O que podemos aprender com a viúva?
Através da pequena história dessa viúva, podemos ver um reflexo das nossas vidas. E não somente isto, mas podemos enxergar um mapa do nosso futuro, já que, assim como essa mulher, nós também cremos em Deus, buscamos a Deus, esperamos um milagre de Deus.
O que aprendemos com a viúva da botija de azeite?
A Viúva da Botija de Azeite lutou pelos seus filhos
(2 Reis 4:1). Outra lição que aprendemos com essa mulher é o amor pelos filhos demonstrado na sua atitude de lutar contra a situação. O credor queria levar seus dois filhos, porém, a viúva não aceitou isso e então ela se mostra disposta a fazer o fosse preciso.
O que aprendemos com a viúva de Eliseu?
A multiplicação do azeite da viúva nos traz uma lição de vida acerca do amor do Pai para com os seus pequeninos. Ele não abandona os seus servos, mas os ouve nas suas angústias. Nas horas mais difíceis Deus está preparado para atender o justo clamor dos necessitados.
O que representa a viúva na Bíblia?
Em poucas palavras podemos dizer: viúva nos tempos bíblicos, significa ser descriminada, por ser mulher, mais ainda por ser pobre com a perda do marido. Significa estar impedida de participar ativamente da sociedade.
Como era a vida de uma viúva nos tempos bíblicos?
Na sociedade patriarcal, a elas somente era permitido sobreviver com amparo do esposo, do filho ou do pai. Por isso, tanto na Bíblia Hebraica como no Novo Testamento, elas, ao lado dos ór- fãos, compõem os representantes, por excelência, dos mais pobres e oprimidos. A necessidade básica é o sustento diário.
Qual era o valor da oferta da viúva?
A oferta agradou a Jesus (mesmo sendo 2 moedas de valor insignificante na época gr. lepta) pois ela deu tudo que tinha confiante na bênção de Deus.
O que Jesus ensinou sobre oferta?
Jesus os ensina a darem o dízimo e não negligenciarem o mais importante da Lei de Deus que é a misericórdia e o amor, pois não adianta dar os bens a Deus se não se ama o próximo. O dinheiro do homem não encobre e não paga suas más ações diante de Deus.
O que aprendemos com a história da viúva pobre?
A história da viúva das duas moedinhas é um exemplo vivo do ensinamento de Jesus: “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia sua cruz e me siga”. A viúva renunciou a si mesma. O discípulo vê isso na vida do seu Mestre. Foi assim que Jesus realizou sua missão.
O que simboliza o azeite da viúva?
A passagem da bíblia da multiplicação do azeite da viúva é uma das mais lindas. Mostra o poder da obediência e da fé em fazer o que profeta Eliseu ordenou, conforme direção de Deus. 2º Reis 4: 3 Então, disse ele: Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios e não poucos.
Como pregar 2 Reis 4?
Em 2 Reis 4 vemos que o Senhor Deus usa a vida de Eliseu e por meio dele opera 5 milagres que alteram completamente o contexto em que ele está inserido. Tenho certeza que é o desejo de Deus fazer o mesmo em nossas vidas. O capítulo de 2 Reis 4 é abundantemente marcado pelo poder de Deus na vida de Eliseu, o profeta.
Qual a diferença entre um vaso e uma botija?
Quando o oleiro está fazendo seu vaso, com o barro ainda molhado, ele pode pegar o vaso recém-terminado, reamassar o barro e começar tudo de novo. Ao contrário, a botija é uma obra pronta, com o material endurecido, de modo que não pode mais ser reesculpido.
Qual o significado de deitar o azeite?
Estar muito irritado, com raiva.
Qual é o significado do azeite?
1. Líquido oleoso que se extrai da azeitona. 2. Óleo extraído de outros frutos ou de certos animais.
Qual é o significado do azeite na Bíblia?
O azeite na Bíblia significa a presença de Deus.
O transbordar do azeite remete especificamente ao Espírito Santo. No Antigo Testamento o azeite era utilizado na unção de reis e sacerdotes.
Qual é o significado da palavra viúva?
Significado de Viúva
substantivo feminino Mulher que, tendo-lhe morrido o marido, não se casou de novo.
Porque o nome viúva?
Viúvo é o homem cuja esposa morreu e não tornou a casar-se. Uma mulher cujo marido morreu designa-se por viúva (do termo latino vidua).
Porque as viúvas eram desprezadas?
Isso porque naquele tempo, a viuvez, principalmente no caso da mulher, fazia com que sua condição econômica e social mudasse drasticamente em virtude do contexto social da sua época. Além da angústia, a mulher perdia a proteção legal do esposo que, normalmente, a colocava em situação de pobreza e penúria.
Como uma viúva deve viver?
Pensar a longo prazo e entender que a vida é feita de imprevistos é o primeiro passo para atenuar o conturbado momento de luto. Ter um seguro de vida, em situações como essa, pode ser um consolo maior do que muitos “amigos”.