O que pode substituir o açúcar no café?

Perguntado por: sribeiro . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

No mercado brasileiro, há uma série de opções de adoçantes artificiais e naturais, além do mel, açúcar mascavo e outros. Os líderes do mercado são stévia, eritritol, maltodextrina, sacarose, ciclamato de sódio (sacarina), frutose e sucralose.

O adoçante líquido Stevita é um produto de alta qualidade, e com bom preço no mercado. Ele é super seguro por ser 100% natural, não tem calorias, além de ser livre de lactose e glúten e corantes artificiais. É uma boa opção para doçar o cafezinho de forma mais rápida e prática.

Sucralose: é extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo nosso organismo. O seu sabor é bem parecido com o do açúcar, não contém calorias, não altera a glicemia e, portanto, seu uso é indicado para diabéticos.

Consumir café sem açúcar — nem adoçante —ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue, pois reduz a vontade de consumir mais açúcar. Quando bebemos o café puro, temos uma aceleração do metabolismo e redução da fome. A bebida estimula a queima de gordura. Para isso, o ideal é não adoçar o café.

sucralose

Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações. Tem 300 vezes mais poder edulcorante em relação à sacarose (presente no açúcar). Pode ser consumida sem nenhuma contraindicação por qualquer pessoa.

Os mais naturais
Tanto o demerara quando o mascavo são extraídos da cana e têm grãos mais rústicos, escurecidos e com alto valor nutricional. Enquanto o mascavo tem um sabor forte, o demerara é mais suave. O melado de cana é o açúcar na forma líquida e adoça bastante.

Stevia: Tem doçura 300 vezes maior que o açúcar e pode ir ao fogo. Extraído da planta Stevia rebaudiana, planta nativa da América do Sul, comum na região Sul do Brasil. Tem sabor um pouco amargo, que muitas vezes limita o uso. Está entre os melhores para a saúde.

Açúcar pode ser melhor do que o adoçante para a saúde
Por outro lado, se não for levado apenas o valor calórico em consideração, mas também a importância em consumir um alimento menos nocivo à saúde, a resposta para a oposição entre açúcar e adoçante tende para o açúcar.

Afinal, o adoçante não deve ser uma muleta na sua dieta, mas apenas uma ponte que vai te ajudar a seguir hábitos mais saudáveis. "Para um cafezinho (xícara de café com aproximadamente 50 mL), algo entre 1 e 2 gotinhas de adoçante basta. Se for a versão em pó, 1 colher de café é o suficiente", afirma a nutricionista.

Stevia

Stevia considerado o melhor e mais saudável adoçante natural, com poder 300 vezes mais que o açúcar refinado de cana; não tem amargor final, peculiar aos outros produtos de Stevia do mercado.

Diabéticos podem consumir açúcar, desde que de forma consciente e moderada. Optar por açúcares mais saudáveis, como o açúcar de coco, a stevia e o eritritol, é uma excelente opção para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Pão fica ótimo se for com alguma fonte de proteína junto (ovos, frango desfiado, atum, carne moída...) , melhor ainda se incluir algum vegetal em conjunto (por que não um sanduíche por aqui?), dá pra se comer bem, mesmo sendo diabético.

Não engorda e diminui o risco de diabetes
Então, quem é diabético pode tomar café sem açúcar, aproveitando todo o sabor e benefícios dele.

Segundo a nutróloga, após um longo período sem ingerir açúcar refinado, o corpo atinge índices glicêmicos mais estáveis, o que acarreta na melhora da saúde intestinal, pois o alto consumo do açúcar desequilibra a flora e, quando nosso processo digestivo não funciona bem, há maior inflamação, que atua no corpo como um ...

Sente o melhor sabor
O açúcar atrapalha a apreciação total da bebida, pois altera o gosto. Assim, quem bebe café sem açúcar consegue desfrutar melhor cada detalhe trazido pelo grão, tipo de torra, entre outros.

Você tem mais disposição, melhora o sistema imune, a saúde mental, a aparência da pele, torna seus órgãos mais saudáveis e previne uma lista extensa de doenças. Dessa forma, é altamente recomendável que aqueles indivíduos que desejam viver de forma longínqua e saudável evitem consumir açúcar na alimentação.

Quais os benefícios do Adoçante Stevia? Esse adoçante para diabéticos e para quem deseja levar uma vida mais saudável, possui como sua principal característica ser pouco metabolizado pelo nosso corpo, diminuindo os níveis de colesterol LDL oxidado e reduzindo a formação de placas nas artérias.

A saúde e o emagrecimento dependem de outros fatores
Trocar o açúcar pelo adoçante pode ajudar você a ingerir algumas calorias a menos, mas uma verdadeira melhora na saúde e uma perda de peso significativa dependem de outros fatores.