O que pode substituir embora?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

São sinônimos de embora: ainda que, apesar de, mesmo que, conquanto.

O que é Embora: Advérbio. Junção e redução(aglutinação) das palavras do adjunto adverbial "em boa hora" com sentido de ir-se a algum lugar.

emboraembora | adv. | interj. | conj. concess.

interjeição Vamos embora; indicação de que alguém (juntamente com outra ou outras pessoas) está prestes a sair, pretende sair ou vai embora; embora, bora, simbora: vambora, já está tarde e amanhã acordo cedo!

Concessivas: iniciam orações subordinadas estabelecendo relação de concessão. As principais conjunções subordinativas adverbiais concessivas são “apesar de”, “embora”, “ainda que”.

A forma correta de escrita da palavra é embora. Em bora, escrito de forma separada, está errado.
...
Embora indicando oposição

  1. Embora fosse preciso aprovação superior, o projeto avançou ilegalmente.
  2. Muito embora eu goste muito de você, tenho de me pôr em primeiro lugar.
  3. Embora o sol esteja brilhando, está mesmo muito frio.

A palavra embora surgiu no século XV, derivada da expressão “em boa hora”. Ela pode ser usada tanto como advérbio, para indicar partida, quanto como conjunção concessiva, para indicar oposição, nesse caso, é sinônimo de ainda que, não obstante, mesmo que, entre outras.

As formas corretas são «vai tu embora» ou «vai-te tu embora».

Composição por Aglutinação
Ocorre quando um dos radicais, ao se unirem, sofre alterações. Exemplos: planalto (plano + alto), embora (em + boa + hora).

Quanto à classificação gramatical, MAS é uma conjunção adversativa (que liga orações que expressam alguma adversidade, alguma oposição); EMBORA é uma conjunção concessiva (que introduz uma oração de sentido divergente em relação ao de outra, denominada principal).

Habitualmente utiliza-se "não obstante" para expressar que determinada situação aconteceu de forma contrária daquela que se esperava; algo que deveria ter acontecido de um modo, mas que por algum motivo aconteceu de outro.

Em outras palavras, pode-se dizer que, apesar de o fato (ou evento) ex- presso em p constituir uma condição suficiente para a não realização do fato (ou evento) expresso em q, q se realiza; e, nesse sentido, se pode dizer que a afirmação de q independe do que quer que esteja afirmado em p.

De facto, o advérbio embora deriva da expressão antiga «em boa hora». Said Ali explica como esta locução passou a advérbio, constituindo uma unidade com significado próprio (Gramática Histórica da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, Melhoramentos, 1965, 5. ª edição, p. 190; mantém-se a ortografia original):

7 porque, pois, visto que, uma vez que, dado que, posto que, pelo motivo de, por causa de, em razão de, já que.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Conjunções Concessivas
São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que. Exemplos: Embora ficasse nervosa, sempre se saía bem.

São as conjunções subordinativas que iniciam as frases com uma ideia/ação contrária da principal, mas que não impedem a sua realização. Entre elas, encontram-se: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.

Acompanhar conjunções.
O uso da vírgula é obrigatório antes das conjunções: mas, pois, porém, contudo, embora, todavia, portanto, logo).

No Brasil "eu vou ir" é considerado redundante e inadequado. "Vou" já é flexão do verbo "ir" portanto não há porque usar ambos. Usar "eu vou", embora no tempo presente, coloquialmente é usado para indicar ação que está para ocorrer. É muito mais popular que "irei".

Andar, caminhar, seguir.