O que pode travar o volante?

Perguntado por: vsilva3 . Última atualização: 1 de junho de 2023
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A trava do volante, chamada pelos fabricantes de perda de dirigibilidade, pode ser provocada por afrouxamento de parafusos, por encaixe incorreto de outras peças da caixa de direção, por mau contato elétrico, por falha do sistema eletrônico do automóvel ou por problemas na mangueira da direção hidráulica.

Verifique se os rolamentos do munhão não estão com sobrecarga. Caso estejam, vc deverá colocar aquelas arruelas para aliviar a pressão. Verifique se todo o sistema de direção não está sofrendo algum tipo de pressão, tipo se a coluna de direção está alinhada com a entrada na caixa de direção.

Volante não volta para o centro depois de uma curva
O aconselhado é fazer o alinhamento a cada 10.000 quilômetros rodados ou quando surgirem desgastes irregulares nos pneus. E esse procedimento não é demorado. Dura cerca de 30 minutos para alinhar cada eixo.

O valor para comprar trava de volante pode variar de acordo com as características de cada produto. Mas, de maneira geral, o preço de trava de volante fica entre R$ 43,90 e R$ 855,78.

Entre uma das causas que deixam direção elétrica pesada está a má pressão dos pneus. Por isso é tão importante que o condutor verifique a pressão ideal dos seus pneus na hora de realizar a calibragem.

Vamos relembrar quanto custa consertar a direção hidráulica? Para fazer este serviço, o motorista precisará desembolsar, em média, entre R$ 750,00 e R$ 900,00. Fora isso, ainda ficará sem carro entre dois e três dias. Já o valor de uma caixa de direção nova, dependendo do modelo, pode custar a partir de R$ 1.100.

O volante do carro é constantemente exposto a fatores como umidade, raios do sol, suor e oleosidade das mãos do motorista. Com o uso diário, ele começa a apresentar sinais de desgaste, como desbotamento, aparecimento de rachaduras e até o esfarelamento do material de revestimento.

Para identificar o problema, pare o automóvel e tente girar o volante. Se o movimento não for transmitido às rodas, você poderá ter um problema na caixa de direção. Geralmente, isso acontece com veículos mais antigos, como a Kombi.

200.000 km

A sua vida útil é de pelo menos 200.000 km, mas pode variar dependendo do seu estilo de condução. Sendo um mecanismo de funcionamento e desgaste constante, o volante do motor apresenta sintomas que revelam que este deve ser substituído.

Problema de direção hidráulica dura é comum. Motivos de sua ocorrência vão de quantidade incorreta de fluido a pivôs danificados. Uma das piores sensações possíveis na hora de conduzir um veículo é se deparar com dificuldades para mover a direção.

Ruído ao pisar na embraiagem com o motor a funcionar em ponto morto e o veículo parado. Se o volante estiver suficientemente gasto ou deteriorado, o sistema de molas que absorve as vibrações entre os seus dois discos não retém nada ou quase nada.

Porém, as causas para isso podem ser diversas, como necessidade de alinhamento ou balanceamento, pneus com pouca calibragem, freios com problema, entre outros. O sinal da vibração no volante é bem grave e não pode passar batido. Até mesmo o coxim do motor pode causar vibrações no volante ou ruídos estranhos.

Se a direção estiver pesada ou dura, pode ser um sinal de que há um problema na caixa de direção. Além disso, se houver uma folga na direção, ou seja, quando o volante não responder imediatamente aos movimentos, pode ser necessário fazer a substituição da caixa de direção.

O significado disso é intuitivo: se ao vetor lateral, o de velocidade na curva, for somado o longitudinal, no caso o ato de frear na curva, a resultante dos dois vetores pode ultrapassar o limite de aderência, o que fatalmente levará a uma derrapagem.. Essa é a única razão do conselho de não frear na curva.

Já o reparo das trava elétricas pode variar de R$ 190 a R$ 280. De acordo com profissionais da JSR (3872-3340), a maioria dos casos de defeito nos vidros elétricos é causada pelo rompimento do cabo de aço e pelo desgate das roldanas. A recomendação é trocar essas peças, uma vez que nem sempre é possível fazer o reparo.

As travas elétricas funcionam a partir de um pequeno motor instalado próximo à fechadura da porta. Ao ser acionado via sensores elétricos na chave do veículo ou num controle remoto, as portas do veículo travam.