O que pode te reprovar no TCC?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Principais Causas para Reprovar no TCC

  • Plágio. Cometer plágio é sem dúvida uma das principais causas para reprovar no TCC. ...
  • Comprar o TCC pronto. ...
  • Fugir do tema. ...
  • Trabalho Desorganizado. ...
  • Faltar no TCC. ...
  • Falta de normatização.

A nota mínima para aprovação do TCC é 6,0 (seis vírgula zero).

A primeira coisa que você precisa analisar é se o TCC é obrigatório para o seu curso. Se ele for uma disciplina optativa, você poderá se formar mesmo não conseguindo a aprovação no TCC. Já se ele for obrigatório, significa que você não conseguirá o diploma enquanto estiver pendente.

Mesmo se a sua apresentação não for razoável, você não será reprovado por isso. A nota mínima para a aprovação do TCC é 70 (setenta) na escala de zero a cem. Os alunos com nota inferior a 70 deverão refazer o TCC. O mais provável é a banca te dar a nota mínima.

Antes de mais nada, o TCC não precisa ser difícil. Pode tirar isto da cabeça e respire, pois ao contrário, sua pesquisa pode ser rápida, fácil e escrita com qualidade.

A nota de cada examinador será a soma do trabalho escrito (com valor de 0 a 70 - zero a setenta) e da apresentação oral (com valor de 0 a 30 - zero a trinta), totalizando, assim, nota 100 (cem).

Eu “bombei”, reprovei em Monografia, TCC e outras matérias, posso colar grau? Sim, independente de em qual ou quantas matérias você reprovou você pode colar grau de forma simbólica. Já colei grau em solenidade especial com o reitor, posso colar grau de novo?

9ª) Use entre 15 e 25 slides para a apresentação evitando assim o risco de “estourar” o tempo.

Diga a titulação e o nome dos avaliadores em alto bom som.
Então essa dica vale ouro. Repetindo: Fale a titulação e o nome dos professores da banca claramente. Isso vai ajudar muito a causar uma boa impressão.

20 minutos

Respeite o tempo de apresentação.
As defesas de TCC ou de outros trabalhos acadêmicos duram, em média, entre 15 e 20 minutos.

Como já explicamos, a avaliação do TCC é minuciosa e o prazo é de até 40 dias.

Depende. Para se matricular em TCC o aluno tem que estar no décimo período e não pode estar devendo disciplinas do 1° ao 8° semestres. Ou seja, o aluno pode fazer TCC devendo disciplinas apenas do 9° semestre.

Uma banca examinadora de TCC avalia todo trabalho de conclusão, que vai conferir a qualidade e relevância da pesquisa desenvolvida, garantindo ao seu autor o término da graduação em caso de aprovação.

A primeira grande verdade é: Você NÃO tem 6 meses para realizar o TCC. Na prática você tem em torno de 3 a 4 meses para desenvolver o seu trabalho.

Uma monografia tem uns 3 ou quatro capítulos e mais a conclusão. Geralmente o primeiro capítulo é onde fica a apresentação dos referenciais, dos conceitos e dos autores que fazem o embasamento da pesquisa.

Na verdade, não existe uma quantidade específica como padrão exigido. Desse modo, cada faculdade pode exigir uma quantidade mínima e máxima, mas certamente esse parâmetro será definido antes de você iniciar a escrita de sua monografia.

Eu sempre recomendo para que utilize os slides como “cola” para apresentar o seu TCC. Você pode (e deve) consultar neste link como fazer os slides para o seu TCC.

Geralmente, não existe limite para a reprovação na faculdade. Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição.

Com a nova resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018, o aluno pode optar pela não realização, pois o TCC não é obrigatório.

Inicie falando sobre a escolha do tema, os aspectos que te levaram a escolhê-lo e sobre seu objeto de estudo, justificando os motivos de cada escolha dentro do projeto. Depois, apresente qual é a problemática norteadora de sua pesquisa, citando os objetivos do seu TCC.

4 – O TCC pode ser feito em grupo ou individual? Resposta: Poderá ser desenvolvido individualmente, sob forma de monografia, ou em grupos de no máximo 3 (três) alunos, na forma de artigo científico.