O que podemos aprender com a sustentabilidade?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

De uma maneira geral, podemos falar que a sustentabilidade é a capacidade de manter-se. Quando utilizamos os recursos naturais de maneira sustentável, por exemplo, eles conseguem manter-se por vários anos, não se esgotando facilmente.

aumento da qualidade de vida; melhora da economia; preservação do meio ambiente e dos recursos naturais; diminuição da ocorrência de desastres ambientais.

Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações. A sustentabilidade representa o equilíbrio encontrado na exploração dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

O desenvolvimento sustentável é necessário para a manutenção das diferentes formas de vida da humanidade, assim como para a garantia de oferta de recursos ambientais para as próximas gerações.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

  1. Economize água. Para garantir água potável para as gerações futuras, não adianta: é preciso poupar. ...
  2. Separe o lixo. ...
  3. Cuidado na hora de posicionar a geladeira e o freezer. ...
  4. Deixe o ambiente mais verde. ...
  5. Crie uma cultura de sustentabilidade em sua empresa. ...
  6. Invista em fornecedores sustentáveis. ...
  7. Invista em Energia Solar.

Preservação de recursos naturais. Uso de fontes energéticas renováveis. Diminuição da poluição nos rios, terra e atmosfera.

Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

A sustentabilidade consiste em atender às necessidades das gerações atuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras, garantindo ao mesmo tempo um equilíbrio entre o crescimento econômico, o respeito pelo meio ambiente e o bem-estar social.

A sustentabilidade é um conceito baseado em alternativas ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. Ou seja, ser sustentável é respeitar o meio ambiente, suprindo as necessidades da atual geração, sem comprometer o seu sustento e o das futuras gerações.

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.

O aquecimento global, a exacerbação do aquecimento por ilhas de calor nas grandes áreas urbanas, o desmatamento,padrões sócio-econômico-demográficos, rápido crescimento de populações vulneráveis, entre outras atividades, se não ameaçam a própria existência humana, certamente representam a possibilidade de sofrimento ...

“Ser sustentável é ter atitudes e fazer escolhas socialmente responsáveis. Não se trata mais simplesmente de ações como não jogar lixo na rua, mas mudar a forma como percebemos a sociedade, adaptando nossos hábitos de consumo para escolhas mais sustentáveis”, explica a especialista.

Não é preciso muito: atitudes simples no dia a dia podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente.

  1. Economize energia. ...
  2. Economize papel. ...
  3. Tenha um dia vegetariano. ...
  4. Desligue a torneira. ...
  5. Reduza o consumo de plástico.

A sustentabilidade vem sendo alcançada como um desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente. Para alguns exemplos no Brasil, as pessoas buscam um consumo maior de produtos naturais, reciclagem, uso de meio de transporte e geradores de energia menos poluentes, reutilização de materiais.

A sustentabilidade ambiental relaciona-se à capacidade de suporte, resiliência e resistência dos ecossistemas. Pode ser ainda definida como um processo de avaliação entre a economia, a sociedade e a natureza.

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É COMPOSTO POR 5 DESAFIOS FUNDAMENTAIS

  • DESAFIO 1. Minimizar os efeitos da mudança climática no Planeta. ...
  • DESAFIO 2. Reduzir o consumo de energia para garantir o fornecimento futuro. ...
  • DESAFIO 3. Eliminar desperdício e preservar os recursos naturais. ...
  • DESAFIO 4. Garantir saúde e bem-estar. ...
  • DESAFIO 5.

Tratar-se de obter qualidade de vida para o homem e para a biosfera que não seja conseguida principalmente à custa do futuro”.