O que pode ser uma sensação estranha na cabeça?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Segundo o NINDS, é possível experimentar uma sensação estranha na cabeça e tontura devido a várias razões. A maioria das condições que causam estes sintomas não são graves e podem resultar de dores de cabeça tensionais, sinusite e infecções de ouvido ou pressão alta.

Parestesia é o termo médico usado para descrever a sensação de formigamento no corpo. No couro cabeludo, a parestesia pode ocorrer isoladamente ou junto a outros sintomas como ardência, coceira, caspa ou dor.

Pacientes com Ansiedade Generalizada (TAG) relatam com frequência uma "agonia" (gastura, esquentamento) na cabeça. Contudo, é importante descartar qualquer outro tipo de problema, e isto só é feito através de exames médicos adequados.

Ter um sentimento ruim faz parte das emoções naturais do ser humano. Por isso, é inevitável tê-lo no nosso dia a dia. Apesar disso, essas sensações ruins que surgem do nada nem sempre vão embora de forma fácil e podem até atrapalhar a qualidade de vida da pessoa que as sente.

Como aliviar a cefaleia tensional

  1. Aplicação de compressas frias na testa. Aplicar compressas umedecidas com água fria na testa ajuda a reduzir a dilatação dos vasos e a reduzir a inflamação, aliviando a dor de cabeça.
  2. Aplicação de calor no pescoço e nuca. ...
  3. Fazer uma massagem no couro cabeludo. ...
  4. Tomar remédios. ...
  5. Fisioterapia.

A parestesia é a sensação de picadas, formigamento ou dormência que acontece em partes do corpo, como o rosto, mãos ou pernas, sendo geralmente transitória e causada por ansiedade, estresse ou mesmo por dormir sobre um braço, por exemplo, nem sempre indicando um problema sério.

O formigamento na cabeça pode acontecer devido ao estresse, ansiedade, enxaqueca, sinusite, diabetes, esclerose múltipla ou lesões na cabeça, por exemplo. A sensação de formigamento na cabeça acontece devido à compressão em algum nervo ou falta de sangue para alguma região da cabeça, levando ao sintoma.

A neurite vestibular é a inflamação do nervo vestibular (porção do oitavo nervo craniano), que conecta o ouvido interno ao cérebro. Quando esse nervo fica inflamado, ele perturba a maneira como a informação normalmente seria interpretada pelo cérebro, causando sintomas que podem aparecer subitamente.

Assim, é possível estar atento e consultar ajuda médica assim que detectados os primeiros sinais.

  • Dor de cabeça intensa e com alarmes. A dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns do tumor cerebral. ...
  • Crises convulsivas ou epilepsia. ...
  • Perda de funções neurológicas. ...
  • Mudanças na personalidade. ...
  • Dificuldade de concentração.

Sim, pode estar relacionado à ansiedade. Se tens muita ansiedade, é recomendável tratar com psicoterapia. Mesmo assim, veja com um médico clínico geral para avaliar e entender seu quadro, até para te sentir seguro.

A Síndrome da Cabeça Explosiva é um distúrbio do sono do tipo parassonia sensorial, ou seja, uma experiência pouco comum que acontece enquanto uma pessoa dorme. Ela é caracterizada pela sensação de ouvir um barulho muito alto, similar a uma explosão, durante o ciclo vigília-sono.

5 sintomas de ansiedade

  • Tensão musculares. Você constantemente sente dores pelo corpo? ...
  • Insônia. Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. ...
  • Dores de barriga. Má digestão, diarreia e azia. ...
  • Tonturas repentinas. A cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. ...
  • Falta de ar.

O cérebro reage com uma descarga de adrenalina, e o corpo começa a produzir sintomas físicos. Quem nunca passou por uma crise de ansiedade antes pode até achar que está sofrendo um infarto, tamanha a intensidade desses sinais. Rapidamente, a sensação de mal-estar e angústia toma conta dos pensamentos.

Estímulo: pressione com os dedos médios, anulares e indicadores e segure por alguns segundos. Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.

Causas e fatores de risco
Infecções. Hipoglicemia. Baixa oxigenação. Estresse ou ansiedade elevados.

O medo é uma sensação gerada a partir de situações de perigo ou da preocupação de que algo aconteça de forma contrária ao que estava previsto. Ele pode causar o estresse, a ansiedade e sensações de “luta ou fuga” – luta para enfrentar essas situações e fuga para ficar bem longe delas.

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

A tontura também pode estar relacionada à ansiedade, problema que se agravou durante a pandemia do novo coronavírus. “Os problemas podem ser o mais diversos possíveis. Pode, por exemplo, ser um problema hormonal, metabólico, soltura dos cristais dentro do ouvido ou ansiedade, estresse, depressão”, esclarece Jeanne.

Crise de ansiedade é um estado psíquico onde o nosso corpo apresenta sintomas como por exemplo a sensação de angústia, nervosismo, taquicardia e até mesmo a sensação de falta de controle sobre determinada situação.