O que pode substituir Atenciosamente?

Perguntado por: dtaveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Abaixo, você encontra algumas sugestões:

  • abraços;
  • agradeço a atenção;
  • atenciosamente;
  • até a próxima;
  • com os melhores cumprimentos;
  • cordialmente;
  • desde já, muito obrigado(a);
  • grato(a);

(1) cordialmente: «Demonstrando apreço e consideração; com boa educação e gentileza; de modo cordial.» (2) atenciosamente: «Com amabilidade, delicadeza e cortesia; usa-se como fórmula de desfecho em correspondência formal ou comercial, antes da assinatura

O ponto final é usado quando se faz a despedida por meio de uma frase toda, acabe ela com a palavra atenciosamente ou não.

O uso de "Att." é inadequado para documentos oficiais e e-mails, pois é a abreviação da expressão "in attenttion to", equivalente à "A/C", utilizada para direcionar o documento a um destinatário específico. Segundo a Academia Brasileira de Letras, a abreviação de "Atenciosamente" é "At. te".

Despedida: saudações do remetente que podem ser de cunho formal ou informal, por exemplo, “atenciosamente” ou “beijos carinhosos e forte abraço” Assinatura: para finalizar a carta, o remetente assina seu nome abaixo das saudações de despedida. Nas cartas pessoais geralmente é escrito somente o primeiro nome.

Existem diversas opções de expressões de despedida formais e corteses:

  1. Atenciosamente,
  2. Cordialmente,
  3. Respeitosamente,
  4. Atentamente,
  5. Grato,
  6. Saudações,
  7. Melhores cumprimentos,

Se você escreve “At. te” quando quer dizer “atenciosamente” no final de um email, por exemplo, você acertou! Usar atenciosamente na forma extendida seria mais elegante, cortês e culturalmente assentado do que “at. te”.

Uso muito comum de abreviatura para atenciosamente é “att.”.

Então podemos encerrar com: Atenciosamente. Respeitosamente. Cordialmente. Alguns fechos como os que se seguem: Apreciaremos sua pronta respota.

Segundo a Academia Brasileira de Letras, a redução de Atenciosamente é “At. te”.

Ainda, poderá finalizar de uma maneira mais simples, colocando apenas “atenciosamente” ou “desde já agradeço a atenção do senhor”. Se você se interessou por esse texto, também poderá se interessar por 7 Modelos de Ofício para usar em diferentes locais.

SAUDAÇÕES Redija sempre saudação inicial e final, com grau de formalidade adequado. “Prezado” e “atenciosamente” são maneiras bem formais de iniciar e terminar um e-mail. “Bom dia”, “olá”, “abraços” são maneiras menos formais, mas condizentes com mensagens para interlocutores mais próximos/conhecidos.

Algumas saudações comuns são "Prezado/a" e "Caro/a", seguidas do nome do destinatário. Muitas vezes, pode haver uma referência à posição ou à profissão da pessoa, como "Dr(a)." ou "Diretor (a)". Em contextos menos formais, não há problema em saudar o destinatário com um "Olá" ou um "Bom dia".

Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” . Evitam-se as formas “obrigado você” (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e “de nada”.]

Existem tantas outras introduções realmente formais como "Prezado Sr/Sra...", "Sr/Sra...", "Dr....", "Meritíssimo", "Caro Sr/Sra..." Finalizando a correspondência, também formal, usa-se "atenciosamente", "cordialmente", "respeitosamente", etc. E no caso de e-mails profissionais à empresas?

Você pode selecionar o mais comumente usado “Atenciosamente” ou “Atenciosamente”, ou um pouco mais pessoal “Atenciosamente”, “Atenciosamente respeitosamente”, “Felicidades”, “Com agradecimento” ou “Agradecidamente”.

Escreva um fechamento para finalizar a carta.
Assim que disser tudo que queria no corpo da carta, deixe um espaço (mais ou menos o equivalente a uma linha) abaixo da última frase para colocar uma saudação final. Você pode colocar “Atenciosamente,” “Com amor,” ou “Beijos,”.

  1. 1) Anote o que você vai falar.
  2. 2) Use a descontração a seu favor.
  3. 3) Tenha autenticidade na voz.
  4. 4) Cuide da expressão facial e da postura corporal.
  5. 5) Seja gentil e cordial.

5 dicas para ser mais cordial no trabalho

  1. 1 – Nunca passe por alguém sem cumprimentá-la. ...
  2. 2 – Corrija seus colegas com respeito e delicadeza. ...
  3. 3 – Saiba dar bons feedbacks. ...
  4. 4 – Não tome decisões sem ouvir os profissionais envolvidos no projeto. ...
  5. 5 – Seja acolhedor.

Que tem boas maneiras: 2 lhano, afável, agradável, amável, atencioso, bem-educado, civil, civilizado, cortês, delicado, distinto, fino, gentil, polido, refinado, respeitador, respeitoso, reverente, simpático, sociável, sofisticado, urbano.