O que pode substituir o protetor térmico?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Uma das receitas de protetor térmico caseiro que mais se destaca é feita com a mistura de creme de pentear, água termal, óleo de argan e soro fisiológico. Essa misturinha é usada em um borrifador, tem validade de um mês e deve ser armazenada na geladeira durante esse período.

Óleo pode ser protetor térmico e finalizador
Para um resultado mais duradouro, os termoprotetores devem ser aplicados nos cabelos limpos e ainda úmidos e depois secos ao natural ou com secador para depois usar a chapinha.

O produto de cabelo mais importante para quem usa chapinha, secador e babyliss com frequência é o protetor térmico. Antes de ligar qualquer aparelho de calor, é fundamental aplicar um leave-in que ofereça uma barreira térmica para preservar a fibra capilar.

Aplique termoprotetores antes da chapinha
Todo mundo já sabe, mas nunca é demais lembrar: antes de submeter os cabelos à qualquer fonte de calor - seja secador, chapinha ou babyliss - , é fundamental protegê-los com algum produto termoprotetor para que se crie uma película ao redor dos fios e a cutícula seja selada.

Para evitar esse efeito, é fundamental aplicar uma boa quantidade de protetor térmico em todo o comprimento das madeixas antes de começar o processo de styling. Além de prolongar a durabilidade da textura criada, o produto vai proteger os fios dos danos que podem levar à quebra.

Existem condicionadores que vêm com protetor térmico ou então podem ser combinados para proteger ao máximo os fios.

Além de fortalecer a proteção natural dos fios, o soro fisiológico ainda proporciona hidratação, brilho e redução do frizz, além de ser facilmente absorvido pelo cabelo e livre de metais pesados, deixando os cabelos mais leves e com mais movimento.

Pode parecer inofensivo, mas passar a chapinha nos fios sujos, sem lavar ou com resíduos de cremes e óleos tem o poder de “fritar” os fios e até causar a quebra. Por isso, sempre lave e seque os cabelos antes de passar a chapinha, ok?

Não passe nenhum tipo de produto que contenha óleo mineral antes de usar a chapinha, pois, estimulado pelo calor, o ingrediente atinge temperaturas altíssimas que literalmente "fritam" o cabelo. O excesso de calor muda muito a cor dos fios, então quem pinta o cabelo deve ter cuidado redobrado.

Use um protetor térmico
Para protegê-los é necessário o uso de um protetor térmico. Esse é o caso do Óleo Fortalecedor Patauá, de Ekos, que protege contra a ação térmica do secador e da chapinha, além de proporcionar leveza e brilho aos fios.

Nesse sentido, uma ótima forma de substituir o protetor térmico é usar um creme para pentear que tenha proteção térmica. Além de desembaraçar com facilidade, dar brilho, maciez e controlar o frizz, o creme para pentear protege os fios contra o calor, poluição e sol também pela ação antipoluição e filtro UV.

Pode ser usado antes ou depois da escova, ou chapinha, com cabelo seco ou molhado. Com proteção térmica. Fórmula leve que não pesa nos fios. Indicado: Para todos os tipos de cabelo.

Para isso, o segredo é apostar em um óleo de silicone, que atua na parte externa dos fios e é indicado por cabeleireiros para a etapa de finalização e styling. O hairstylist e artista Redken Guilherme Araújo recomenda Oil For All, um óleo de silicone multifuncional para todos os tipos de cabelo.

O protetor térmico pode ser usado com os cabelos úmidos ou secos, tudo depende da forma que você vai finalizar ou da proposta do produto. Por exemplo, para realizar escova e prancha, costuma-se aplicar nos cabelos úmidos. Quando se faz o uso de modeladores, o ideal é que os cabelos estejam secos.

Top 5 Melhores Protetores Térmicos para Cabelo de 2023: Guia de compra

  • Leave-In Nutritive Nectar Thermique Kerastase.
  • Óleo Elixir Utime L'huile Originale Kérastase.
  • Hair Protector Truss.
  • Leave-in Uniq One Lotus Flower Revlon Profissional.
  • 25 Benefits One United All-In-One Redken.
  1. Dica #1: lave os cabelos com uma linha de tratamento anti-efeito armado.
  2. Dica #2: use o óleo capilar nas madeixas antes de secar os fios.
  3. Dica #3: evite escovar o cabelo puxando para cima.
  4. Dica #4: finalize a escova com um jato de ar frio nas mechas.
  5. Dica #5: aplique o óleo capilar no comprimento e pontas mais uma vez.

O ideal é passar uma a chapinha uma vez só, sem parar no meio da mecha para não danificar. Quando for dividir o cabelo, comece o alisamento pela parte de trás da cabeça. Vá da raiz em direção às pontas, cuidando para escorregar a prancha de uma vez. Isso também ajuda a evitar a formação de ondas e de marcas nos fios.

Dicas de como fazer a chapinha durar mais

  1. O liso perfeito começa ainda dentro do chuveiro. ...
  2. Escolha um bom protetor térmico. ...
  3. Tenha certeza de que seu cabelo está completamente seco. ...
  4. Divida o cabelo em mechas menores. ...
  5. Spray fixador nos fios antes de sair de casa.

O protetor térmico é um produto indispensável na rotina de cuidados capilares de quem usa ferramentas de calor. Usar secador, chapinha, difusor e babyliss sem proteger os cabelos das altas temperaturas pode causar danos profundos na fibra capilar, comprometendo a saúde e a aparência dos fios.