O que pode substituir a carteira de identidade?

Perguntado por: iparaiso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

CNH. Passaporte. Carteira de Trabalho. Certificado de Dispensa de Incorporação ("Certificado de Reservista")

O documento, chamado de "Carteira de Identidade Nacional", foi estabelecido de acordo com o decreto nº 10.977/2022. A nova carteira de identidade adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, abandonando o antigo número do RG. O modelo será único e válido para todo o país.

O CPF também será usado como número identificador em praticamente todos os outros documentos pessoais. O objetivo é que, ao digitar esse número, outras entidades do governo visualizem todas as informações de um cidadão, como a CNH, o título de eleitor e sua situação eleitoral, a carteira de trabalho, entre outros.

Como acessar o RG digital no aplicativo GOV.BR
A partir daí, basta clicar o botão '+', escolher 'Carteira de Identidade' e ir em "Adicionar Documento' para ter acesso. O modelo digital não fica disponível no Rio Grande do Sul quando o cidadão solicita seu documento no IGP.

O novo RG digital é um documento único e oficial de todos os cidadãos brasileiros que possui validade em todo o país. Ao invés de trazer o número do registro de identidade, o documento utiliza o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do cidadão.

Bezerra lembrou ainda que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já entendeu que a CNH vencida é válida como identificação pessoal, inclusive em concurso público. “Milhões de brasileiros usam a CNH como identificação oficial, sem a necessidade de terem em mãos, ao mesmo tempo, outro documento, como o RG”, observou.

Com a revogação da Medida Provisória nº 905/2019, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) volta a ser documento de identidade civil. Nesta terça-feira, 28/4, a Portaria Conjunta TRE-CE nº 14/2020, retirou a vedação da utilização do documento para solicitação do Título Net.

Quais documentos podem ser usados em versão digital?

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Título de Eleitor;
  • RG;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Documentos do Exército.

Segundo portaria 1095 que entrou em vigor dia 28 de abril de 2019, que exige Identidade Civil. Infelizmente, a Carteira de Motorista (CNH) não é valida como documento de Identidade civil, pois não atende às informações necessárias para colação de Grau.

O RG é o mais comum, mas não é o único: são válidos também passaporte, carteira de trabalho e Documento Nacional de Identidade (DNI). Documentos emitidos por algum ministério do governo federal ou pelo Poder Legislativo, Judiciário também são aceitos para viagens nacionais.

Você só precisa acessar o aplicativo gov.br na sessão “Meus Documentos” e já pode usá-los em diferentes situações. Você pode usar a carteira de documentos do aplicativo gov.br para: Identificar-se presencialmente quando alguém solicitar seus documentos de identificação.

quanto custa tirar a nova carteira – é de graça; quem não tirar será multado – não; é obrigatório tirar – neste momento, não, mas os atuais RGs perderão validade; quando os atuais RGs perdem validade – 28 de fevereiro de 2032, exceto no caso de pessoas com mais de 60 anos (aqui segue valendo por tempo indeterminado);

Assim, o seu CPF pode estar sendo utilizado para movimentar uma conta que recebe dinheiro de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outras transações.

O documento estará disponível para retirada após 10 dias úteis do momento da solicitação.

Os brasileiros podem emitir a nova carteira nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal.

O RG só pode ser emitido pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados. Dessa maneira, o primeiro passo para o cidadão interessado em emitir o documento é buscar informações junto ao órgão competente. Você precisa ter a versão impressa da carteira de identidade para, depois, providenciar uma versão física.

CNH vencida agora vale como documento de identificação
Se a sua carteira nacional de habilitação (CNH) venceu, não precisa jogar fora: mesmo fora da validade, ela vai servir como documento oficial de identificação. A resolução é do Conselho Nacional…

cinco anos

Após a renovação da carteira de motorista, o antigo documento continua em posse do motorista. Atualmente, a carteira de motorista tem validade de cinco anos, após os quais o motorista deve se apresentar para fazer os exames de renovação.

CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
A Carteira Nacional de Habilitação é o documento obrigatório para conduzir veículos em território brasileiro. A versão atual do documento possui informações pessoais como o número de CPF e número de RG.

Olá, o RG emergencial é válido apenas para viagens internacionais para países do Mercosul ou pose ser requerido para viagens nacionais de avião em que se precisa do tg.