O que pode ser usado no lugar do condicionador?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

É possível substituir o condicionador pela máscara de hidratação por um determinado período, se os seus cabelos estiverem muito danificados, para suprir a deficiência de nutrientes de forma mais rápida.

Mesmo que o produto não encoste no couro cabeludo, os riscos continuam altos, já que a cosmetologista revela que o condicionador tem o poder de se expandir no fio e chegar até lá, além de ficar em contato com pescoço e orelhas - áreas que também podem sofrer irritação.

Por isso, para manter a saúde das madeixas e evitar que elas fiquem ressecadas, é indispensável usar o condicionador a cada lavagem. Esse produto também faz com que o cabelo fique mais macio, brilhoso e fácil de desembaraçar. Além disso, o condicionador previne o surgimento de pontas duplas.

Alternativas de condicionadores naturais

  1. Vinagre de maçã O vinagre de maçã é um dos condicionadores que nossas avós já usavam para conseguir um cabelo brilhante e saudável. ...
  2. Cerveja. ...
  3. Óleo de coco. ...
  4. Gema de ovo e suco de limão. ...
  5. Óleo de jojoba.

Usando bicarbonato de sódio
A quantidade padrão para o cuidado do cabelo é uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para um copo de água. O cabelo crespo ou mais grosso pode precisar de um pouco mais de bicarbonato de sódio, enquanto o cabelo fino e liso pode precisar de menos.

Os dois produtos podem ser usados na mesma lavagem, sendo a ordem correta primeiro o shampoo, depois a máscara capilar e, por último, o condicionador. Mas, se o seu cabelo for mais fino e não estiver muito danificado, intercale o uso dos produtos a cada lavagem, uma vez a máscara e outra o condicionador.

Não existe um melhor do que o outro, apenas o que vai ser mais adequado para as suas madeixas em determinado momento, então vale a pena conversar com um cabeleireiro para entender melhor o tipo de cuidado de que sua fibra capilar precisa.

Usando ingredientes comuns. Misture meia xícara de iogurte natural, maionese e uma clara de ovo para fazer um condicionador rápido. Embora algumas pessoas rejeitem a ideia de usar um condimento como condicionador, a maionese é um produto excelente para conquistar cabelos saudáveis e brilhantes.

O shampoo limpa e retira as impurezas acumuladas, mas ele deve ser aplicado apenas da raiz do cabelo e bem enxaguado para não ressecar os fios. Depois, é a vez do condicionador, que hidrata, nutre e protege os fios, além de deixá-los mais macios e fáceis de pentear.

"Resíduos de shampoo podem causar descamação, coceira e oleosidade ao couro cabeludo. Esses detalhes são muito importantes para manter o cabelo bonito e saudável", contou a hairstylist.

Condicionador deve ser aplicado em dias alternados
E o mesmo vale para o shampoo, já que os componentes limpantes do produto podem causar ressecamento se forem usados diariamente.

Tratamento de óleo de coco
O óleo de coco é outro ingrediente usado em milhares de rotinas capilares, principalmente como um hidratante potente. Esse tratamento pode ser feito antes do banho para pessoas com o cabelo oleoso e hidrata os fios, facilitando na escovação.

Máscaras de tratamento tem componentes que devem ser enxaguados por completo. Como as máscaras de hidratação deixam o cabelo macio e ainda ajudam a modelar, usá-las na finalização quando o creme de pentear está em falta não parece uma opção muito errada.

Em regra sim, já que o último produto utilizado na lavagem deve ter o pH mais baixo.

'Efeito rebote' acontece quando a falta de hidratação provoca mais oleosidade. Na hora de tentar solucionar o problema da oleosidade, algumas mulheres podem acabar piorando a situação.

Você pode escolher máscaras de tratamento, condicionadores ricos em proteína e até óleos para fazer um pré poo caseiro. Se o produto tiver a promessa de hidratar e nutrir os fios, está valendo. As misturinhas podem ser feitas sempre que for lavar o cabelo.

O cabelo deve ser lavado, de preferência, em dias alternados ou a cada dois dias, para manter o couro cabeludo limpo e livre de caspa. No entanto, cabelos muito secos podem ser lavados apenas 1 ou 2 vezes por semana, enquanto fios oleosos ou de pessoas que transpiram muito devem ser higienizados com maior frequência.

Voltando ao detergente, o seu pH super alcalino acaba abrindo demais as cutículas capilares, o que prejudica muito os fios. O ressecamento excessivo provocado pelo detergente faz mal para os cabelos, principalmente os mais sensíveis ou tratados com química.

Assim, lavar o cabelo com sabonete faz mal por tornar o fio mais áspero, seco, opaco, embaraçado e quebradiço.