O que pode ser urina amarela e com cheiro forte?

Perguntado por: amata . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Geralmente, quando a urina está muito amarela pode ser um indicativo de desidratação. Mas, em alguns casos, também pode ser um sintoma de quadros mais sérios, como infecção urinária, seja na bexiga (cistite) ou na uretra (uretrite), especialmente se estiver com um odor forte.

Urina de cor amarelo âmbar
Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.

A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.

Muita vontade de urinar
Assim, ocorre uma sensação de desidratação, que faz com que o paciente ingira mais líquidos. Isso cria um círculo vicioso. Nesse caso, a urina é muito límpida e clara, devido às altas quantidades de água que são ingeridas por dia.

Sinais que podem alertar para problemas nos rins

  1. Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
  2. Anemia. ...
  3. Dores nas costas. ...
  4. Cansaço excessivo. ...
  5. Edemas. ...
  6. Coceira na pele. ...
  7. Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
  8. Hipertensão.

Primeiramente, a forma mais comum de identificar o açúcar na urina é a partir da realização do exame de urina e se necessário, o de sangue para a detecção precisa do problema. A confirmação do diagnóstico do diabetes só pode ser obtida através da determinação quantitativa da glicose no sangue.

Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.

Sintomas de infecção urinária

  1. Necessidade urgente de urinar com frequência;
  2. Escassa eliminação de urina em cada micção;
  3. Ardor ao urinar;
  4. Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
  5. Febre;
  6. Sangue na urina nos casos mais graves.

Em nossos rins a bilirrubina é transformada em urobilinogênio. O urobilinogênio é a substância responsável por dar a cor amarelada ao nosso xixi. A cor normal do nosso xixi é amarela, mas às vezes podemos notar mudanças nos tons de amarelo, ou até mesmo mudanças de cores.

A secreção do corrimento vaginal amarelo pode ser normal, mas é importante ficar atenta ao mau cheiro, coceira, volume ou ardor ao urinar. É normal que as mulheres se preocupem com qualquer tipo de alteração que ocorra em seu corpo. O corrimento vaginal com alteração é um dos acontecimentos que mais geram dúvidas.

Um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes em um período de 24 horas, sendo considerado normal acordar no máximo uma vez durante o sono para ir ao banheiro. Se sua frequência urinária for muito maior que isso, talvez seja hora de investigar o que pode estar acontecendo.

Ter vontade de urinar muitas vezes pode ser uma situação completamente normal, principalmente se se tiver consumido muitos líquidos durante o dia. No entanto, a vontade frequente para urinar também pode indicar uma infecção urinária, incontinência e, até, diabetes, especialmente se for acompanhada de outros sintomas.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Um cheiro adocicado na urina muitas vezes funciona como pista importante no diagnóstico de diabetes. Para quem já tem diagnóstico desta doença, o cheiro doce pode indicar que o nível de açúcar no sangue não está sob controle, como deveria.

A urina adocicada sugere presença de níveis elevados de glicose na urina. Isso ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão muito elevados. Não tem relação com a metformina, porém sugere que provavelmente seu Diabetes não esteja adequadamente controlado. É necessário uma avaliação médica.

Acarbose (Precose) e Miglitol (Glyset) são os mais populares inibidores de alfa-glucosidade. Esses medicamentos auxiliam o organismo a diminuir os níveis de glicose no sangue através da quebra de amido presente nos pães, batatas, macarrão e no intestino. Eles também reduzem a degradação de alguns tipos de açúcares.

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

A infecção urinária não é contagiosa. A doença acontece devido à alguns problemas como, por exemplo, baixa frequência miccional, deslocamanto de bactérias do intestino para a bexiga, cálculos renais e quando não existe higiene íntima após as relações sexuais.

Banana não faz mal para quem tem gordura no fígado. Muito pelo contrário! A banana é uma ótima fonte de nutrientes e ajuda, inclusive, na perda de peso. Substituir pães e alimentos gordurosos por banana e outras frutas como maçã, banana e mamão é ótimo para o bom funcionamento do fígado e outros órgãos.