O que pode substituir o cano de PVC?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

O PEX (Polietileno Reticulado) é uma das alternativas existentes no mercado brasileiro para instalações prediais de água fria e quente. O sistema utiliza tubulações flexíveis de plástico para transportar água para os diversos pontos de consumo de um edifício.

Quais são os principais tipos de tubos?

  • Tubo de aço carbono.
  • Tubos Mecânicos.
  • Tubos de aço trefilados.
  • Tipos de tubos: escolha o que modelo que melhor atenda suas necessidades.

canos de PVC

Os canos de PVC são os mais usados para encanamento do esgoto, porque oferecem diversas vantagens. Uma delas é o fato de serem mais leves, o que facilita o manuseio na obra e permite que o tubo seja mais longo, evitando emendas - uma das principais causas de vazamentos, se realizadas inadequadamente.

O preço médio de tubo cpvc depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar tubo cpvc por valores entre R$ 26,12 e R$ 959,55.

Enquanto o PP é um polímero mais neutralizado, o PVC é um polímero mais flexível. O Polipropileno (PP) e o PVC são materiais versáteis, que podem ser moldados, e que são recicláveis. Primeiro, o PVC (Policloreto de Vinila) é um termoplástico à base de eletrólise de eteno e de cloro.

O encanamento do banheiro, é um sistema que fornece abastecimento, distribuição e escoamento de água nas residências. Tendo a função de captar, transportar e armazenar água.
...
Para realizar o encanamento do banheiro é preciso que você tenha:

  1. Caixa d'água.
  2. Registro e tubulação.
  3. Tubos de esgoto e ralos.
  4. Planta hidráulica.

Os canos são exclusivamente usados na condução de fluidos. Por ser, na prática, um vaso de pressão, o que importa é a capacidade de vazão, portanto, o diâmetro interno. Diferentemente do tubo, o cano tem diâmetro interno fixo e o diâmetro externo é medido pelo aumento da estrutura da parede.

Os tubos e conexões soldáveis são unidos por meio de adesivo plástico, o que dispensa o uso de equipamentos especiais. São leves, fáceis de manusear e podem ser utilizados em todos os tipos e padrões de obra: residenciais, comerciais e industriais.

TUBOS DE CPVC
“Basicamente, sua composição química é semelhante à do PVC, mas com a adição de cloro na fórmula. Isso torna o material mais resistente e maleável”, explica Andrade, reforçando que a solução é uma alternativa mais barata aos tubos de cobre.

O tubo quadrado, também chamado de metalon, é majoritariamente utilizado em construção civil por possuir maior resistência e melhor plasticidade.

Atualmente, existem dois tipos de tubos em PVC comuns: o soldável e o roscável. Entre as vantagens que esses modelos oferecem, podemos destacar a facilidade de instalação, a boa durabilidade e a resistência a vários produtos químicos.

Mais baratos, saudáveis e simples de instalar, tubos de PP (polipropileno) e de PEAD (polietileno de alta densidade) ganham terreno quando itens como preço e saúde perturbam o reinado do cobre e do PVC.

Em geral, nas residências se usa tubo de 25 mm na alimentação e de 32 mm no ladrão e na tubulação de lavagem. Esta última fica exatamente no fundo, bem rente à borda, e sua função é esvaziar totalmente a caixa para limpeza ou manutenção.

Os tubos e conexões de esgoto série normal são fabricados em PVC rígido e podem ser aplicados para escoar efluentes de aparelhos sanitários ou conduzir água pluvial em instalações prediais de esgoto e ventilação.

Indicado para colagem de tubos e conexões da Linha Super CPVC. A sua viscosidade e seu tempo de trabalho são otimizados para a solda de tubulações de até 114 mm de diâmetro.