O que podemos aprender com a história de Isaque e Rebeca?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

A história de Isaque e Rebeca ensina que o casamento não se baseia apenas no amor, mas na fé. Gênesis 24 nos conta a história de como Abraão enviou seu servo para encontrar uma esposa para Isaque. O servo partiu e fez uma oração muito específica para ajudá-lo a identificar quem seria essa esposa em potencial.

Jesus diz: Buscai primeiro o Reino de Deus e todas as demais coisas vos serão acrescentadas. E a vontade dele na vida de cada um se manifestará e será o melhor, tenha certeza disso. Deus quer abençoar a sua vida sentimental. Deus quer que você seja feliz no seu relacionamento, seja o namoro, noivado ou o casamento.

Uma das melhores formas de conhecer uma pessoa é observando as suas atitudes. E, no caso de Isaque, filho de Abraão e Sara, a Palavra de Deus descreve sutilmente cenas em que ele teve ações e reações verdadeiramente surpreendentes e que demonstravam não só o seu caráter, mas também o temor com o Deus de seu pai.

O estudo bíblico de Gênesis 24 revela como Deus providenciou uma esposa para o herdeiro de Abraão. Esse capítulo registra a longa viagem do servo de Abraão à Mesopotâmia. Também cita detalhes de certos costumes comuns no Antigo Oriente Próximo.

Bem, foi isso mesmo, mas não tão rápido assim. Por 20 longos anos Isaque orou por sua amada Rebeca. Ele tinha 40 anos quando se casou e tinha 60 anos quando Rebeca lhe deu filhos gêmeos: Esaú e Jacó.

Envia seu servo para encontrar uma mulher para Isaque. Gênesis 24:7–59—O Senhor orienta o servo de Abraão na escolha de Rebeca para ser mulher de Isaque. Gênesis 24:60–67—Rebeca é abençoada para ser a mãe de milhões de pessoas. Ela casa-se com Isaque.

Depois de uma espera de 25 anos, chega Isaque, o filho da promessa. É ele que possibilitaria o cumprimento das promessas de Deus a Abraão, de fazer uma grande nação a partir de sua descendência e de abençoar todos os povos da terra.

Não é para Seu próprio conhecimento; pois Ele tem conhecimento prévio de todas as coisas. Ele conhece toda a nossa vida e tudo o que fazemos. Mas Ele nos prova para nosso próprio bem, para que conheçamos a nós mesmos.

E isto, fez com que ela cometesse um dos seus maiores erros, enganando seu esposo que tanto a amava e fazendo com que seu filho mais novo Jacó, roubasse a benção de seu irmão Esaú. Rebeca agora teve que despedir seu filho Jacó, para a terra de seu tio Labão, para que assim não fosse morto pelo seu próprio irmão.

(Você pode explicar-lhes que, quando Rebeca se cobriu com um véu, ela estava demonstrando recato e respeito por Isaque.) Saliente que, antes do casamento, tanto Isaque quanto Rebeca demonstraram fidelidade ao Senhor (ver Gênesis 22:6–13; 24:57–58).

Sabendo da promessa, Rebecca e Jacó enganaram e mentiram para Isaque para receber sua benção.

Gênesis 26 começa dizendo que Isaque partiu para Gerar por causa da fome que sobreveio à terra (Gênesis 26:1). Naquele tempo Gerar era um território filisteu que ficava próximo à fronteira egípcia. Os filisteus eram um povo que originalmente navegava no Mar Mediterrâneo.

Isaque é um personagem que tem grande importância na história e cultura judaica. Ele é um dos grandes patriarcas que deram origem a grande nação de Israel. Herdeiro da promessa de Deus, Isaque viveu sua vida para cumprir o projeto de do Senhor em sua vida e na humanidade.

Esaú concordou e vendeu seu direito à primogenitura para Jacó. Rebeca e Isaque queriam o que era melhor para seus filhos. Eles estavam tristes porque Esaú continuava a fazer as coisas que ele queria e não o que o Senhor queria. Isaque envelheceu e ficou cego.

64 Rebeca também levantou seus olhos, e viu Isaque, e alançou-se do camelo. 65 E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu senhor. Então tomou ela o véu, e cobriu-se.

Abraão (Deus Pai)
Em primeiro lugar, é Abraão, o Pai, que toma a decisão de casar o filho!

R: Gênesis 22 nos ensina sobre a obediência de Abraão a Deus e o quanto Deus o recompensou por isso. Além disso, Gênesis 22 nos mostra que Deus estava preparado para oferecer salvação a nós através do sacrifício de um animal. Gênesis 22 fala sobre a ocasião em que Deus provou Abraão.

2) as matriarcas são estéreis para enaltecer as origens de Israel, cujos ancestrais são gerados com a intervenção divina.

Eliezer

Rebeca foi descoberta por Eliezer, servo de Abraão, que se comprometeu a encontrar uma esposa para Isaque, entre os parentes do patriarca hebreu.

“E Isaque orou instantemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu”, Gênesis 25.21.