O que pode substituir a energia nuclear?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Quais são os tipos de usinas de energia alternativa?

  • usinas de energia solar;
  • usinas de energia eólica;
  • usinas de energia hidrelétrica;
  • usinas de energia de biomassa;
  • usinas de energia ondomotriz.

Energia eólica
O aproveitamento desse recurso natural depende da sua intensidade e abundância. Por não poluir o meio ambiente, a energia eólica é considerada uma fonte de energia limpa. Além disso, possui um bom custo-benefício.

Portanto, o principal perigo da energia nuclear é a ocorrência de acidentes nucleares, que têm o potencial de resultar nos graves danos citados. São exemplos de acidentes em larga escala que aconteceram em usinas nucleares o da Usina de Chernobyl (Ucrânia), em 1986, e o da Usina de Fukushima (Japão), no ano de 2011.

Energia solar
A captação da luz do sol e a sua conversão em energia está em alta.

As fontes de energia limpa são qualquer matéria-prima que não emite poluentes na atmosfera e gera um mínimo impacto ambiental, portanto, não apresenta fatores prejudiciais à natureza, como a energia hídrica, solar, eólica, geotérmica, maremotriz e de biomassa.

Todas as fontes de energia têm efeitos negativos. Mas em todos os aspectos, os combustíveis fósseis são os mais sujos e perigosos, enquanto as fontes de energia nuclear e energia renovável são muito mais seguras e limpas.

Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global. Baixo custo da produção desse tipo de energia, justamente pela abundância do urânio.

Contaminação pelos rejeitos da produção de energia nuclear: Um dos principais impactos causados por esse tipo de produção é a contaminação pelos rejeitos radioativos, que permanecem nocivos ao meio ambiente por milhares de anos.

As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas e incluem: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica.

De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia, divulgadas no início de 2020, as fontes de energia limpas respondem por 83% da produção nacional. A participação é liderada, atualmente, pela geração hidrelétrica (63,8%), seguida de eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e solar centralizada (1,4%).

Quais são as principais fontes de energia limpa?

  • energia solar;
  • energia eólica;
  • energia hidráulica;
  • energia maremotriz;
  • energia geotérmica;
  • energia nuclear.

A maior vantagem ambiental da geração elétrica através de usinas nucleares é a não utilização de combustíveis fósseis, evitando o lançamento na atmosfera dos gases responsáveis pelo aumento do aquecimento global e outros produtos tóxicos.

Essa fonte de energia ainda não é expressiva no Brasil porque o país possui muitos recursos energéticos que ainda não foram aproveitados. Mas o Brasil objetiva, principalmente, dominar a tecnologia da geração de energia nuclear, em vista também da sua importância para a segurança nacional e para o futuro do país.

Isso ocorreu devido a forte influência nos setores legislativos e da política energética, que incentivou a busca por fontes limpas e seguras de energia. No Brasil, uma das metas é diversificar sua matriz energética.

O que são fontes de energia renováveis? Fontes de energias renováveis, também chamadas energias limpas, são adquiridas através dos recursos naturais inesgotáveis, que são utilizados para gerar eletricidade. Elas são consideradas uma energia mais vantajosa, pois causam um impacto mínimo ao meio ambiente.

energia solar

A energia solar é ainda a menos utilizada no Brasil para geração de energia elétrica. Em 2015, apenas 0,01% da energia foi proveniente da geração fotovoltaica.

Além da Colômbia e Brasil, no topo do ranking entre as contas mais caras estão: Turquia (3º), Chile (4°), e Portugal (5°). Na base, entre os cinco países com a energia mais barata, estão Noruega, Luxemburgo, Estados Unidos, Canadá e Suíça, respectivamente.

Cerca de 85% da energia elétrica brasileira vem de fontes renováveis. Utilizamos dados do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2021, do Ministério de Minas e Energia e de dados mais atuais de 2022 das associações das empresas. A maior parte da fonte produzida no Brasil é hídrica produzida em usinas hidrelétricas.

Energia Solar
Trata-se do recurso natural mais abundante e com maior disponibilidade em todo o planeta; a luz do sol. Dessa forma, a utilização de suas tecnologias pode apresentar grande eficiência na geração elétrica em praticamente qualquer local do planeta.