O que podemos aprender com a tartaruga?

Perguntado por: acardoso6 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Embora o mecanismo por trás desse fenômeno seja complexo, a lição que podemos aprender com ele é simples: saia pelo mundo, faça o seu próprio caminho e conheça diversos lugares e pessoas, mas nunca se esqueça do caminho de casa.

Sugestões de Trabalho
Pergunte para as crianças se alguma delas já viu uma tartaruga. Vá dando as informações para as crianças de maneira natural e simples, conversando e interagindo com as crianças. Leve informações como: Quais as características de uma tartaruga; Como ela é; O que ela come; Onde ela vive.

A adaptação da queratina na boca das tartarugas marinhas é muito importante, já que devido a que elas não possuim dentes, essas pontas de queratinas, ajudam a mastigar a suas presas, e além disso, protége ela de susbtâncias toxicas que são mecanismo de defensa de seu alimento.

À primeira vista, elas podem parecer lentas e molengas, mas as tartarugas gigantes são capazes de aprender truques e lembrar como fazê-los até uma década depois. Foi isso que perceberam pesquisadores do Japão em um estudo publicado no periódico científico Animal Cognition.

As tartarugas possuem uma carapaça dorsal que internamente é composta de uma placa óssea e externamente por placas córneas. Há aberturas apenas para a saída do pescoço, das patas e da cauda. Elas são aquáticas e vivem em água doce ou salgada, suas patas parecem com nadadeiras, permitindo fácil locomoção.

Com isso, a tartaruga passou da lebre e ganhou a corrida. Moral da história: “Devagar e sempre, ganha-se a corrida”.

Leva e traz toneladas de nutrientes e energia vital à sobrevivência de diversas formas de vida. As tartarugas marinhas servem de alimento para diversos animais de topo da cadeia alimentar, no controle da população de espécies das quais se alimenta e como fonte de alimentos para outros organismos marinhos”, destacou.

A tartaruga de estimação têm muitas vantagens: não espalham pelos, não sujam muito a casa, são silenciosas e tranquilas. Existem muitos amantes de tartaruga pelo mundo, e muitos querendo virar amantes desses animais, mas ainda inseguros, sem saber como manter e cuidar de um bicho assim.

Sinopse. A história da tartaruga não conta simplesmente uma história. Neste livro, Lêdo Ivo, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira – poeta, romancista, ensaísta e contista -, que sabe como ninguém manejar esteticamente as palavras, descreve em versos, inteligentes e bem construídos, uma tartaruga.

Pode não parecer, mas as tartarugas também gostam de brincar. Deve preocupar-se também com a decoração do aquário da sua tartaruga e adicionar alguns elementos atrativos para o seu réptil.

As tartarugas marinhas apresentam um ciclo de vida complexo, utilizando diferentes ambientes ao longo da vida, o que implica em mudanças de hábitos. Embora sejam marinhas, utilizam o ambiente terrestre (praia) para desova, garantindo o local adequado à incubação dos ovos e o nascimento dos filhotes.

Têm a visão, o olfato e a audição extremamente desenvolvidos, além de uma fantástica capacidade de orientação. 3 – O ciclo de reprodução das tartarugas pode se repetir em intervalos de 1, 2 ou 3 anos, variando conforme espécie e ambiente. 4 – O acasalamento ocorre no mar. A fêmea escolhe um entre vários machos.

São até 67 anos de vida, chegando aos 1,36 m de comprimento e 180 kg de peso corporal na vida adulta.

O ideal é alimentar a tartaruga de duas a três vezes ao dia em um pequeno tanque separado do aquário do bichinho, pois restos de comida podem causar doenças. Lembre-se também que nem todas as tartarugas são herbívoras. Portanto, uma dieta só de folhas poderá não fazer bem ao seu pet.