O que pode substituir a água destilada?

Perguntado por: agodinho7 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

Salvo em regiões muito poluídas, a água de chuva é, em teoria, pura, na prática, quase pura. Links 45, 46, 47, 48, 49. E também pode substituir água destilada ou desionizada, em laboratórios pequenos ou amadores.

Para que serve a água destilada
Produção de cosméticos, como maquiagem, shampoo e condicionador; Fabricação de bateria de carros; Autoclave, um equipamento usado para esterilizar utensílios cirúrgicos e odontológicos, por exemplo; Uso doméstico, para rega de plantas ou em ferros de passar roupa.

Sim, o soro fisiológico contém salina (cloreto de sódio), possui 0,9% de sal, diferentemente da água destilada que passa por um processo que destilação que a deixa com uma quantidade muito baixa de sal. Em caso de inalação, por exemplo, se o paciente for hipertenso, a água destilada pode ser uma melhor opção.

Para a produção da água destilada, inicialmente se coloca a mistura (água do rio, por exemplo) no balão de destilação. Em seguida, liga-se o bico de bunsen para que a mistura seja aquecida. Com o calor, a água presente na mistura é transformada em vapor.

Comprar água destilada pode ser feito em lojas especializadas ou on-line, e fazer agua destilada é simples se você tiver um equipamento apropriado chamado destilador de água.

Tipos de Água Destilada
Existem dois tipos principais de Água destilada: aquecida e resfriada. A água quente é obtida a partir da evaporação da água normal. O vapor passa então por um condensador, que remove todos os sais dissolvidos, bactérias e outras impurezas, resultando na água destilada quente.

Água destilada é o estado puro da água, sem misturas com outras substâncias e microrganismos. A sua obtenção é feita através do processo da destilação. Mesmo sendo uma água limpa, a sua ingestão não é recomendada.

A água destilada não tem minerais e nem gosto, disse Hotchkiss.

A água da chuva não só é ácida como pode conter metais pesados (adquiridos na atmosfera). Além do mais pode conter sais minerais oriundos da própria cisterna. Seu uso deve ficar restrito às recomendações já existentes: lavagem, rega de plantas, descargas etc.

Pode beber água destilada? Sim, mas de maneira moderada e com a recomendação de um médico ou nutricionista. Diferente da água potável comum, como já citado, a destilada não conta com minerais, entre eles o cálcio e magnésio.

Esterilização - Autoclaves (1)
A recomendação do uso de água destilada ou deionizada é para evitar a formação de depósitos de sais contidos na água potável. Estes sais formarão crostas sobre as resistências e com o tempo diminuirão a eficiência da autoclave.

São diferentes quando se pensa na qualidade das mesmas. Assim como a gente não bebe água da enxurrada e nem lava o banheiro com água filtrada, cada uma serve para uma coisa. A água destilada pode ser utilizada para muitas coisas em laboratório. Já água para injeção serve como matéria-prima de medicamentos injetáveis.

Qual água devo usar na autoclave? Para garantir máxima eficiência na esterilização e prolongar a vida útil da autoclave, a recomendação é utilizar água destilada ou deionizada para evitar a formação de depósitos de sais contidos na água potável.

O ideal é que seja feita com soro fisiológico. Isso porque o soro é uma solução isotônica e irá realizar apenas a limpeza, sem agredir a mucosa. Além disso, o uso de água pode causar ardor.

O soro fisiológico (SF 0,9%) nada mais é do que uma solução de água destilada com sal (NaCl). A concentração do soro fisiológico é de 0,9% o que significa que em 100 gramas de água destilada se encontram dissolvidos 0,9 gramas do referido sal.

Nesse caso como é a metade da concentração que precisamos é só desprezar metade do soro pronto e completar o frasco com água destilada, assim a solução original que era de 0,9%(que é o mesmo que 0,90% lembre que depois da virgula…)