O que podemos aprender com a história de Abraão e Sara?

Perguntado por: mcosta . Última atualização: 2 de maio de 2023
3.9 / 5 14 votos

Confiar nas promessas requer total dependência de Deus: a história de Abraão e Sara nos mostra que o único caminho para viver o sobrenatural de Deus é dependendo totalmente daquilo que somente Ele pode fazer.

O propósito do chamado de Abraão
Deus chamou Abraão para fazer dele uma grande nação, para abençoá-lo, para engrandecer seu nome, para fazê-lo uma bênção, para abençoar os que o abençoassem e amaldiçoar os que o amaldiçoassem, e para por meio dele estender sua bênção a todos os povos da terra (Gênesis 12:2,3).

O Senhor também prometeu a Abraão e Sara que em sua velhice eles teriam um filho e que o nome dele deveria ser Isaque.

O Senhor cumpre o que promete. Deus deu a Abraão uma grande nação de descendentes, a Terra Prometida de Canaã e o filho prometido chamado Isaque . Tudo que Deus promete a você se cumprirá! E é isso que capacita você a se tornar obediente, temente e capaz demonstrar amor verdadeiro pelo pai.

Ele exigiu que Abraão se submetesse a essa provação porque queria dar-lhe glória, exaltação e honra; Ele pretendia torná-lo rei e sacerdote, compartilhando de Sua própria glória, poder e domínio.” (George Q.

Sara foi a esposa de Abraão e a mãe de Isaque. Junto com Abraão, ela se tornou a matriarca do povo judeu. Sara ficou conhecida por sua em Deus e seu apoio a Abraão. Quando Abraão obedeceu a Deus e deixou a sua cidade para ir para a terra prometida, ele levou sua esposa Sara com ele.

De acordo com as perguntas provocativas de Abraão, ele e Sara tinham dez anos de diferença. Não é uma grande diferença de idade, mas vale a pena mencionar.

Sara riu dentro dela, porque achou impossível ter filho em idade avançada e a madre do seu ventre já estava fechada, mas DEUS visitou Sara, cumpriu aquilo que havia prometido DEUS esta visitando o seu coração, se você não crê, creia agora DEUS É DEUS do impossível.

Ele contém várias promessas:A posteridade de Abraão seria numerosa, aumentaria eternamente e possuiria o sacerdócio;Abraão tornar-se-ia pai de muitas nações;Cristo e diversos reis nasceriam da linhagem de Abraão;Certas terras seriam herdadas;Todas as nações da Terra seriam abençoadas por sua semente;Esse convênio seria ...

Nesse sentido, pensar a aliança estabelecida entre Abraão e o Deus hebreu é entender a constituição desse povo como tendo sido realizada a partir de um pacto, no qual os homens dedicariam a vida ao Deus monoteísta, abandonando a idolatria a diversos deuses, praticada pelos antepassados de Abraão.

Logo, a revelação de Deus a Abrão é pontual, importantíssima, fundamental. Ele e Sarai aguardavam a promessa há 24 anos, faltava apenas 1 ano para que tudo se cumprisse. Ele e Sarai já haviam se precipitado, desobedecendo ao Senhor quando tiveram Ismael, aos 86 anos.

Abrão e Sarai não eram perfeitos e mesmo depois de Deus ter alterado os seus nomes para Abraão e Sarah, chamando-lhes assim “pai de uma multidão” e “princesa”, eles continuaram a ser imperfeitos. E não eram perfeitos nem enquanto homem e mulher, nem enquanto casal.

Abraão considerou que a beleza de sua esposa poderia lhe colocar em perigo. Ele acreditou que quando os egípcios vissem Sara, eles o matariam para tomá-la por mulher. Então Abraão entrou no Egito dizendo que Sara era sua irmã, e ela, por sua vez, sustentou a informação do marido (Gênesis 12:11-13).

Sara cheia de fé
Sara é um exemplo de cumplicidade e fé inabalável. Já idosa, abandonou tudo para viver em tendas pelo resto da vida para cumprir suas obrigações familiares, com seu povo e, principalmente com Deus. Ela ficou sempre do lado de Abraão, que era seu marido, e o apoiou como grande parceira.

Após a morte de seu pai, Deus mais uma vez falou com Abraão e o chama para continuar sua jornada. Desta vez, a ordem é ainda mais clara: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei” (Gênesis 12.1). Ele foi chamado a deixar tudo para trás e seguir pela fé.

A bênção de Abraão é para as famílias descendentes de Abraão, nas quais toda a Igreja de Jesus, em toda a face da terra, está envolvida, pela fé, por meio de Jesus Cristo. Quando as bênçãos de Deus se manifestaram na vida de Abraão, naturalmente que todas as áreas da sua vida foram afetadas.