O que pode ter influenciado a evolução do transporte aéreo no Brasil?

Perguntado por: nveloso . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.2 / 5 5 votos

No Brasil, houve um aumento acentuado do número de passageiros de transporte aéreo, devido ao barateamento das passagens e ao maior poder de compra da população. A principal vantagem do transporte aéreo é a sua agilidade em realizar viagens de longa distância em um período reduzido de tempo.

De acordo com dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em 2022 o Brasil obteve seu recorde histórico de volume movimentado de cargas pelo modal aéreo, atingindo o valor de 1.421 milhões de toneladas, sendo que aproximadamente 70% deste volume é composto por cargas pagas internacionais.

Veja, abaixo, algumas das principais tendências para o transporte aéreo no Brasil em 2023:

  1. Uso de tecnologias de automação.
  2. Sustentabilidade.
  3. Crescimento do comércio eletrônico.
  4. Aumento da capacidade de carga.

O transporte aéreo evoluiu mundialmente após as duas Grandes Guerras Mundiais e o desenvolvimento da globalização. No Brasil, houve um aumento acentuado do número de passageiros de transporte aéreo, devido ao barateamento das passagens e ao maior poder de compra da população.

Uma grande inovação no transporte aéreo, que surgiu e tomou conta silenciosamente, foi a informatização de todos os processos de check-in, despacho, emissão de passagens e etc. É difícil imaginar fazer a compra de uma passagem sem utilizar um celular ou computador.

Ele é indicado para transportar cargas pouco volumosas, sendo utilizado geralmente para transportes de produtos perecíveis, cargas urgentes e objetos valiosos. Outra desvantagem do transporte aéreo são os altos custos de manutenção, implementação, fretes e combustíveis em relação aos outros meios de transportes.

A redução da participação do modal aéreo é resultado da desaceleração de importações por via aérea e, principalmente, da alta expressiva das exportações por via marítima. Entre 2008 e 2018, as vendas de produtos básicos cresceram 63%, enquanto as exportações de manufaturados recuaram 6,4%.

Graças à agilidade dos deslocamentos proporcionados pelo modal aeroviário e a eficiência das comunicações, a economia mundial passou a ser integrada, integração essa que apresenta várias dimensões – socioeconômica, política e cultural, as nações do mundo passaram a ser integradas num único sistema, chamado sistema ...

Esses problemas são: a falta de infraestrutura dos aeroportos, falta de rigor no controle aéreo, descaso das empresas com os passageiros, sobrecarga de trabalho da tripulação, não cumprimento da legislação de proteção ao consumidor, entre outros.

Possibilita a realização de viagens nacionais e internacionais; Conta com grande cobertura de aeroportos e pistas de pouso no mundo inteiro; Oferece menor risco de danos às mercadorias transportadas, entre outros.

Por outro lado, o especialista cita os obstáculos da carga aérea hoje: "o peso e as dimensões são os principais desafios, pois estamos restritos aos tamanhos das aeronaves". Tais problemas foram ainda mais acentuados com o agravamento da crise global e a redução significativa dos voos comerciais nos últimos meses.

O Anuário do Transporte Aéreo de 2022 aponta que foram realizados cerca de 100 mil voos internacionais em 2022, um aumento de 89% sobre os números de 2021, quando foram registrados 53 mil voos. O número de passageiros transportados aumentou 227%, saltando de 5 milhões para aproximadamente 16 milhões.

Uma possibilidade é a substituição de viagens comerciais por videoconferências, economizando tempo e dinheiro e diminuindo sua pegada de carbono. A neutralização de carbono também é uma sugestão para atenuar os impactos ambientais das viagens de avião.

Os aeroportos modernos também passaram a ter terminais intermodais para o transporte de carga. Além disso, o aumento do tamanho dos aviões e o barateamento do custo contribuíram para que o fluxo de pessoas por esse meio de transporte crescesse, tornando-se acessível à população de menor poder aquisitivo.

A concepção de transporte aeromédico foi introduzida durante as guerras napoleónicas e sedimentada na Guerra Franco-Prussiana (1871), quando 160 feridos foram transportados da Paris sediada, em baloes de ar quente.

A evolução dos meios de transporte ocorreu por meio da modernização da sociedade global, com a criação de objetos técnicos inovadores. Os modais de transporte são empregados conforme o objetivo de sua utilização, possuindo diferenças significativas entre eles.

Das máquinas à vapor ao motor à combustão, dos navios aos aviões, esses avanços tecnológicos transformaram a maneira como nos deslocamos pelo mundo, a forma como nos comunicamos e nos conectamos com outras pessoas.