O que podemos aprender com a vida de Noemi?

Perguntado por: abernardes9 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Noemi nos adverte para o fato de que se não nos valorizarmos e nos respeitarmos, não podemos esperar que os outros o façam. E Rute nos ensina a pensar comunitariamente e a agir com amizade verdadeira. Assim, um outro título possível para esta reflexão, inspirado no cancioneiro popular, seria “amigas para sempre”.

Aprenda como a amizade de Rute e Noemi demonstra o quanto Deus ama e cuida daquele que o aceita como Senhor de sua vida. Aprenda como a amizade de Rute e Noemi demonstra o quanto Deus ama e cuida daquele que o aceita como Senhor de sua vida.

Ela era jovem o suficiente para se casar novamente e poderia ter ganhado alguma estabilidade financeira dessa forma, mas ela estava determinada a ajudar Noemi, mesmo ao custo de perder seu próprio país, amigos, família, cultura e deuses.

Noemi era uma mulher graciosa, bondosa, com um espírito manso. Ela fazia a diferença na vida de suas noras, ela amou com tanta intensidade suas noras, que quando foram se despedir, choraram em alta voz (Rute 1:9). A bondade de Noemi era tão atraente que Rute foi convencida e convertida por ela.

Noemi foi uma mulher que experimentou dor, fome e sofrimento, mas perseverou. Casou com Elimeleque e tiveram dois filhos, Malom e Quiliom. Saiu da sua terra, Belém de Judá, Israel, para ir morar em Moabe, onde um povo frequentemente estava em guerra com Israel.

Rute 1:8-19 NTLH. Noemi disse às noras: — Voltem para casa e fiquem com as suas mães. Que o SENHOR seja bom para vocês, assim como vocês foram boas para mim e para os falecidos!

Significa minha suavidade. Revela incerteza e, ao mesmo tempo, curiosidade por tudo que acontece ao seu redor. Num sentido universal, é próprio de pessoas que desejariam ver resolvidos todos os problemas num instante.

Boaz, por outro lado, estava disposto a dar o passo altruísta de casar-se com Rute e garantir que ela tivesse segurança e bem-estar, assim como Noemi. Dessa e de outras formas, Boaz é como um protótipo do Salvador, que redimiu toda a humanidade sem pensar em benefício próprio.

Em Rute 1:16-17, ela diz a Noemi, sua sogra israelita: que "para onde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que tu pousares, pousarei eu: o teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus. Onde quer que tu morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada.

Mesmo em tempos difíceis, devemos manter nosso caráter cristão e permanecer firmes em Deus e não abandonarmos a quem precisa de nós. Após perder o marido e os filhos, Noemi se viu sozinha e na miséria pediu que as noras a deixassem. Contudo, por seu forte caráter, Rute não abandonou a sogra, nem se rebelou ao Senhor.

Amigo é aquele que compreende e respeita as nossas fraquezas. Ele nos defende, está sempre presente e não nos abandona. O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.

A seguinte explicação pode ajudá-lo em sua leitura: Pela lei de Moisés, o parente mais próximo tinha a responsabilidade de cuidar das viúvas, inclusive casando-se com aquelas que ainda pudessem ter filhos.

Depois de ouvir o relatório do encontro com Boaz, Noemi diz a Rute: Espere, seja paciente até que saia o resultado, afirmando que o caso estava nas mãos de Boaz, entende-se que estavam sob o controle de Deus. Noemi conhecia bem Boaz (2.1), pois cita o caráter dele em outras conversas com Rute (2.1.22; 3.2-4).

Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! 17 Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!