O que pode substituir o arroz na dieta?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Existem várias opções saudáveis e nutritivas que podem ser usadas como substitutos do arroz, proporcionando variedade à dieta. Alguns exemplos do que pode substituir o arroz, e que são fontes de carboidrato, incluem: quinoa, cevadinha, feijão, batata-doce, abóbora.

Arroz de couve-flor
Fonte de fibras, proteínas e vitamina C, é um excelente substituto para o arroz na dieta low carb. Além disso, melhora o funcionamento intestinal e facilita a digestão.

Se você come 100g de arroz no almoço, pode trocar, por exemplo, por 100g de batata-doce — aconselha a nutricionista Izabela Freitas. Substituições bem planejadas ajudam a manter o corpo nutrido e com a quantidade de alimento suficiente para desempenhar as tarefas diárias.

- EVITE: carboidratos refinados Açúcar, macarrão, biscoito, pão branco e doces em geral possuem poucas fibras e fazem você sentir fome pouco tempo depois de se alimentar, pois são absorvidos rapidamente pelo organismo.

5 alimentos que você precisa cortar para emagrecer

  • Açúcar. O açúcar certamente é um grande vilão para quem busca emagrecer, principalmente o refinado. ...
  • Sal. Assim como o açúcar, o sal é um grande inimigo para quem quer emagrecer. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Alimentos industrializados. ...
  • Alimentos com Gorduras trans.

O arroz parboilizado é uma boa opção para quem deseja emagrecer. A melhor opção, no entanto, ainda é o integral. A quantidade de fibras e o baixo índice glicêmico (diferente do arroz branco, que tem um alto índice) ajudam no funcionamento do intestino e na sensação de saciedade.

Consumido com molho de tomate, ele é menos calórico do que o arroz. Em 110 g, um prato de macarrão chega a ter 122 calorias, contra 138 do arroz na mesma proporção.

Para quem está de olho na balança, um alerta: rico em amido, um tipo de carboidrato responsável por dar energia ao corpo, o arroz branco pode ser um dos vilões da dieta. "Em grande quantidade, ele faz a pessoa engordar mais rápido", diz. Por isso, o ideal é não consumir mais que quatro colheres de sopa do grão por dia.

batata-doce

A batata-doceé um bom substituto para o arroz porque é uma boa fonte de carboidrato.

O Konjac MF tipo Arroz é um produto 100% feito da farinha do glucomannan (Konjac), contendo apenas 9 kcal a cada 100g, 0g de carboidratos.

Entenda os riscos da dieta sem carboidratos
O déficit do nutriente pode levar o indivíduo a consumir mais proteínas que o recomendado para promover a saciedade. Essa prática, se não for acompanhada por um profissional de nutrição, pode sobrecarregar os rins e o fígado, que trabalham mais para sintetizar as moléculas.

Os carboidratos bons, também chamados de complexos, são aqueles benéficos para o nosso organismo. As fibras, por exemplo, contribuem para o controle da glicose e exigem que o corpo gaste mais energia na sua digestão, sendo que o açúcar é liberado gradualmente.

Na hora de escolher um carboidrato para a refeição, é melhor ir de macarrão ou arroz? Ambos são excelentes fontes de energia para o nosso corpo e têm quase os mesmos nutrientes e o mesmo valor calórico.

"Em uma quantidade de 100 gramas de arroz branco cozido tipo 1 temos 128 calorias, 2,5 g de proteína, 0,2 g de lipídios e 28,1 g de carboidratos. Já em 100 gramas de macarrão cru temos, 371 calorias, 10 g de proteína, 77,9 g de carboidrato e 1,3 g de lipídios", comenta.

Café da manhã para emagrecer
Confira algumas dicas: Frutas frescas. Proteínas magras, como peito de peru e queijo branco. Cereais integrais, como aveia e granola sem açúcar.

Como emagrecer 1 kg por semana

  1. Tomar chá termogênico. ...
  2. Evitar líquidos durante as refeições. ...
  3. Evitar molhos nas refeições. ...
  4. Mastigar bem os alimentos. ...
  5. Dormir 8 horas por noite. ...
  6. Evitar alimentos industrializados. ...
  7. Tomar suco detox.

A melhor dieta para emagrecer é feita reduzindo o consumo de calorias e optando por nutrientes ricos em fibras, como frutas e verduras. A primeira coisa a evitar numa dieta saudável são temperos ou alimentos industrializados, pois contêm excesso de conservantes, como sódio e açúcar.

O déficit calórico é um tipo de alternativa muito comum utilizada por pessoas que querem emagrecer, o qual representa um consumo menor de calorias do que é gasto pelo corpo. A melhor forma de alcançar essa meta é através da alimentação saudável e da prática regular e intensa de exercícios físicos!

Veja lista de alimentos que precisam ser evitados para acabar com a gordura visceral:

  1. Carboidratos refinados. Pão branco, macarrão e arroz são exemplos de carboidratos refinados que contribuem para o ganho de gordura visceral. ...
  2. Carnes processadas. ...
  3. Comidas fritas. ...
  4. Sorvete.

O que recomendamos é optar por alimentos saudáveis, priorizar o consumo de proteínas (ovos, queijos, atum, peixes, carne, frango, tofu, grão de bico e feijão), carboidratos (tapioca, pães integrais, batata, batata doce, mandioca, arroz integral, macarrão integral e frutas) e gorduras boas (azeite, abacate e castanhas).

Diminuir o risco de doenças inflamatórias
O açúcar é um alimento inflamatório e está associado a doenças cardiovasculares, dislipidemia, artrite e até câncer. “Reduzir o açúcar melhora a produção de hormônios que combatem as inflamações”, explica Iara Calazans.