O que pode substituir a airfryer?

Perguntado por: ocampos . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

Os fornos elétricos podem ser usados da mesma forma que o microondas ou o forno tradicional a gás, porém o seu preparo é mais rápido. É possível assar carnes, bolos e doces, pão de queijo, e outros assados. Além dos assados os fornos elétricos normalmente fazem grelhados e até frituras semelhantes à Air Fryer.

Em média, a air fryer consome um pouco menos que um forno elétrico médio (por volta de 40 litros) se for usada pelo mesmo período de tempo. Porém, o tempo de preparo do mesmo alimento é muito mais rápido na air fryer, reduzindo o consumo se colocado os valores lado a lado do preparo do alimento em si.

Segundo Marco, o segredo para economizar é sempre priorizar o preparo que vai durar menos tempo. Afinal, quanto maior o período de funcionamento, mais luz você vai gastar. “O microondas é um aparelho que muita gente acha que gasta bastante energia, mas na verdade é um dos mais eficientes na cozinha.

“A acrilamida é formada através da reação de altas temperaturas com aminoácidos e açucares que estão nos alimentos. É aconselhável evitar porque não faz bem para a saúde”.

Airfryer é ótima para fazer carne, frango, peixe, e tanto outros, além de alimentos que seriam normalmente fritos numa frigideira imersa de óleo. Já o forno micro-ondas é ótimo para descongelar, requentar comida que sobrou, fazer algo ultra rápido, como por exemplo, ferver água para fazer miojo.

Diferença entre a AirFryer e AirFryer Oven
O modelo tradicional de airfryer possui menos capacidade de litros do que uma airfryer oven. Além disso, a sua principal função é preparar alimentos e frituras sem a necessidade da utilização de óleo.

O melhor grill é o Black + Decker Grill G800-B2, pois proporciona um melhor preparo por conta das suas prensas articuladas. Já a air fryer tem a função cozinhar o alimento, com o diferencial de poder ser usada em mais preparos, como nuggets e pão de queijo congelado.

A principal diferença entre uma airfryer e uma fritadeira tradicional está no método de cozimento. Enquanto as fritadeiras tradicionais mergulham os alimentos em óleo quente para fritá-los, as airfryers utilizam o ar quente circulante para criar um ambiente de fritura.

Em geral, o consumo dos dois eletrodomésticos é equivalente em termos de energia, onde o valor das contas no final do mês é praticamente o mesmo.

Porém, em comparação com outros eletrodomésticos da cozinha, como o fogão, a Airfryer consome menos energia elétrica. Para se ter uma ideia, um fogão elétrico pode consumir entre 2,5KWh e 4,0KWh em uma hora ...

A Cadente é a air fryer mais barata da nossa lista de produtos. Com preço médio de R$320, ela cumpre bem o seu papel e pode ser considerada com um valor muito em conta em comparação a maioria dos outros modelos. Além disso é a mais econômica entre todas as que testamos, consumindo apenas 1,2 kWh.

Em geral, a Airfryer pode ficar ligada por períodos curtos de tempo, como 15 a 60 minutos por sessão de cozimento. No entanto, recomenda-se não usar a Airfryer por períodos prolongados de tempo sem interrupção, pois isso pode aumentar o risco de danos ao aparelho e a segurança.

O que é mais econômico em consumo de energia 110V vs. 220V? Não há diferença significativa no consumo de energia entre Air Fryers de 110V e 220V. Ambas as voltagens consomem uma quantidade similar de energia durante o uso.

Também é preciso moderação no uso da air fryer para evitar o excesso de consumo de acrilamida, composto químico tóxico que é formado em alimentos ricos em amido (batata e pães, por exemplo) quando cozidos, torrados, grelhados ou fritos em altas temperaturas (acima de 120°C).

A especialista também tirou dúvidas sobre esse assunto e a resposta é: não. Segundo algumas pesquisas, a airfryer poderia soltar, eventualmente, uma substância considerada cancerígena. Entretanto, a substância não está no aparelho, e sim nos alimentos e na alta temperatura da preparação.

Para evitar a acrilamida, basta não torrar demais os alimentos.

Você pode usar qualquer tipo de forma de metal, seja alumínio, inox, antiaderente, assadeiras e potinhos de vidro refratário, porcelana ou cerâmica que suportem altas temperaturas e silicone. Na dúvida se pergunte: "Isso vai ao forno?", se a resposta for sim, também pode ir na AirFryer.