predita por nosso Senhor enquanto ainda vivia na carne (ver Mateus 24:1–2; Marcos 13:1–2; Lucas 21:6). No ano 70 d.C., o templo foi completamente destruído pelo fogo por ocasião da invasão de Jerusalém pelos romanos sob as ordens de Tito.

Este versículo em outras versões da Bíblia
A videira, a figueira, a romeira, e a oliveira ainda não dão os seus frutos? Desde este dia hei de vos abençoar. 19 Há ainda semente no celeiro? Nem a videira, nem a figueira, nem a romeira, nem a oliveira têm dado os seus frutos; mas desde este dia vos abençoarei.

Porém, Joaquim (598-597) e Sedecias (597-586), últimos reis de Judá, quiseram vingar-se e organizaram uma coligação contra a Babilónia, aliando-se ao Egito. Nabucodonosor depõe Joaquim e Sedecias revolta-se, obrigando o rei da Babilónia a tomar Jerusalém, destruindo-a e incendiando o seu templo.

Continuar lendo O que quer dizer Ageu 2?