O que podemos aprender com a oração de Ezequias?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

A primeira verdade que aprendemos da oração de Ezequias é sua forma de se humilhar perante Deus e reconhecer sua grandeza. O rei sabendo da existência de outras nações e seus deuses na terra, reconhece que somente o Senhor é o Deus verdadeiro em toda a terra.

Num dia solar de 24h, a Terra realiza uma rotação de pouco mais de 360º em torno do seu próprio eixo. Sendo assim, cada hora possui aproximadamente 15º de rotação. Se a sombra do Sol retrocedeu dez graus, isso significa que Deus inverteu o sentido de rotação, fazendo um planeta inteiro recuar dez graus!

Um rei reformista.
Ezequias instaurou uma ampla renovação espiritual do povo de Deus, em Jerusalém. Reuniu os sacerdotes e levitas e lhes propôs uma nova aliança com Deus (2 Cr 29.4-11). Esta aliança incluiria uma reforma radical no comportamento e na espiritualidade do povo.

O profeta Isaías, o portador da Palavra do Senhor, ordenou que Ezequias deveria se preparar para morrer: “… Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás” (2Rs 20.1).

Ao virar o rosto para a parede e orar, Ezequias estava deixando claro que não esperava nada dos homens, mas do Senhor. Virar-se para a parede significa deixar de buscar nos homens, para confiar em Deus.

O rei Ezequias, após tem uma das maiores bênçãos de Deus, a da saúde, não aproveitou para testemunhar do Deus do céu para os seus visitantes. O rei orgulhoso apenas se preocupou em mostrar riquezas, ouro e armas.

Introdução. Ezequias é reconhecido como um bom rei, um rei que confiou em Deus e obedeceu seus mandamentos, um rei que realizou profundas reformas religiosas em Judá, eliminando a idolatria e resgatando a adoração e o louvor a Deus. Mas, no apogeu de sua carreira ficou doente de uma enfermidade grave e mortal.

Todavia Ezequias deixou-se dominar pelo orgulho, e não correspondeu à misericórdia com que foi agraciado; por esse motivo a ira do SENHOR se acendeu e veio como juízo sobre ele, e igualmente sobre todo Judá e Jerusalém.

Segundo comentário dos antigos; o relógio de Acaz, era uma espécie de escada, que o sol se mostrava através dos degraus as horas por meio de sobra. Esse relógio foi muito usado naquela época. Como o escravo que suspira pela sombra, e como o jornaleiro que espera pela sua paga.

Significa o que tem a força de Deus e indica uma pessoa que leva uma vida prática e construtiva, baseada sobretudo na força de vontade.

(2° Reis 19:1-5) Ezequias então envia seus servos ao profeta Isaías para pedir orações. (2° Reis 19:6-7) Ezequias recebe dele uma resposta de paz. O rei Ezequias estava vivenciando.

E chorou Ezequias muitíssimo. 4 Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: 5 Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescento sobre os teus dias quinze anos.

Ele recebera uma carta do rei da Assíria dizendo que estava a caminho para guerrear contra Judá. Além de comunicar que estava a caminho, ele o faz escarnecendo contra Deus: “Acaso os deuses de outras nações, como Gozã, Harã, Rezefe, e o povo de Éden, que estava em Telassar, as livraram?

De fato, Jerusalém foi sitiada, mas a Bíblia registra que o cerco durou apenas um dia, quando o Anjo do Senhor livrou Seu povo.