O que pode substituir a luz solar?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Luzes artificiais podem ser usadas para carregar células solares, desde que seja intensa o suficiente. A luz que pode ser convertida em energia solar é ditada por uma certa faixa de comprimentos de onda de luz, que estão presentes tanto na solar direta quanto na artificial.

Se as suas plantas não recebem luz direta do sol, você pode simulá-la colocando lâmpadas grolux (Você pode comprar essas lâmpadas em lojas especializadas em iluminação ou aquários). Essas lâmpadas proporcionam o mesmo comprimento de onda que a luz solar, o que permite que as plantas façam a fotossíntese.

A luz artificial produzida nas lâmpadas incandescentes é gerada com a passagem da eletricidade por um filamento, que é incandescido. Esse processo gera luz (cerca de 10%) e muito calor (90%), em forma de radiação infravermelha.

Como aliar iluminação natural e artificial
Em conjunto com a luz natural, você pode optar pelas lâmpadas de LED (Light Emitting Diode) para a iluminação artificial. Mais duráveis e eficientes, elas permitem que você economize com energia elétrica.

Dicas

  1. Você pode combinar as lâmpadas fluorescentes de luz branca e fria com as de luz branca e quente para obter um espectro de luz mais amplo.
  2. Coloque a mão logo acima da planta e abaixo da luz. Se sentir calor, a planta está perto demais da lâmpada e deve ser movida.

A aglaonema é um ótimo exemplo entre as plantas que não precisam de sol. Ela é originária da Ásia, Filipinas e Oceania. A espécie é muito requisitada por quem mora em apartamento e até mesmo por quem deseja decorar escritórios e consultórios.

Para a iluminação próxima de vegetações, em áreas externas ou internas, a temperatura da cor branca quente (2700K a 3000K) é uma boa pedida – o tom mais amarelado deixa o cômodo mais aconchegante. Outra opção é o branco neutro (até 4000K), temperatura bem próxima à luz natural.

Quando a planta está no escuro, ela irá consumir somente oxigênio, uma vez que está apenas respirando e não realizando a fotossíntese. Quando exposta à luz que aumenta gradualmente sua intensidade, em determinado momento, todo o oxigênio produzido na fotossíntese irá ser utilizado na própria fotossíntese.

6 formas de deixar a luz natural entrar na sua casa

  1. 1- Vá de branco. As cores claras possuem mais capacidade de refletir e irradiar a luz do sol do que tonalidades escuras. ...
  2. 2- Limpe e abra as janelas. ...
  3. 3- Aposte em claraboias. ...
  4. 4- Escolha cortinas leves. ...
  5. 5- Ambientes integrados irradiam luz natural. ...
  6. 6- Tenha espelhos pela casa.

Traga luz natural por meio das cores
Os toques de cores mais vivas podem ajudar a iluminar muitos ambientes. Além disso, flores e plantas podem auxiliar nessa tarefa e contribuir para deixar o local mais claro e harmônico. As cores claras têm mais capacidade de refletir e irradiar a luz do sol do que tons escuros.

Toques de cores mais vivas podem ajudar a iluminar ambientes. Ainda mais, flores e plantas podem ajudar nessa tarefa e ainda ajudar a deixar o local mais claro. Nesse sentido, os nuances frias de verde e azul podem ajudar. Observe tons distintos e teste-os em conjunto, mesmo que as combinações pareçam improváveis.

São exemplos de fontes artificiais de luz o fogo (da lamparina, da vela, da fogueira, do palito de fósforo) a luz da lâmpada, da TV, do aparelho de celular, das lanternas entre outras que necessitam da interferência humana para sua ocorrência. Adaptado de: Fontes de luz e energia luminosa.

O que é a Luz artificial? Ao contrário da Luz natural a luz artificial, é qualquer fonte de luz produzida por equipamentos ou acessórios como Leds, flashes, lâmpadas… ou seja, qualquer fonte de iluminação elétrica.

Quais são os tipos de iluminação artificial

  • Luz amarela – ideal para residências e restaurantes, pois traz aconchego e conforto;
  • Luz neutra – ideal para escritórios e áreas de trabalho;
  • Luz branca – ideal para fábricas e linhas de produção, onde é necessário muita atenção e alta produtividade.

Dicas baratas e infalíveis para iluminar o seu ambiente

  1. Uma fita de led sob as prateleiras de um aparador; atrás de uma estante; atrás do sofá. O investimento não é alto, você mesmo pode aplicar e tem inúmeras opções, até com cores que mudam com controle remoto.
  2. Luzes de Natal o ano todo. ...
  3. Velas. ...
  4. Lâmpada de Filamento.

Abajures, arandelas, luminárias de piso… Todos eles tem a função de iluminar os ambientes de maneira difusa e pontual.

Quando a única iluminação que a planta recebe vem de uma fonte artificial, o indicado é mudá-las de posição ocasionalmente, para que todas as folhas recebam a luz na mesma intensidade. É preciso, ainda, dar um período de descanso para a vegetação, assim como acontece na natureza, com o dia e a noite.