O que pode substituir o café para quem tem gastrite?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Mas, afinal, qual é a melhor opção de bebida para quem sofre com gastrite? De acordo com a nutricionista, chás claros (hortelã, erva-doce e camomila) são bem-vindos. Além disso, é possível preparar um suco de fruta, desde que não seja ácido.

Associado ao café, o leite protege o estômago quando a pessoa já tem gastrite ou pode preveni-la nos casos em que é alto o consumo de café ao longo do dia. “Além disso, o café com leite garante um melhor funcionamento do organismo.

Sete alimentos que ajudam a controlar a gastrite

  • Hortelã e alecrim. Os chás dessas ervas são poderosos aliados da boa digestão. ...
  • Frutas não ácidas. ...
  • Alimentos com lactobacilos. ...
  • Peixe e frango com pouca gordura. ...
  • Suco verde. ...
  • Legumes ou verduras refogadas. ...
  • Bolachas água e sal.

Conheça 7 bebidas estimulantes que vão substituir o cafezinho!

  1. Chá verde. Para quem quer começar o dia com estímulo leves, pode tentar um copo de chá verde, que tem um pouco menos cafeína do que o café. ...
  2. Smoothie de nozes. ...
  3. Chá de alcaçuz. ...
  4. Alfarroba em pó ...
  5. Água com limão. ...
  6. Semente de linhaça. ...
  7. Chá de hortelã

Ervas podem ser poderosas aliadas no tratamento da gastrite, aliviando seus sintomas desconfortáveis.
...
E as plantas podem te ajudar!

  1. Espinheira Santa (ver produto).
  2. Guaçatonga (ver produto).
  3. Alcaçuz europeu (ver produto).
  4. Zedoária (ver produto).
  5. Hortelã (ver produto).
  6. Menta (ver produto).

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

Quem consumiu o iogurte com probióticos apresentou uma queda considerável na atividade da bactéria por trás da inflamação estomacal.

Mas o leite não deve ser abolido da alimentação de quem sofre de gastrite. Nutricionistas indicam que o leite puro não deve ser ingerido, mas derivados pode fazer parte da dieta, sem excessos e em quantidade moderada.

Na dieta para gastrite é indicado comer: Leite desnatado; Chás, exceto os de mate e preto ou com cafeína; Sucos de frutas, exceto as cítricas, como laranja, limão ou abacaxi; Pão sem miolo, evitando sempre o pão de farinha branca, como o pão francês; Queijo branco, ricota, evitando os amarelos e gordurosos; As carnes ...

- Evitar o consumo de: doces concentrados como goiabada, doce de leite, chocolate e alimentos/preparações gordurosas como frituras, maionese, salgadinhos, fast foods e temperos e molhos condimentados (pimenta, mostarda, catchup, curry, alho e cebola crus).

Assim como o leite, também acredita-se que tomar água ameniza a queimação, mas não existe nenhuma relação nisso. Há quem costume tomar muita água logo depois de comer para tentar evitar esses sintomas, mas, na verdade, esta atitude pode até piorar o quadro, prejudicando a digestão.

Pode sim! Precisa tomar cuidado apenas na forma de preparo desses alimentos para evitar colocar condimentos e gorduras ruins!

Quais alimentos devem ser evitados para quem tem gastrite? Os que irritam a mucosa gástrica. Alimentos ácidos, cítricos, café, chá, bebidas alcoolicas, principalmente destiladas. Mastigar chiclete também faz mal, porque o estômago produz ácido esperando o alimento.

Chá de camomila + clara de ovos com torradas integral.
Além de ser um calmante natural e diminuir o estresse, uma das causas do refluxo, o chá de camomila ajuda a diminuir a queimação no estômago.