O que pode substituir o lítio?

Perguntado por: obarros . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Bateria de íons de sódio é aprimorada e pode substituir as de lítio em breve. Em 2019, os cientistas que criaram um protótipo de bateria com base de íons de sódio, ganhou o premio Nobel de Química. Um novo modelo testado se mostra superior aos de lítio. Ele consegue reter 80% da carga, mesmo após mil ciclos.

O que acontecerá se o doente parar de tomar Lítio? Em muitos casos ocorrerá uma crise, maníaca ou depressiva (desestabilização do humor e descompensação do transtorno bipolar). O doente só poderá parar o tratamento com ordens médicas.

Além disso, poucos são os alimentos que contém lítio em sua composição, dentre eles a alface, o gengibre e as nozes. Apenas com alimentação não é possível atingir os níveis mínimos de lítio para o tratamento de transtornos psiquiátricos.

Como em pessoas bipolares isso ocorre de forma impetuosa e reiterada, aquela capacidade cerebral se torna danificada. A falta de tratamento adequado ainda faz com que as crises se tornem mais intensas e mais frequentes. Há mais exigência por parte do cérebro, que deteriora cada vez mais conexões neurais.

É encontrado nos minerais espodumênio, lepidolita e petalita. Além das rochas, também ocorre em águas salgadas e termais. Em meios industriais, é obtido através da eletrólise do cloreto de lítio. Ele caracteriza-se por ser um metal mole, macio e de coloração prateada.

Pode ser encontrado em salmouras ou também na crosta terrestre, em minerais como a petalita. É industrialmente extraído por meio da eletrólise do cloreto de lítio fundido.

O lítio é comumente encontrado na água da torneira ou outras fontes de água corrente, ainda que em quantidades variadas.

O tratamento com lítio deve ser parado entre 48 e 72 horas antes de uma cirurgia que necessita anestesia geral e enquanto o paciente não pode beber ou comer normalmente.

Baseado nas informações disponíveis, as evidências apontam a olanzapina como o antipsicótico atípico mais apropriado no tratamento de pacientes bipolares em mania, embora existam estudos sugerindo a eficácia da risperidona, aripiprazol e da clozapina.

Clozapina, lamotrigina, olanzapina, quetiapina e risperidona são remédios usados para outros fins na rede pública, mas devem estar disponíveis também para esse transtorno afetivo.

Os efeitos secundários gastrintestinais, incluindo náuseas, vômitos e diarreia, são comuns no início do tratamento; porém, são, em geral, transitórios e podem ser diminuídos pela administração da medicação juntamente com alimentos ou dividindo a dose ao longo do dia.

O sistema nervoso central (SNC) é o sistema mais afetado por essa intoxicação, e o grau desse envenenamento por lítio gera sintomatologias diversas, desde sonolência, náusea, êmese (vômito), diarreia, polidipsia (sede excessiva), tremor, fraqueza muscular, ataxia (perda de coordenação motora e equilíbrio) e dismetria ( ...

Em modelos experimentais, o lítio estimulou a neurogênese cerebral no giro denteado do hipocampo. Portanto, o efeito protetor do lítio contra mecanismos patogênicos da DA e outras demências parece decorrer de suas propriedades biológicas intrínsecas.

O uso concomitante de fluoxetina com lítio pode aumentar ou diminuir as concentrações séricas de lítio. Estes pacientes devem ser monitorados.