O que pode ser usado no lugar da pasta térmica?

Perguntado por: opeixoto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Principais candidatos a “substituir” pasta térmica

  • Pomada para assaduras. A pomada para assaduras possui uma textura parecida com a da pasta térmica. ...
  • Gelol. O gelol é uma pomada para dores musculares e possui uma textura muito suave. ...
  • Gel para cabelo. ...
  • Pasta de Dente. ...
  • Nutella. ...
  • Pasta térmica de silicone. ...
  • Pasta térmica de prata.

Colocar pouca pasta térmica não ajudará a dissipar o calor da forma correta, podendo existir imperfeições que atrapalhem no processo. Novamente, uma boa quantidade é o tamanho de um grão de ervilha, posicionada na parte central.

Qualquer uma serve, mas as à base de metal têm um rendimento melhor, quanto a troca não é aconselhável pois após a aplicação ela "cura" aí fica melhor, só troque se necessário.

As feitas com silicone e óxido de zinco costumam ser trocadas uma vez por ano. Já as pastas de prata na composição, podem ficar de 5 a 10 anos no computador sem problema nenhum, pelo contrário! Pois, não existe motivo para trocar a pasta térmica frequentemente.

Pasta térmica a base de prata: validade entre 8 e 10 anos. A maioria das pastas térmicas pode superar mais de um ano de uso intenso em seu computador sem serem substituídas, mas procure se atentar aos sinais de superaquecimento ou mal funcionamento da máquina.

Muita gente nem conhece a existência da pasta térmica para processador. Se você é uma dessas pessoas, é hora de entender que ela é de fundamental importância para manter o desempenho e até a integridade do principal componente da placa-mãe do PC.

A pasta térmica branca possui uma duração menor do que a cinza, mas devido ao custo reduzido você pode achar financeiramente interessante aumentar a frequência das trocas.

Há alguns tipos de pastas térmicas disponíveis no mercado.

  • Pasta térmica de silicone.
  • Pasta térmica de zinco.
  • Pasta térmica de prata.
  • Pastas térmicas caseiras.

O ideal é manter a temperatura abaixo de 50 graus Celsius, e alguns programas ajudam a manter o controle dessa temperatura. Outra coisa que pode queimar ou danificar o processador é o tal do overclocking, que é quando o usuário configura a CPU a ficar mais veloz do que o seu clock padrão.

Gerações mais antigas podem trabalhar plenamente em temperaturas entre 60ºC e 70ºC, mas acima disso, o desempenho poderá ficar prejudicado, assim como o usuário poderá lidar com o desligamento súbito como forma de se evitar danos físicos à CPU.

Aplicar pasta térmica e espalhar com o dedo não é recomendado. Além de ser rugoso, o dedo pode sujar e contaminar a pasta, prejudicando a eficácia.

10 anos

De maneira geral, um processador de um computador possui uma vida útil de cerca de 10 anos sem falhas. Isso significa que chips lançados há cerca de uma década ainda poderão ser usados para rodar grande parte dos sistemas operacionais e aplicativos da atualidade.

O recomendado é apenas usar uma pasta térmica, e pode ocorrer interferência de temperatura como falado acima.

Reaplique a gota da pasta. Não use álcool caseiro porque pode oxidar os metais. Poderia deixar a mesma pasta em casos específicos, como uma medida temporária, ou se a pasta tiver uma boa viscosidade e a pessoa entender o suficiente de refrigeração para saber que a "gambiarra" vai segurar, essas coisas.

Para pastas térmicas de silicone ou de óxido de zinco, uma pasta térmica de qualidade deve oferecer pelo menos 1,20 W/mK de condutividade. Nas versões de prata, porém, exija o mínimo de 3 W/mK.