O que pode substituir a cirurgia ortognática?

Perguntado por: dalmada . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Enfim, alinhadores ou cirurgia ortognática? Um tratamento não é superior ao outro, mas complementar. Casos mais simples podem ser resolvidos simplesmente com o uso de alinhadores. Mesmo sendo um tratamento de longo prazo, por ser menos invasivo e gerar excelentes resultados, é comumente indicado.

A cirurgia pode ser dividida em: Ortognática classe 2 ou mentoplastia de aumento — indicada quando o maxilar superior fica muito à frente dos dentes de baixo; Ortognática classe 3 ou mentoplastia de redução — utilizada quando os dentes inferiores ficam projetados em relação ao maxilar superior.

Dito isso, existe uma modalidade de cirurgia ortognática chamada de “benefício antencipado”. Nela, ao invés de utilizar o aparelho ortodôntico, antes, durante e depois da cirurgia ortognática, essa etapa é deixada por último.

A intervenção cirúrgica é capaz de resolver efetivamente a assimetria da face em casos com níveis mais graves. Isso pode ser feito através da cirurgia ortognática. Não deve ser pensada como opção apenas por fatores estéticos, mas principalmente pelos graves problemas funcionais trazidos pela assimetria ao paciente.

A cirurgia ortognática é um procedimento cujo custo pode chegar a R$ 25 mil. No HMJMA, a operação é totalmente gratuita. Para que o procedimento seja realizado, o paciente precisa fazer um tratamento ortodôntico, no qual o posicionamento dos dentes é corrigido.

Nos dias seguintes à cirurgia é normal: O rosto ficar bem inchado; Alterações de sensibilidade no rosto (no queixo, lábio inferior e/ ou no lábio superior, região lateral do nariz);

Quanto tempo dura uma cirurgia ortognática? Isto varia de acordo com as técnicas empregadas e da experiência do cirurgião. De uma forma geral nossa equipe leva de 1 hora a 1 hora e 30 minutos em casos monomaxilares e cerca de 2 horas e meia a 3 horas em casos de cirurgias combinadas.

A primeira semana do pós-operatório da cirurgia ortognática é a mais difícil, pois há um inchaço da face e limitação para abrir a boca, tornando complicada a higienização e alimentação. O paciente deve permanecer em casa. É imprescindível ser rigoroso em tomar as medicações prescritas, sempre nos horários corretos.

Complicações podem acontecer e são inerentes a qualquer procedimento cirúrgico-anestésico como infecções, sangramentos e reações a medicamentos. Algumas específicas ao procedimento como formigamentos na face, dor , inchaço, dificuldade de abrir a boca e obstrução nasal são transitórios e controlados com medicação.

Os riscos da mentoplastia são muito baixos, mas existem.
Em geral, as possibilidades de complicação são as mesmas de qualquer outro procedimento cirúrgico, e envolvem principalmente a chance de infecção, perda de sensibilidade e ocorrência de sangramentos.

É indicada a mentoplastia, quando o queixo apresenta proporção desarmônica com demais áreas da face: lábios, nariz e testa.

Porém, normalmente a carência para esse procedimento varia de 30 a 90 dias.

Quais os 5 principais tratamentos?

  1. Aparelho ortodôntico. Os aparelhos ortodônticos são uma boa opção para corrigir assimetrias causadas pelo desalinhamento dos dentes. ...
  2. Cirurgia ortognática. ...
  3. Preenchimento facial. ...
  4. Botox. ...
  5. Lifting sem cirurgia.

Atualmente, há diversas técnicas que deixam o rosto mais simétrico e evitam sérios problemas no organismo. O botox odontológico, a cirurgia na maxila e mandíbula, a execução de movimentos com fonoaudiólogo e a maquiagem inteligente são algumas das possibilidades para ter harmonia na aparência e na função do rosto.

Aplicação de botox
O botox é aplicado em áreas específicas do rosto para reduzir as movimentações musculares e, assim, fazer com que o rosto fique simétrico. É válido lembrar que o seu efeito dura alguns meses, então, a técnica não é definitiva e precisa ser refeita para manter os resultados alcançados.

Sendo assim, o valor de uma cirurgia ortognática pode variar de R$ 20 a 60 mil. Se você deseja realizar uma cirurgia ortognática na rede particular, conheça a plataforma que te oferece orçamentos únicos, previsíveis e muito mais econômicos.

A Cirurgia Ortognática é Coberta Pelo Plano de Saúde, pois está devidamente inscrita no Rol de Procedimentos Cobertos da ANS, sedimentado pela Resolução Normativa de número 211 da Agência, que abrange a Cirurgia Ortognática ao estabelecer a “cobertura dos procedimentos cirúrgicos buco-maxilo-faciais, para a segmentação ...