O que pode ser usado no lugar do azeite?

Perguntado por: abarbosa4 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Óleos saudáveis: alternativas ao azeite

  • No mercado existem diferentes óleos capazes de substituir o azeite de oliva. ...
  • Por Joana Liz (*)
  • Óleo de grainhas de uva. ...
  • Óleo de coco. ...
  • Óleo de sésamo. ...
  • Óleo de abacate. ...
  • Óleo de linhaça. ...
  • Óleo de amendoim.

É optar, por exemplo, pelos óleos vegetais para fritar a comida. Nesse caso, dê preferência às versões à base de soja, canola, milho e girassol. Eles contém vitamina E e a gordura presente é insaturada, considerada boa para o organismo.

O óleo vegetal (como óleo de semente de girassol, óleo de soja entre outros) é um dos óleos mais populares para fritar. É relativamente barato e tem um sabor neutro que não altera o sabor de seus alimentos. Ele também tem um alto ponto de cocção, o que significa que pode suportar temperaturas mais altas sem queimar.

Óleos vegetais: é possível substituir o óleo de soja por diversos tipos de óleos vegetais disponíveis no mercado, como: coco, abacate, amendoim e canola.

O óleo de coco é mais denso do que o azeite
Como o óleo é mais indicado para as divas que estão com os cabelos mais ressecados ou que têm os fios naturalmente mais secos, se não for o seu caso é melhor investir em outras alternativas. Além disso, o óleo de coco é um pouco mais denso do que o azeite.

Não use azeite de oliva para fazer frituras
O motivo - falso - é que as moléculas de gordura desse tipo de azeite seriam queimadas a uma temperatura inferior à dos demais e, por isso, ele produziria aldeídos e outros compostos químicos que poderiam ser tóxicos e dariam um sabor ácido para os alimentos.

Portanto, a recomendação é que o azeite seja utilizado em alimentos após o preparo, como em saladas, molhos e em finalizações. Em altas temperaturas, como para frituras, o óleo é mais resistente, mas, se requentado, também perde nutrientes.

É sempre bom lembrar que o consumo excessivo de alimentos fritos pode fazer mal à saúde. Mas, quando for fritar algum alimento não tenha dúvida em usar azeite. Com o embasamento em várias pesquisas científicas, diz-se: “Sim, podemos fritar com azeite de oliva”.

A margarina é indicada somente para refogar alimentos, pois ela apresenta um dos pontos de ebulição mais baixos de todas as gorduras citadas: de 120ºC a 150ºC. Além disso, ela deve ser utilizada no eventualmente, uma vez que é um alimento processado.

A banha de porco oferece nutrientes como as vitaminas do complexo B, C e D, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro. Inclusive, essa gordura perde apenas para o óleo de fígado de bacalhau quando se trata do teor de vitamina D, o que faz dela um excelente auxiliar para a absorção de cálcio pelo organismo.

Especialmente para quem quer mais saúde e qualidade de vida. Substituir manteiga por azeite garante mais saúde para você e sua família. Ao contrário da manteiga, o azeite de oliva tem baixo teor de gordura saturada. Além disso, é rico em antioxidantes.

5 opções para substituir o óleo de cozinha

  • Óleo de coco. O óleo de coco é considerado uma dos melhores óleos. ...
  • Manteiga ghee. Utilizar manteiga ghee, também conhecida como clarificada, para cozinhar é uma decisão positiva e saudável. ...
  • Azeite de oliva. ...
  • Óleo de abacate. ...
  • Óleo de amendoim.

Existe também a opção que foi feita exatamente para evitar usar óleo na hora de fritar, que é a fritadeira elétrica airfryer, que frita no vapor. Assim como no caso do micro-ondas, tudo o que você precisa fazer é colocar o alimento, ligar o aparelho e esperar ficar pronto.

A Manteiga é rica em nutrientes que podem se transformar em antioxidantes que combatem doenças. Além disso, contribui para os níveis de vitamina A no organismo, desempenhando um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico.