O que pode substituir o zolpidem?

Perguntado por: arosa2 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Melatonina: conhecida como o hormônio do sono, a melatonina é produzida naturalmente pelo organismo e, como o nome sugere, possui a função de regular o ciclo circadiano, que nos faz adormecer à noite e despertar durante o dia.

“Lançaremos no início do ano o Prysma®, que inaugura a 1ª categoria da Anvisa como inovador diverso e é o único da 3ª geração de indutores do sono no Brasil, oferecendo aos médicos e seus pacientes uma opção para até 8 horas de sono que não causa dependência e com menos efeitos colaterais que os benzodiazepínicos”, ...

A melatonina não tem prescrição liberada pela ANVISA no Brasil. O Zolpidem é indicado para tratamento de insônia por curto prazo. Deve-se investigar a causa da insônia para o devido tratamento. Em prazos maiores outros indutores hipnóticos são mais indicados por não terem risco de dependência.

De modo geral, não é recomendável usar estas duas medicações de modo associado, até porque o Rivotril* (clonazepam) tem efeito tanto ansiolítico quanto hipnótico (de dar sono).

Medicamento para indução de sono é seguro quando usado por um tempo limitado e com acompanhamento. O consumo prolongado dele pode causar tolerância, dependência e surtos de alucinações ou sonambulismo, alertam médicos.

Estudos têm mostrado que o Zolpidem (Stilnox), mesmo em uso prolongado não apresenta efeito rebote , ao contrário dos benzodiazepínicos (rivotril, rohypnol, frontal, etc). O estudo que acompanhou indivíduos em uso de zolpidem foi por um ano.

Se fizer uso de Zolpidem, medicamento eficaz e comumente utilizado para o tratamento insonia, e houver demora para deitar na cama e iniciar o sono, ou simplesmente tentar resistir ao efeito de indução de sono do medicamento, isso poderá provocar alucinações visuais e auditivas.

Ao tomar Zolpidem como um medicamento de longo prazo, não pare de repente. Lembre-se de que os sintomas de abstinência podem durar de vários dias a algumas semanas. Em geral, no entanto, os sintomas começam a melhorar cerca de 4 a 5 dias após a interrupção da medicação.

Podendo também sentir certa confusão mental, sintomas de desrealização e amnésia. Talvez o que sentiu... Esses efeitos colaterais são bem temporários... já que o tempo de ação cerebral dessa substância é em torno de 5 - 6hs.

6 Chás para Você Dormir Melhor

  • Camomila. Durante anos, o chá de camomila foi usado como um remédio natural para reduzir a inflamação e ansiedade e tratar a insônia. ...
  • Raiz valeriana. ...
  • Lavanda. ...
  • Erva-cidreira. ...
  • Passiflora. ...
  • Casca de magnólia.

Dramin® B6 pode causar sonolência, portanto você deve ter cuidado ao dirigir veículos ou operar máquinas após usar este medicamento.

Famoso no Brasil, o Dramin é amplamente usado além do seu principal objetivo: tratar náuseas, vertigem, tontura e vômito. Este medicamento, que pode ser comprado sem receita médica, é usado para ajudar a dormir e isso o tornou conhecido.

Apesar de o zolpidem ser indicado para insônia e o clonazepam ser mais indicado para ansiedade (ou para abortar crises de pânico), o clonazepam também é usado, por vezes, como hipnótico ou seja, em alguns casos, seria possível usar somente o clonazepam.

Recomendação da Zaleplona (Sonata) Sua principal indicação é para rápida indução de sono (mais rápida que o Zolpidem), com pouco efeito em sua manutenção, podendo ser utilizada no meio da noite, em casos de despertar precoce, sem preocupações de acordar grogue na manhã seguinte.

A insônia normalmente é secundária a algum transtorno psiquiátrico como ansiedade ou depressão e em alguns casos pode ser realmente um transtorno neurológico primário. Se ainda não foi realizado, vale a pena procurar um médico especialista do sono (que pode ser neurologista ou psiquiatra).

Os que eu conheço são o Stilnox® e o Zolfast®. Outra opção é o Patz®, que por ser de 5mg não precisa ser partido ao meio.