O que pode substituir o papel alumínio no pudim?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Se tens por hábito utilizar papel de alumínio para forrar formas ou para colocar receitas no forno, podes simplesmente trocá-lo por uma panela de ferro, inox ou barro com tampa.

Tanto serve para proteção do alimento como para agilizar o cozimento deles. Por isso, é comum cobrir assadeiras onde estão carnes, peixes, batatas e pudins doces. :: ajuda no transporte de alimentos, deixando-os aquecidos por mais tempo, lembra a Alpfilm.

Se tens por hábito utilizar papel de alumínio para forrar formas ou para colocar receitas no forno, podes simplesmente trocá-lo por uma panela de ferro, inox ou barro com tampa.

Guardar alimentos quentes na geladeira prejudica o funcionamento da mesma, podendo gerar danos, além de aumentar o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz. Ou seja, não recomendamos que comidas quentes sejam colocadas no freezer ou geladeira, por isso, espere até que estejam em temperatura ambiente.

Calda amarga
Isso acontece quando o açúcar queima ou simplesmente cozinha demais, além do seu ponto. Para que isso não aconteça mais, desligue o fogo antes de amarelar a calda, ela vai continuar cozinhando com o calor já adquirido e não vai queimar!

Por que o pudim precisa de banho-maria
Esse doce precisa ser assado em banho-maria para que fique cremoso e não talhe: as gemas costumam costumam coagular entre 55 e 60 graus, então, para que ele não talhe, não coloque água quente na forma.

Nunca desenforme quente, pois ele ainda não adquiriu a textura de corte e não estará firme. Para desenformar o pudim, é necessário deixá-lo esfriar pelo menos umas 3 h na geladeira. "O ideal é desenformar o pudim quando estiver frio. Também vale aquecer o fundo da forma rapidamente na chama do fogão ou em banho-maria.

Aqui, você vai aprender a preparar e desenformar um pudim de sorvete. O doce deve ficar por pelo menos 5 horas gelando e, então, você vai levar a forma em fogo baixo para soltar. É importante não deixar parado para não derreter muito nem queimar. A sobremesa sai facilmente depois.

Pudim

  1. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes do pudim e despeje na forma reservada.
  2. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos.
  3. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas.
  4. Desenforme e sirva a seguir.

Devemos inserir o garfo ou o palitinho na massa que está no forno para ver se sai seco ou molhado. Se sair seco, é hora de tirar o doce. Se sair úmido, a massa ainda pode ficar assando mais um tempinho. Outra forma de descobrir o ponto do pudim é sacudir a forma delicadamente.

Para as situações de emergência, mantenha uma caixa de lenços de papel ou uma embalagem pequena de lenços, caso queira que seja portátil. Esse é o melhor substituto para o papel higiênico, mas algumas pessoas não gostam de carregar lenços, o que não tem problema nenhum.

Também ajuda cobrir o pudim com papel manteiga ou alumínio e por um pano de prato entre a assadeira do banho-maria e a do pudim, para que a forma do pudim não entre em contato direto com a assadeira que está sobre a grelha (como geralmente as formas são feitas de material condutor, chegarão rapidamente a uns 200 graus.

É claro que achamos que não pode colocar papel-toalha no forno quando pensamos nisso assim, de supetão. Contudo, você sabia que pode, sim? Pois é! A sua casa não vai pegar fogo se você usar papel-toalha no forno!

Para cozinhar alimentos no forno que precisam de uma cobertura de papel alumínio, você pode utilizar panelas, pirex e formas com tampa de vidro. Lembre-se de verificar o material que são feitas.

“Tecnicamente falando, o ideal é utilizar o lado brilhante para dentro para melhor aproveitamento da fonte de calor. O fato, porém, de se utilizar um lado ou outro em contato com alimentos não ocasiona qualquer prejuízo no cozimento ou conservação”, completa a ABAL.

o papel manteiga, conhecido também como papel vegetal, é feito de celulose e água. Ele é ideal pra substituir a manteiga na hora de untar a forma e assadeiras e preparar pratos doces e salgados! Tem uma textura antiaderente e é bem resistente ao calor, por isso, dá pra usar no forno à vontade.

Não esperar o pudim esfriar para colocar na geladeira
Não esqueça de deixar o seu pudim esfriar para colocar na geladeira. O ideal é estar em temperatura ambiente. Assim você não vai fazer a geladeira trabalhar mais do que o necessário para regular a temperatura.

Coloque a calda de pudim da Palmirinha na forma de pudim e espalhe usando um pincel de cozinha ou girando a forma. Está pronta para receber o pudim! Se você preferir pode usar esta calda para pudim depois de pronto, também fica muito gostoso.