O que pode substituir o Gatorade?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Por exemplo, a água de coco é um isotônico natural rico em potássio e sódio e que pode facilmente substituir estes produtos industrializados.
...
Receita de isotônico caseiro 1

  • 250 mL de água filtrada.
  • 2 colheres de sopa de mel.
  • 1 pitada grande de sal marinho não refinado.
  • ¼ xícara de suco de fresco de limões orgânicos.

“O melhor isotônico é a água de coco. É natural e rica em hidrolíticos (magnésio, potássio, sódio), em vitaminas e minerais, além de ser capaz de regular o PH do sangue e manter os atletas dispostos e sem fraqueza”, atesta Maria Matos, integrante da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.

Bebidas esportivas como Gatorade ou Powerade geralmente devem ser evitadas em favor da água, a menos que você esteja fazendo um treino intenso. Isso porque algumas bebidas esportivas contêm mais de 30 gramas de açúcar adicionado (não é recomendado mais do que 36 gramas para os homens e 25 gramas para as mulheres).

A composição do Gatorade assemelha-se à do soro fisiológico comum, contendo água, açúcar e sal. Mas a bebida contém também aromatizantes e corantes e uma concentração alta de carboidratos, que facilitam a passagem da bebida pelo estômago, dando uma sensação de leveza estomacal, muito apreciada pelos atletas.

GATORADE HIDRATA MAIS QUE ÁGUA.
Gatorade contém hidratos e combustíveis melhores do que água. É uma afirmação ousada e estudada em quarenta e nove anos de pesquisa, tanto no laboratório e no esporte.

Gente, tanto o energético como o isotônico dão energia e ajudam recuperar o gás, tá? Agora, enquanto o energético é ótimo pra aumentar a disposição na hora de trabalhar, estudar ou até ir pra festas, o isotônico é ideal pra repor os líquidos e nutrientes perdidos no suor durante os exercícios físicos.

Água ou isotônico, o veredito
Isso pode ajudar no seu desempenho também. Quando os ciclistas tomaram uma bebida esportiva pesada em um pedal de mais de 60 Km, eles terminaram 6,5% mais rápido do que aqueles que beberam água pura, segundo um estudo publicado no Journal of International Society of Sports Nutrition.

Modo de preparo: esprema dois limões, misture todos os ingredientes e refrigere. Rendimento: 500 ml da bebida.
...
Ingredientes:

  1. Suco de dois limões.
  2. 500 ml de água.
  3. 1,25 g de bicarbonato de sódio (um quarto de colher de chá) - 342 mg de sódio.
  4. 0,5 g de sal (meio sachê ou uma pitadinha) - 195 mg de sódio.

Isotônico ajuda a combater os sintomas de náuseas e enjoos
Além de ser uma ótima opção de alimento para atletas, o isotônico é muito indicado para náuseas e enjoos, sejam adultos ou crianças. A bebida ajuda a restabelecer a água e os nutrientes no organismo, provocando uma sensação de melhora logo após o consumo.

Com 31 gramas de açúcar, não é lá a melhor ideia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo máximo de 50 gramas por dia, mas o ideal é não ultrapassar 25 gramas. Segundo o perfil de nutrientes da Organização Panamericana de Saúde (Opas), esse produto é alto em açúcar e em sódio.

Chás, refrigerantes, isotônicos (ex. Gatorade) e sucos de fruta não são as melhores opções, mas podem até ser usados nos casos de diarreia leve, com pouca ou nenhuma desidratação.

Os investigadores descobriram que, enquanto a água – tanto sem gás como com gás – faz um bom trabalho para hidratar rapidamente o corpo, bebidas com um pouco de açúcar, gordura ou proteína fazem um trabalho ainda melhor em manter-nos hidratados durante mais tempo.

Melancia, morango, pêssego, framboesa, abacaxi, pepino, abobrinha, tomate, melão e alface são alguns dos alimentos com maior teor de água em sua composição. Dalyla recomenda complementar a hidratação com água de coco, água com hortelã e gengibre, sucos naturais e chás.

Confira cinco dicas que vão lhe ajudar a ficar com a hidratação em dia.

  1. Beba água. Não espere sentir sede para beber água. ...
  2. Consuma alimentos ricos em água. ...
  3. Diminua o consumo de sal. ...
  4. Evite bebidas alcóolicas. ...
  5. Aposte em bebidas não alcóolicas.

E o que é bom para curar a desidratação? A resposta simples é beber água, mas isso deve ser feito de maneira cuidadosa. Em casos leves ou moderados, para crianças, adultos e idosos, o mais indicado é beber água em pequenos goles, tomando intervalos curtos entre eles.

Você pode tomar água mineral, água de coco, isotônicos como o Gatorade e também o soro caseiro (água com sal e açúcar). Em caso grave de intoxicação alimentar, pode ser necessário tomar um antibiótico.

Como a função dessa bebida é hidratar o corpo e recuperar sais minerais e carboidratos perdidos, o isotônico Gatorade pode ser consumido durante ou depois do exercício.

Ela contém diversas substâncias como carboidratos, vitaminas, sódio e potássio. Eles repõem os nutrientes que, geralmente, são perdidos durante um treino muito intenso, de forma mais rápida do que as outras bebidas. O energético tem na sua composição substâncias que servem como estimulante.

Cada frasco de 355 mililitros contém 200 miligramas de cafeína e vitaminas do complexo B.