O que pode ser veias altas na testa?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

As veias da testa podem tornar-se exageradamente dilatadas em situações de emoção (choro ou sorriso), estresse, esforço físico, abaixar a cabeça e na hora de tirar aquela “selfie”, causando grandes constrangimentos. Com a idade, ocorre o afinamento da pele e atrofia do tecido subcutâneo e o aspecto tende a piorar.

Veias da testa são quase sempre grandes, retas, consideravelmente abauladas. Elas correm sob a derme e por isso nenhuma cor é visível. Geralmente são únicas, correndo da linha do cabelo para um lugar entre as sobrancelhas.

Veias jugulares internas e externas.

Podemos ter veias saltadas na testa (como a linda Angelina Jolie) nas mãos, pés e em qualquer região do corpo sem que isso tenha qualquer significado patológico. Aliás, podemos ter veias muito aparentes em pessoas claras ou de pele muito fina sem nenhum problema, são apenas veias aparentes.

Esportes como ciclismo, caminhada nórdica e corrida leve também são bons para as veias e para a bomba muscular. Além disso, o fluxo sanguíneo pode ser melhorado por exercícios específicos para as veias.

O tratamento das varizes inflamadas irá depender de que veia sofreu o processo de inflamação, mas segundo Dr. Rodrigues, geralmente, envolve o uso de anti-inflamatórios e/ou anticoagulantes, meias de compressão e cremes, além de manter os membros inferiores elevados.

As causas de uma inflamação das veias são, na sua maioria, varizes, mas também lesões (pancadas, picadas), alergias e outros focos de inflamação no corpo, como uma amigdalite. A inflamação das veias pode afectar não só as pernas, mas também os braços e - muito raramente - outras partes do corpo (peito, pescoço, pénis).

O tratamento das flebites superficiais não complicadas é feito com analgésicos, anti-inflamatórios, compressa morna no local, cremes específicos e uso de meias elásticas. Em casos selecionados, pode ser indicado uso de anticoagulantes e procedimentos cirúrgicos.

O que é Aneurisma? O aneurisma é uma dilatação/acrescimento anormal de uma veia ou artéria que faz irrigação de sangue ao cérebro. A dilatação destas veias acontece nos pontos onde há uma espécie de bifurcação; localidades mais frágeis.

As varizes são veias dilatadas e deformadas, com coloração azulada, que aparecem com mais frequência nas pernas. A dilatação ocorre com a falha nas válvulas dos vasos sanguíneos, que movimentam o sangue na direção correta. Muitos fatores podem causar as varizes.

“Os vasos no rosto na grande maioria são decorrentes de predisposição genética, hábitos de vida, processo natural de envelhecimento, exposição solar, rosácea ou pós-procedimentos (peelings e preenchimento).

Enquanto as veias são mais finas e levam sangue do corpo para o coração, as artérias são mais espessas e saem do coração, levando sangue para o corpo. Os capilares, por sua vez, ligam as artérias às veias, realizando trocas gasosas entre o sangue e tecido.

Sua face mais bela
Quando as veias, principalmente da testa, tornam-se bem dilatadas, também podem ser tratadas com o emprego do Endolaser, ou seja, uma técnica potencializa a outra. Ambos os procedimentos são rápidos e indolores, além de contarem com o auxílio da analgesia proporcionada pelo resfriador de pele.

As veias que enxergamos nos braços e pernas de quem tem pele clara parecem ser azuladas ou esverdeadas, porque o sangue que passa por elas é bem escuro, pois já perdeu oxigênio.

A biópsia da artéria temporal é o procedimento definitivo para o diagnóstico de arterite temporal. A ultrassonografia Doppler é ocasionalmente usada para localizar a parte da artéria temporal ideal para a biópsia.

Quais os sintomas da arterite temporal? Em 70 a 90% dos pacientes, o sintoma inicial é uma dor de cabeça latejante e continua na região temporal (parte lateral anterior do crânio ou “têmporas”). Ocorre também diminuição, turvação e/ou perda fugaz da visão.

Venaflon, Perivasc, Daflon e Flavonid são alguns dos medicamentos utilizados durante o tratamento. No entanto, vale ressaltar que a prescrição do médico é de suma importância. Por isso, antes de tomar qualquer um, se consulte com um especialista.

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.

O principal sinal é a presença de veias inchadas, aparentes pela pele, geralmente nas pernas, que podem se tornar ainda mais inchadas e propensas a rupturas se a doença não for controlada. Outros sintomas são: Ardência. Dores.

Aneurisma cerebral é um ponto fraco e anormal na parede de um vaso sanguíneo do cérebro. Desta forma, ele gera uma dilatação para fora semelhante à uma bolha, possuindo elevado risco de rompimento. Também conhecido como aneurisma intracraniano, pode ocorrer em qualquer artéria intracraniana.

Um aneurisma geralmente só causa cefaleia quando rompe. Isto causa uma hemorragia súbita no cérebro e leva a um tipo de dor de cabeça muito intensa, “explosiva”, podendo ser associada a náuseas, vômitos e muitas vezes perda de consciência, podendo levar à morte ou sequelas importantes.