O que podemos aprender com a vida de Samuel?

Perguntado por: acaetano7 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Samuel teve de aprender a confiar mais em Deus que nas aparências. Por vezes, uma coisa que parece boa aos seus olhos pode não ser o que Deus quer (Provérbios 14:12). Por isso, é muito importante pedir a orientação de Deus. Quando Deus deixa claro que algo não está certo, obedeça a Deus e não siga esse caminho.

Em 1 Samuel 5, o Senhor Deus nos mostra como Ele é grande e maravilhoso é o seu nome (Ver Estudo Bíblico Sobre o Nome de Jesus). Ao levar a arca do Senhor para sua terra, os filisteus cometeram um grave erro. O Senhor Deus enviou juízo sobre cada uma das cidades por onde a arca passou.

A principal causa da aflição de Ana era por não ter filhos, muitas vezes ficando se perguntando quanto tempo Ana orou e esperou para ter um filho, a verdade é que não sabemos se foi 1, 2, 3,10 ou 19 anos, algumas fontes judaicas até acreditam que ela orou e esperou por 19 anos.

Sua história nos mostra a importância de ouvir a voz de Deus e obedecê-la a todo custo. O sumo sacerdote Eli já era velho quando Samuel foi servir e morar com ele no templo. Embora seus filhos devessem assumir o sacerdócio quando Eli morreu, eles não tinham interesse em servir a Deus.

Introdução. Enquanto os israelitas estavam reunidos para confirmar Saul como seu rei, Samuel os repreendeu por sua ingratidão e os exortou a seguir o Senhor. Quando ameaçado por um ataque dos filisteus, Saul desobedeceu ao Senhor oferecendo um sacrifício em vez de esperar que Samuel o fizesse.

O capítulo 8 de I Samuel relata que o Senhor consolou Samuel, dizendo que o povo não tinha rejeitado Samuel, mas, sim, o Senhor. Mais tarde, eles deixaram de acreditar que a arca da aliança fosse a fonte de sua proteção e passaram a crer que um líder forte era o segredo do sucesso.As nações vizinhas tinham reis.

II SAMUEL 8 – Neste mundo onde aparentemente sobrevive o mais forte, o mais hábil, o mais esperto, o mais ligeiro, o mais rico, etc. precisamos saber que Deus não quer que Seus servos sejas derrotados/humilhados/destruídos, mas vitoriosos, bem-sucedidos no aspecto espiritual e físico.

Em 1 Samuel 2, a sagrada escritura nos mostra como Ana manifestou sua alegria diante de Deus. Ela entoou um belo e profundo cântico, cheio de declarações de amor e reverência ao nosso Deus. “Levanta do pó o necessitado e do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentar-se com príncipes e lhes dá lugar de honra.

2 Samuel 6.11-15: Tem discernimento espiritual
Esse episódio me ensina algumas coisas: O projeto que visa a glória de Deus, segue a direção de Deus. Davi atraia a bênção de Deus sobre a sua vida e a sua liderança, porque ele se mantinha submisso a vontade do Senhor.

Aprendemos aqui, que para falar conosco, Deus se utiliza daquilo que nos é familiar. Quando ouviu a voz do Senhor, Samuel achou que fosse Eli. Para ouvir a Deus precisamos estar atentos aquilo que está a nossa volta. Deus se faz compreensível por meio do comum.

O propósito de 1 e 2 Samuel é relatar a história do reinado de Israel, partindo do estado de anarquia” para a monarquia teocrática (Jz 21.25; cf. 1 Sm 10.1). Uma das lições mais preciosas que esses livros nos ensinam é que o “obedecer é melhor do que o sacrificar” (1 Sm 15.22).

Outra lição que aprendemos com a oração de Ana é que ela é uma oração comprometida. A oração de Ana veio acompanhada de um voto (1Samuel 1.11). Se o Senhor atendesse o seu pedido, e lhe concedesse um filho homem, ela o dedicaria “ao Senhor por todos os dias da sua vida, e sobre a cabeça dele não passará navalha (v.

Ao adorar no tabernáculo, Ana chorou e orou ao Senhor por um filho. Ela fez um convênio com o Senhor de que, se tivesse um filho, ela o daria ao Senhor. Ao ver o sofrimento e a dor de Ana, e descobrir a causa, Eli, o sumo sacerdote, revelou a Ana que Deus lhe concederia seu desejo.

Significa aquele a quem Deus ouve e indica uma pessoa que age com determinação e justiça e só descansa quando atinge seus objetivos. A recompensa dessa atitude é ser bem-sucedido em praticamente todos os seus empreendimentos.

O Senhor foi de novo ter com Samuel. Chamou por ele como das outras vezes e disse: «Samuel, Samuel!» Este respondeu: «Fala, que o teu servo está a ouvir.» 11 O Senhor disse a Samuel: «Eu vou realizar em Israel algo que deixará horrorizado quem o ouvir contar.

Ele foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas na história de Israel e sua história está contada na bíblia. Ele era filho de Ana e Elcana e viveu por volta de 1095 AC.

Conteúdo. I Samuel conta a história de Samuel, um importante profeta, e do reinado do rei Saul até a sua morte, incluindo a guerra dos filisteus contra Israel e a grande façanha do jovem pastor David (mais tarde rei de Israel), ao derrotar o gigante Golias.

Saul tentou justificar a Samuel, dizendo que o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao Senhor, teu Deus, em Gilgal. Mas Samuel diz: melhor é obedecer que sacrificar, porque a rebelião é como pecado de feitiçaria e a justificativa como iniquidade e idolatria.