O que pode ser usado no lugar do papel manteiga?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Melhor que o papel manteiga, o papel toalha permite desenformar muito facilmente e sem sujeira, já que desgruda com facilidade e é um produto econômico que todos temos em casa.

É claro que achamos que não pode colocar papel-toalha no forno quando pensamos nisso assim, de supetão. Contudo, você sabia que pode, sim? Pois é! A sua casa não vai pegar fogo se você usar papel-toalha no forno!

Vamos ao passo a passo:

  1. Após ter a massa de bolo ou de pão pronta, forre a forma com papel toalha. Não precisa colocar muitas camadas, apenas coloque o suficiente para não deixar brechas:
  2. Colocar a massa de bolo ou pão:
  3. Assar em forno comum, conforme a receita:
  4. Espere esfriar e desenforme normalmente.

A resposta é: sim!

O papel-alumínio, por sua vez, é produzido através do derretimento e reprocessamento de um sólido bloco de alumínio, prensado até que sua espessura chegue em 0,5 milímetros. Já o papel-manteiga é feito a partir da extração de madeira. Ele costuma ser confundido com o papel vegetal, que é muito utilizado em desenhos.

Aumenta o teor de metal nos alimentos
Logo, cozinhar usando esse papel prateado pode aumentar o teor do alumínio no organismo. A maior parte da ingestão do metal vem da comida e pelo uso de utensílios que apresentam o composto, mas, ao usar o papel alumínio, suas doses acabam sendo excedidas do que é recomendado.

O papel manteiga é aquele que apresenta uma superfície antiaderente, possui cor leitosa e conta com uma leve transparência. Enquanto o papel vegetal tem uma superfície mais lisa e sua transparência mais limpa.

Depois de untar eu polvilho farinha, fubá, cacau em pó, enfim qualquer ingrediente seco que não tenha açúcar. Usar pincel é muito prático, assim como muitas vezes usamos também o guardanapo de papel.

Além da toalha reutilizável, também é possível usar lenços de pano ou panos de prato antigos para substituir o papel toalha.

Existem algumas vantagens em usar o papel-toalha para forrar assadeira na hora de assar um bolo. Você não vai precisar untar com mais nada! Nem manteiga, nem óleo, nem farinha de trigo. Tudo que precisa são as folhas de papel-toalha.

É necessário pincelar um pouco de manteiga no fundo da forma para que, assim, o papel grude facilmente. Isso também ajuda muito na hora de desenformar. Mas é claro, se você não quiser ou não tiver manteiga em casa, não é obrigatório utilizar. O papel manteiga é um substituto muito prático da manteiga ou óleo.

Para as situações de emergência, mantenha uma caixa de lenços de papel ou uma embalagem pequena de lenços, caso queira que seja portátil. Esse é o melhor substituto para o papel higiênico, mas algumas pessoas não gostam de carregar lenços, o que não tem problema nenhum.

Anote aí quando o papel (seja guardanapo, papel higiênico, papel toalha e lenço) pode prejudicar em vez de ajudar. De grau ou de sol, não importa! O papel pode arranhar a lente e causar um prejuízo grande.

Além disso, é muito importante untar a forminha de alumínio. Para isso, você pode escolhe a manteiga ou óleo para tal.

Antes de assar ou gratinar os alimentos no forno, cubra o fundo com papel alumínio para evitar que possíveis respingos grudem no forno. Após esfriar, retire o papel, jogue-o fora. Apenas lembre-se de não utiliza-lo permanentemente para não estragar o forno.

Não, isso pode manchar a mesa ou entupir a saída de gás, prejudicando o desempenho da chama e a sua segurança. Evite choques elétricos.

Para evitar que ele grude, um truque é colá-lo no fundo da forma fazendo uso de um pincel com manteiga derretida. Se você for adepta a uma dieta que não usa produtos animais, substitua a manteiga por algum óleo vegetal.

Apesar de ser descartável, o papel manteiga é muito útil e apresenta inúmeras vantagens. Por exemplo, antes de assar bolos basta cortar um pedaço suficiente do papel que dê para cobrir o fundo da forma, dessa maneira, quando ele estiver pronto poderá ser desinformado muito mais facilmente.