O que pode substituir o omeprazol?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Diversas pesquisas apontam que tanto o Omeprazol – o mais famoso dos IPBs – quanto os demais medicamentos da “família zol” (Pantoprazol, Exomeprazol, Lansoprazol, Dexlansoprazol e Rabeprazol) possuem o mesmo mecanismo de ação e são equivalentes com relação ao efeito e tempo de duração do tratamento – normalmente, entre ...

Chá de hortelã
A planta tem a capacidade de minimizar a irritação estomacal, diminuir a sensação de inchaço, de indigestão e até a flatulência. Além disso, também tem um efeito calmante sobre o fígado, auxiliando ainda mais na digestão.

Laranja lima, banana, maçã, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago.

Quando a dor se mantém, o médico gastroenterologista deve ser consultado pois pode ser necessário tomar remédios inibidores da produção de ácido, como omeprazol ou esomeprazol, remédios antieméticos, como a metoclopramida ou anti-espasmódicos, como o Buscopan.

CONCLUSÃO: Nós concluímos que o omeprazol é superior a cimetidina para o alívio de todos os graus de azia na DRGE, ou não o paciente tem inequívoca esofagite endoscópica.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

É aconselhável que, para tratar a dor de estômago, você deve:

  1. Tomar remédios como antiácidos ou anti-inflamatórios, sob indicação médica;
  2. Evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  3. Seguir uma dieta rica em vegetais, frutas, cereais integrais e carnes magras;
  4. Praticar algum tipo de atividade física.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Hábitos e alimentos que ajudam a controlar a gastrite

  • legumes e verduras cozidos; ...
  • maçã, melão, banana, pera, mamão, frutas vermelhas; ...
  • peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta; ...
  • linhaça; ...
  • gengibre; ...
  • batata.

De acordo com a nutricionista, chás claros (hortelã, erva-doce e camomila) são bem-vindos. Além disso, é possível preparar um suco de fruta, desde que não seja ácido. Caso você queira investir em uma bebida que ofereça mais energia, vale testar receitas de vitaminas com aveia, chia, linhaça e água de coco, por exemplo.

Comer menos e com menos intervalo entre as refeições pode ajudar no controle da gastrite. VERDADE. Esta prática garante um controle na produção de ácidos do estômago. Assim, ajuda na digestão e evita desconfortos.

Até o momento não foram encontradas evidências de que seu uso prolongado possa causar algum dano para o paciente. O que pode ocorrer é o aumento de alguns efeitos adversos -sem maior gravidade – no uso de longo prazo(1), como por exemplo náuseas, dor de cabeça e diarréia.

O correto é tomar o Omeprazol 15 minutos antes da refeição, porque ele vai servir como um protetor do estômago durante todo o dia, evitando que haja uma liberação excessiva de ácido clorídrico, assim que o alimento chegar ao estômago.

O omeprazol liga-se às bombas de prótons, provocando a sua inativação. Essa inativação das células parietais do estômago pelo omeprazol consegue reduzir a produção de ácido em até 95%, motivo pelo qual esse fármaco é o medicamento de eleição para o tratamento das doenças gástricas relacionadas com a acidez.

Chás com com propriedades calmantes e digestivas como boldo, erva-doce, hortelã e macela, são uma boa solução caseira para combater os gases, a má digestão, que causa sensação de barriga inchada, arrotos frequentes e até mesmo dor de cabeça.

Camomila com anis é antiespasmódica e anti-inflamatória, que serve para acalmar a dor de estômago, reduzir a sensação de inchaço e expulsar os gases. É uma planta calmante e funciona bem quando a indigestão é causada por algum estresse ou ansiedade, além de ser muito saborosa!

Buscopan® é um medicamento indicado para tratamento das dores e cólicas na região da barriga: como por exemplo estômago, intestino, rins, bexiga e cólicas menstruais. O medicamento atua no relaxamento desses locais e proporciona alívio rápido e prolongado da dor nos órgãos.